
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Volnei e Marcelo!



Os atuais prefeito e vice-prefeito de Itajaí, barbudinho Volnei Morastoni e Marcelo Saldré, ops, Sodré, foram confirmados na tarde de sábado como pré-candidatos à reeleição. A convenção partidária ainda apresentou 123 pré-candidatos a vereador de sete partidos que oficialmente já compõem a coligação: MDB, PDT, Democratas, PL, Cidadania, PTB e PCdoB.
Primeira do Estado
A convenção, a primeira no formato drive-in de Santa Catarina, reuniu cerca de 400 veículos em uma grande área aberta aos fundos do Auto Posto Dubai, às margens da BR-101. Além dos partidos já coligados, participaram do encontro representantes do PSB e PSC, que ainda não oficializaram suas convenções, mas deverão estar agarradinhos com Volnei no processo eleitoral.
Cuidados especiais
Os organizadores do evento procuraram respeitar todas medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus. Cada automóvel passou por uma barreira sanitária, com verificação da temperatura de todos os ocupantes, além de higienização das mãos com álcool em gel. Foi obrigatório o uso de máscara.
Sonho de reeleição
Em seu discurso, o prefeito Volnei Morastoni disse que tem o sonho de ser reeleito ao lado de Sodré pra dar continuidade ao trabalho, concluindo ciclo de obras e realizações em várias áreas, comprometidos com uma política honesta pra servir o povão e o bem comum.
Pandemia
Volnei também fez questão de lembrar de todo o trabalho realizado até o momento em Itajaí, nestes quase seis meses de combate ao coronavírus. Garantiu que vai seguir fazendo de tudo pra ajudar as pessoas, se solidarizou com as famílias das vítimas da pandemia e pediu um minuto de silêncio em respeito a todos os que perderam suas vidas. Um belo e importante gesto!
Se importa
O pré-candidato a vice-prefeito Marcelo Sodré fez questão de ressaltar o amor de Volnei pela cidade, transformado em ações. Lembrou que, ao acompanhá-lo na linha de frente da pandemia, viu que o prefeito tem sido incansável, pedindo pra população se prevenir, estruturando a Saúde e buscando a ampliação de leitos de UTI pra salvar vidas. Sodré também pediu o voto de confiança pra darem continuidade ao trabalho.
Periquito Condenado
O partido Podemos, da Dubai brasileira, ajuizou representação contra o pré-candidato a prefeito de BC pelo MDB, o ex-prefeito Edson Piriquito, por propaganda eleitoral antecipada e obteve vitória na justiça, que condenou Pirica.
Multa
O juiz eleitoral Cláudio Barbosa Fontes Filho, da 103ª zona eleitoral de Balneário Camboriú, condenou o pré-candidato a prefeito do MDB, Edson Periquito, a pagar multa no valor de R$ 5 mil pela prática de propaganda eleitoral antecipada.
Voto
A bronca é porque Pirica pediu voto em uma publicação que fez no Facebook em maio passado, o que é expressamente proibido por lei fora do período eleitoral, que começa somente no dia 27 de setembro. Na sentença o juiz lasca que Pirica já tem bastante experiência em eleições para saber o que pode e o que não pode fazer em período eleitoral. Oh dor!
Quente
A disputa jurídica segue quente em BC, o Podemos muito atuante ao cumprimento das regras. Dias atrás derrubou perfis anônimos ligados ao ex prefeito Piriquito e agora novamente conquista essa vitória jurídica. Essa eleição promete.
Justiça eleitoral
A condenação do Periquito serviu pra mostrar que a justiça eleitoral não vai admitir que haja descumprimento às regras eleitorais no pleito que se aproxima, isso é ótimo, até porque o próprio Periquito havia alardeado que essa campanha seria cheia de fake news. E não é?
