
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Coligações




As eleições estão se aproximando e as coligações começam a ser formadas em toda a região. Na city peixeira, muitos partidos já estão oficialmente agarradinhos e outros bem apalavrados pro pleito do dia 15 de novembro.
PSC
Do lado governista, muito tem se questionado se o PSC, comandado pelo presidente Fabio Rezes, o Fabinho, estará mesmo junto com o grupo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), pré-candidato à reeleição.
Compromissados
Fofoqueiros de plantão, que transitam pelos bastidores políticos da ala governista, garantem que tudo tá pra lá de certo e que Fabinho confirmou o compromisso político com o prefeito Volnei e também com o vice-prefeito e coordenador do conselho político, Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT).
PSB
A mesma situação, como a coluna já trouxe, foi reforçada com relação ao PSB do presidente Jorge Andrade, o Jorge Negão. Seguem todos agarrados, com sorrisos, palavras dadas e apertos de mão.
Seria surpresa
Os sabichões garantem que, se algo de diferente rolar, será uma grande surpresa, ainda mais com o barbudinho Volnei despontando com grande aceitação popular neste momento, em virtude das muitas obras na cidade e o trampo constante no combate à pandemia.
Apoio
A verdade é que Volnei tem tido seu trabalho reconhecido pelo povão e isso tem aparecido em várias pesquisas internas que os partidos estão fazendo. