
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Vecchi



Em visita ao pançudinho escriba, o pré-candidato a prefeito pelo PT, João Vecchi, fez questão de levar junto sua vice, a psicóloga Marcia Souza, única mulher a compor uma chapa majoritária, concorrendo à prefa de Itajaí.
Economia solidária
Marcia Souza é ativista da economia solidária e da luta pelos direitos humanos na city peixeira e ajudará Vecchi a pôr em prática as ideias para melhor cuidar dos itajaienses, especialmente diante da crise econômica e da pandemia do coronavírus, explicam.
Participativo
Vecchi foi vereador por dois mandatos ativos e participativos. Presidiu o legislativo, conseguindo economizar no orçamento da piramidal, devolvendo dindim à prefa, que foi aplicado em obras e projetos comunitários, especialmente do esporte.
Experiência
O candidato do Partido dos Trabalhadores afirma que sua campanha será assertiva, de apresentação de propostas e ideias para cuidar melhor dos itajaienses e para isso vai contar com a experiência de sua vice, da área da saúde (psicóloga). Ele atuou em projetos de geração de emprego, renda e economia solidária e promete colocar em prática projetos e experiências bem sucedidas de outras gestões de seu partido.
PSD em guerra
Tá dando o que falar a guerra interna no PSD de Penha, entre o presidente Lindomar Schulle e o vereador Silas Renato Antonietti. Os dois bateram chapa na convenção do partido, na última segunda-feira. Lindomar quer ser candidato a prefeito e Silas tem o sonho de ser vice do ex-prefeito Evandro dos Navegantes (PSDB) na eleição de novembro.
Empatou! E agora?
A briga entra os dois terminou empatada: 3 a 3. Segundo a regra federal, o desempate beneficia o mais velho, nesse caso, Lindomar. Mas o vereador Silas não aceitou bem o resultado, já que as más línguas dizem por aí que o Evandro já fez a cabeça do jovem parlamentar. Silas fez contar em ata o desacordo com o desempate e pediu para a direção estadual do PSD decidir.
Tavam na leleia
A definição deve sair nesta quarta-feira. As duas turmas, a do Silas e a do Lindomar, estiveram na assembleia Legislativa de Santa Catarina falando com deputados do PSD para tentar convencer cada caso.
Passando...
Lindomar alega que tem o estatuto do lado dele e vontade de representar o PSD como prefeito. Silas tá irredutível: os bocudos dizem que sempre sonhou em ser vice de Evandro e que o cavalo encilhado tá passando....
Morto e vivo
Ontem, postaram em grupo de zapzap que o ex-vereador e arquiteto Tito Arruda tinha morrido. Foi o que bastou pra dar um alvoroço na city peixeira. Entre lamentos e sorrisos (ninguém é unanimidade), descobriu-se com alívio que foi um engano e que o Tito tava pra lá de vivo e lampeiro, como sempre. Tito é um dos maiores entendedores da política peixeira.
Se entregou
O PSD da city peixeira decidiu apoiar a candidatura ao paço da city peixeira do PSDB e PSL. Na verdade, ninguém entendeu o posicionamento do presidente Omar Bernardino, o Baga, que entregou a sigla.
Apequenou
Tá certo que o PSD estava acéfalo, sem movimentação, apático, perdeu nomes fortes e a única vereadora da sigla, Célia Filha do Elói, zarpou para o MDB. Com Baga no comando o partido se apequenou tanto que nem candidatos a vereador terá. Oh, dor!
Sumiu
Os linguarudos de plantão questionam o que aconteceu com a liderança da ex-vereadora e ex-vice-prefeita, a dama de ferro, Eliane Rebello que está na sigla, mas deixou correr solto. O atual presidente que não sorri, o Baga, dia sim e outro também, fica lá em Cabeçudas, sem mais nem menos, observando a maré pra correr e pegar mariscos nas rochas...
Fechou
O PTB da capital do ultraleve fechou apoio ao pré-candidato a prefeito, coronel Paulo Sérgio Feres (PL), tendo como vice o pastor Márcio Martins Parisotto (PSC). Mais um apoio na campanha de Feres que busca estar no paço de Itapema em 2021.
