
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Visita

O prefeito e pré-candidato à reeleição da Penha, Aquiles da Costa (MDB), acompanhado do pré-candidato a prefeito de Guaramirim, empresário Fernando Nilson da Silva, o Fernando da Santer (MDB), visitaram a choupana na manhã de ontem. Aquiles narrando seu desejo de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de mariscolândia.
Santer
Já o empresário do ramo da construção civil, Fernando da Santer, contou que é a sua primeira candidatura a cargo eletivo. Ele diz que Guaramirim precisa tomar um novo rumo e caminhar para o desenvolvimento, o que no seu entender não anda acontecendo com a atual administração da cidade.
Bicho pegando
Fernando fala que a coisa anda problemática em Guaramirim pros lados do prefeito Luís Antônio Chiodini (Progressistas) que enfrenta na casa do povo uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela abertura de uma rua com investimentos de mais de 120 mil reales de tubulação e maquinário da prefa, oriundo dos contribuintes.
De zoio
A CPI nasceu depois que o vereador Ernesto Friedemann (PL) ficou de cara ao saber que foi aberta a rua entre a 28 de agosto e a BR-280, bem ao ladinho de um supermercado. Ernesto coçou o cocuruto pra lá de desconfiado e resolveu fazer um pedido de informação pra desfazer o mistério da via. Não deu outra, a rua não pertence ao município. Ai, ai, ai qui dor!
Acabar com desmandos
Por essas e outras que o empresário Fernando Santer resolveu ser candidato a prefeito de Guaramirim. Diz que vai acabar com os desmandos e sacanagens da atual governo, trabalhando e zelando pelo patrimônio e recursos públicos, além de fomentar o desenvolvimento de Guaramirim.
Não é brincadeira
Durante a visita da pré-candidata à prefeita da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, a vereadora entisicada Jane Stefenn (PSL), contou que pensaram que ela estava de brincadeira e que o seu lançamento como pré-candidata a prefeita tinha o intuito de fortalecer uma reeleição ao legislativo.
Não desiste
“Ninguém me faz desistir, sou pré-candidata porque Camboriú precisa. Não pode retornar ao passado e nem patinar no presente. A cidade precisa avançar e, tenho projeto nesse sentido, no meu plano de governo”, acentua a galega.
Então
A galega revelou ainda que foi procurada pelo atual vice-prefeito e galã do feicebuque Ramon Jacob (PSD) para que fizesse uma composição de vice com ele na cabeça. E que, se ela (Jane) não aceitasse, ele (Ramon), entre outros, iriam apoiar a ex-prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB).
Afronta
A galega Jane ficou de cara com as falas de Ramon. Afinal, quando eleito junto ao prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), fez discursos dando com os dois pés no lombo da Luzia. E Jane ainda voltou a dizer que o vídeo que a ex-prefeita fez foi uma afronta à dona justa. Credo!
Chora junto
Agora, tanto Jane, Elcio e os demais pré-candidatos a prefeito de Camboriú, sabem que a loirosa ex-prefeita Luzia pra pedir voto é um trator. A muié abraça e chora junto se preciso. Não tem sol e nem chuva. Daí o medão de um enfrentamento nas urnas.
Na lida
O empresário Joãozinho Mattos, de Navega-city, continua rodando a Santa & Bela Catarina no intuito de em 2022 ser candidato a deputado estadual ou federal, costurando apoios e parcerias. Tá na lida do ditado de que ‘quem cedo madruga Deus ajuda’.
Não será
O vereador Fabrício Lazzari, o Fafá (Progressistas), Itapema, depois de dois mandatos no legislativo da capital do ultraleve, revela que não será candidato à reeleição em Itapema. Lazzari defende a oxigenação e que vai trabalhar na reeleição da prefeita bonitona.
Falando
Há quem diga que a pré-candidata à vereadora da city peixeira, Olga Zanella (Podemos), bateu um fio para o governador Carlos Moisés (PSL). E que nas ligações a mulher deu uns conselhos e puxões de orelha no mandatário-mor da Santa & Bela Catarina. Não sei se, neste momento, vale algum tipo de conselho...
Pela bola sete
A situação começa a ficar cada dia mais complicada para o governador bombeiro Carlos Moisés. O ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, o mesmo que determinou o afastamento do govenador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, por 180 dias, acatou pedido do ministério Público Federal e mandou abrir inquérito para investigar o chefe do executivo.
Suspeito
O governador é suspeito de ter participação do escândalo medonho dos respiradores, cujo negócio foi fechado no final de março com pagamento antecipado de R$ 33 milhões sem qualquer garantia. Os equipamentos nunca foram entregues, apesar de terem sido comprados com preços nas alturas.
Negócio da China
Para o ministro, pode ter havido uma eventual participação de Moisés. Já o MPF fala em relevante atuação do governador no caso. Além de saber do negócio “da China” e não se opor, ele teria mandado pagar os valores antecipadamente. Isso tudo, as investigações podem confirmar ou não. Quem dará a palavra final será a dona justa.