Carreata
Pai Atanásio disse que o prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Élcio Bisturi Kuhnen (MDB), queimou, digo, comemorou a independência com litros de gasolina da frota municipal, para não deixar a data passar em branco, digo, pra mostrar ao povo de Camboriú que a prefa está presente. Há quem diga que a carreata mais parecia do Dr. Élcio, do que da Independência. Que gente faladora!
Barbudão
Entre os seguidores dos preceitos brizolistas que foram sagrados na convenção do último sábado pra cair na disputa à uma cadeira na piramidal, tem o ex-vereador barbudão, Douglas Cristino (PDT), que estaria forte nas ruas, principalmente em Cordeiros. Hummmm...
Traidor?
O apoio do vice-prefeito e galã do feicebuque de Camboriú, Ramon Jacob (Podemos), pra candidatura da ex-prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB), anda pegando mal na terra da pedrada. Ramon anda pegando a pecha de traidor. Quando se elegeu com Elcio detonou Luzia, sem dó e nem piedade.
Perdido
Nos bastidores da política de Camboriú, Ramon tem sido chamado de traidor. Saiu candidato deputado federal sem a menor chance. Achou que iria sentar na cadeira de prefeito pelo processo de cassação, mas não. Montou um partido e no fim vai pra oposição junto de quem falava mal pra quem quisesse e não quisesse ouvir. Ficou feio.
Inclusão
A grande fala mundial em torno das diferenças tem ganhado espaço nas discussões sociais. A ex-capital do Jet Ski também se inclui nas temáticas de gênero. Inclusive na política. Onde cresce o número de representantes homo afetivos nas disputas eleitorais. Depois da bandeira azul, Piçarras levanta a bandeira do arco-íris.
Excomungado
Politiqueiros de Piçarras ainda não acreditam no buraco que enfiaram o vice-prefeito Flávio Tironi (PSD). A traição ao político não foi digerida por apoiadores. Tidos como bonzinhos, os filhos do empresário Acir da Silva seriam os responsáveis pela maior trairagem política da história da cidade.
Escorraçado
Tironi não apenas foi expulso das eleições. Mas chutado da política piçarrana. Após quase duas décadas de dedicação ao munícipio, o cabra teria levado um baita pé na bunda do atual prefeito, Leonel “Viajão” Martins, e seus parentes do posto de gasolina. Inclusive, fazendo de Flávio, o boi de piranha responsável pelo aumento do mais caro IPTU de SC, quiçá, do Brasil.
Moita
O Clayton de Souza Benites, popularmente conhecido como Moita, visitou a choupana, ontem cedo. Moita é pré-candidato a vereador pra piramidal casa do povo pelo Democratas. É sua primeira candidatura.
Preparado
O Moita, nas eleições 2020, diz que sente-se preparado para assumir o desafio em representar a população de Itajaí, a fim não só de fiscalizar, mas de ir em busca da captação de recursos públicos e privados para as melhorias nas áreas da educação, cultura, saúde, esporte e mais oportunidades aos microempreendedores da city peixeira.
Intimar
Nos bastidores da CPI da Piedade, ops, do transporte público da piramidal casa do povo, a coisa anda pegando fogo. Membros da CPI estão há pelo menos três semanas em tentativas para intimar o proprietário da Transpiedade, Rodrigo Corleto.
Onze
Depois de muito trabalho, finalmente, na última semana, conseguiram intimar Rodrigo para depor no dia 11 na CPI com entrega de documentos importantes para apuração de detalhes dos repasses do subsídio pago pela prefa peixeira à empresa Transpiedade.
Não quer
Acontece que a empresa, em ofício encaminhado à CPI, pede que o senhor Rodrigo Corleto não seja ouvido como testemunha e deixe de assinar o compromisso de dizer a verdade perante a comissão. Como se não bastasse, a empresa não quer entregar documentos que são imprescindíveis para auditoria interna da CPI.
Pediu pra sair
Esse cabo de guerra da não entrega dos documentos já rola desde o final de 2019, quando o então contabilista da prefa peixeira, também membro da comissão que avalia os subsídios pagos à empresa Transpiedade, pediu para sair da comissão.