Apoio
Os seguidores dos preceitos brizolistas da Dubai brasileira, em nota, firmaram apoio ao pré-candidato a prefeito, o pop star Fabrício Oliveira (Podemos), e ao vice, o homem sorriso, Carlos Humberto. O PDT acredita que o melhor para Balneário Camboriú é a recondução do atual governo. Leia a nota no Blog do JC – HYPERLINK “http://www.diarinho.com.br/blogdojc” www.diarinho.com.br/blogdojc
Entendesse?
O mago do Gravatá, especialista em fofoca política, gosta do tema e se acostumou ao estilo de fazer política em Navega-City. Confessa que anda meio xaropeado com tanta bobiça. Na verdade, declara o experimentado, a pré-campanha para as eleições neste ano o tem impressionado. O volume de conversa aumentou e a campanha ainda nem começou. Muita rede social, polêmicas e pouca consistência. Mas que vai continuar entisicando, isso ele vai!
O despejado
Os que gostam de entisicar lascam que o vice-prefeito Donizete (ex-PSB agora PSD) entra para a história de Navega-City como o primeiro, e único até aqui, vice-prefeito a ser despejado de seu gabinete.
Ainda sente a dor da traição...
Dizem os engenhosos que um dia a dor passa, mas a cicatriz vai ficar para sempre. Agora, Donizete, ao mesmo tempo em que está no governo, também é oposição. Mas, ainda assim, todo final de mês passa no caixa para receber a mesada, ops, remuneração pelos relevantes serviços prestados como vice-prefeito.
O iludido
Os brilhantes fofoqueiros do outro lado da vala caceteiam que o Donizete já está adaptado. Lá no longe, tenta esquecer o conforto da ilha da fantasia, ops, do seu gabinete e assessoria que, embora embaixo da escada, sem acesso a nenhuma decisão ou informação, era feliz e não sabia.
E como era
Donizete tinha tempo para contar piada e falar de futebol. Nenhum assunto mais denso. Vai voltar agora pelo PSD, o mesmo partido do Bob. Algumas nuvens negras a encobrir o seu futuro político.
Sentimento de vazio
Os perspicazes que rodam sem destino pelas bandas de Navega City se pronunciam que o Ademar Popeye, agora Patriotas, ficou um pouco sem identidade partidária depois que deixou o PSL e que a prioridade do Ademar Popeye é manter um penteado moderno. Dizem os linguarudos que deveria ter mais articulação e menos espelho.
Dividiu
Dizem que a opção por ser vice do Lino Bento (MDB) dividiu ainda mais o já pequeno grupo que o apoiava. Dizem que o Popeye entrou em uma bola dividida sem caneleiras. Deu um passo atrás, negando o discurso de renovação, patriotismo e independência. Na política, para se chegar a um destino é preciso compartilhar o caminho, e não andar na contramão.
Cantando de galo
Os linguarudos que peregrinam em Navegantes matraqueiam que o “xerife” Jonny Coelho lidera o PP, ao seu estilo. Que se considera “o cara”, a marca do partido. Mas os bocudos de plantão, sempre eles, acham defeito, lascam que o xerife não aprende coisas fundamentais, como a empatia.
Enxugar
E assim, Jonny vai ficar mais uma vez à margem do espetáculo, contemplando uma triste paisagem de inverno enquanto o sol vai brilhar para os seus concorrentes a uma vaga de vereador. Vai receber como presente uma caixa de lenços para enxugar as lágrimas. E que se não mudar a postura, será um eterno e melancólico suplente de alguma coisa.
Israel
O pré-candidato a vereador da city peixeira, Israel dos Santos, o Israel Bombeiro (PSC), visitou a choupana do socadinho escriba e, falou sobre suas propostas para chegar à piramidal casa do povo. Israel é sargento bombeiro e, cantor evangélico e, já trabalhou no Codetran e no Centro Integrado de Saúde (CIS) de Itajaí.
Relatório aprovado
Os membros da Comissão Especial do Impeachment sobre o reajuste dos procuradores do Estado aprovaram por unanimidade, ontem, o relatório que recomenda o acatamento da denúncia e autoriza a instauração de processo por crime de responsabilidade contra o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido).