
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Vazou

Um áudio do vereador meio-careca do Cidadania peixeiro, Fabrício Marinho, deixou muita gente puteada. Fabrício é (?) da base, com cargos no governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Acontece que o áudio demonstra que Marinho estaria supostamente jogando para os dois lados.
Um pé em...
...cada canoa. Marinho lasca que achou uma baita sacanagem o que fizeram com a minha ex-musa BBB e ex-candidata a prefeita Anna Carolina. E acusou o Podemos de ter urdido pra derrubar a galega do seu intento.
Cancelar
O áudio vazado do Marinho revela que teria recebido um telefonema do vereador entisicado e presidente do PSL, Fernando Pegorini, falando pra que ele (Fabrício), cancelasse a convenção do Cidadania apoiando o Volnei. Qui coisa!
Ferveu
O agoniado pai da Anna Carolina, João Martins, endoidou de vez, e foi pra cima do presidente do Podemos, Nikolas Reis, que brincou que “pelo menos a gente se diverte”. João, sem nenhum esforço pra ir pra cima, debulhou que Nikolas era “lacaio” e passou de “menino de ouro pra moleque de recados do Paulinho Bornhausen”. Credo em cruz, Pai eterno!
Quem tem proposta
Falta pouco para a campanha eleitoral começar oficialmente. E lá do outro lado da vala, apenas quatro dos nove candidatos à prefa disponibilizaram seu plano de governo até agora. São eles Cirino Adolfo Cabral Neto, o Cirininho Malvadeza (Cidadania), Lino Bento (MDB), Professor Elvis (PRTB) e Liba Fronza (Democratas), segundo o TSE.
Promessas e mais promessas
Consultando os planos de governo dá pra ver quem se esforçou de verdade. Os documentos de Cirininho e Lino têm poucas páginas (20 e 16, respectivamente), e se concentram em promessas de campanha. O do professô Elvis já é mais esforçadinho, com 36 páginas, mas também é respaldado na lábia.
Tamanho é documento?
Enquanto isso, o candidato do Democratas, o Liba, parece ter feito o dever de casa. O plano de governo do empresário tem 65 páginas. Apesar de tamanho não ser necessariamente documento, neste caso parece ser.
Candidato CDF
Na papelada, consta uma penca de dados sobre Navega-City, desde evolução populacional, IDHM, PIB, matrículas nas escolas dengo-dengo, d IDEB, convênios com o governo Federal. Tem também as propostas, que são respostas para os indicadores apresentados no documento. Parece que Liba sabe o que fazer se ganhar em novembro.
Velha política
Segundo linguarudos, para mudar a cidade do outro lado do rio, primeiro tem que conhecer a realidade, com os dados em mãos, e não basear a campanha só no achismo e populismo, como fazem certos marajás da política dengo-dengo.
Não quer
O Democratas da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador tá em polvorosa. Tudo porque o presidente da sigla em Camboriú, vereador Marcio Roberto Muller, o Betinho do Carvão, não quer concorrer à reeleição. Seus pares já tentaram demover Betinho do seu desejo de estar fora do pleito deste ano.
Dois
Betinho do Carvão tem dito que tá desmotivado e pretende cuidar da saúde. O grande problema é que com Betinho no pedincho de voto, o DEM tem probabilidade de eleger duas cadeiras. O partido perde força, se não conseguir acender a chama do carvão, digo, do Betinho, pra cair na luta da reeleição. Oh, dor!
Atrapalhado
Quando escrevinho aqui que o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen tá atrapalhado na sua campanha de reeleição tem puxa que quase vai parar no ortopedista por se torcer de raiva. Mas, enquanto a oposição já registrou suas candidaturas, até o fechamento da coluna deste temente ao Altíssimo, apenas um partido da coligação do alcaide tinha emplacado seu registro no TRE.
Batendo cabeça
Isso demonstra a desorganização da campanha, talvez, por conta de egos, vaidades, muitos generais cinco estrelas e poucos soldados. Além, é claro, da falta de gente competente, que entende do riscado. Provavelmente o registro será feito em cima da hora, no sábado, faltando documentos, o que vai prejudicar na hora que precisar fazer material de campanha.
Detalhe
Será que sisqueceram que o saudoso ex-prefeito Edson Olegário, o Edinho Galo, não pode ser candidato à reeleição porque não votou no plebiscito do desarmamento? E, além de não votar, ainda não pagou a multa de R$ 3,50 que lhe possibilitaria concorrer? Tem a lenda de que o levaram a erro, mas daí é outra história. No caso do prefeito Elcio, parece ser incompetência. Bocudo, eu?!
De que lado?
O atual vice-prefeito da Mariscolândia, Lindomar Schirle Filho (PSD), usou seu feicebuque para choramingar da rasteira que levou do partido que é o chefão. Lindomar era pré-candidato a estofadinha cadeira do executivo marisqueiro, mas deu briga e o PSD da Santa & Bela Catarina decidiu lá em Floripa, que o partido ia ser vice na chapa do Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB).
Vai carcar
Com a indicação do vereador Silas Antonietti (PSD) para ser vice do Vandinho, Lindomar, puto da cara, anunciou que sairá do partido e em breve vai dizer qual candidato vai apoiar na terra do Beto Carrero.
Lapso
Pai Atanásio, que assistia atento a posse de Carlos Humberto como deputado estadual pelo partido Liberal, quase teve um troço quando Carlos, tomado pela empolgação, num sentimento único de gratidão ao eleitorado, acabou agradecendo também ao seu “esposo”, de forma equivocada e não demorou muito para a situação virar meme entre os internautas.
Espaço
O vídeo da posse de Carlos Humberto acabou viralizando, mas como diz pai Atanásio, falem bem ou falem mal, mas falem de mim. Carlos acabou ganhando um espaço ainda maior ao sair do armário, digo, ao cometer um ato falho, tomado pela emoção na tribuna pública.
Disputa
Pai Atanásio questionou este humilde escriba se o período de 60 dias em que Carlos vai passar na leleia, não poderá interferir de forma negativa na eleição, uma vez que o deputado tem que se dedicar integralmente na função, ainda mais em momento delicado politicamente, com dois pedidos de impeachment do governador tramitando na casa do povo catarina.
Renuncia
Atanásio, curioso que só, ainda questionou o pançudo escriba sobre o ato de renúncia como vice-prefeito, que ficou abafado, digo, em segundo plano. O espaço segue aberto aos interessados e até para que pai Atanásio possa buscar as respostas que tanto procura.
Absurdo
Um sinal de que a campanha anda mesmo bombando nos bastidores, na busca velada de votos, é a denúncia que esse colunista recebeu da Dubai sobre um candidato que estaria prometendo que o pop star ficaria só dois anos e depois disputaria vaga na câmara federal. Coisa de doido.
Eitcha
E, lasca, ainda, que os cargos de confiança do alcaide, ficariam disponíveis para o vice fazer as nomeações dos apoiadores da eleição deste cidadão. O denunciante garante que se as promessas continuarem vai publicar o nome do candidato.
Agostinho
O pré-candidato a vereador peixeiro, Agostinho Peruzzo (DEM), visitou a choupana do JC. Agostinho é oceanógrafo e Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental. Desde 1990 atua no setor da pesca profissional. Iniciou na indústria de enlatamento de atuns e sardinha, foi chefe de Frota Marítima, consultor Técnico Pesqueiro do Sindipi e instrutor para qualificação de marítimos e pescadores.
Experiência
Na prefa de Itajaí, foi diretor e secretário de Pesca. Agostinho tem experiência profissional de 30 anos, atuando na cadeia produtiva da pesca comercial, qualificação de marítimos e pescadores e no serviço público, tendo atuado neste último por mais de 20 anos. E se prontifica na continuar lutando pelas causas da pesca.
Perversidade
A deputada federal catarinense Caroline de Toni (PSL) entrou com uma projeto de lei na câmara federal, em Brasília, para tornar opcional o uso de máscara por parte do que ela chama de “pessoas saudáveis”.
Olha o nível...
A deputada bolsonarista, que deve ser bem burra, acha que gente saudável não precisa de máscara. A nobre parlamentar deve esquecer que o uso de máscara é justamente para pessoas saudáveis não contraírem o vírus e para. É pracabá essa ignorância!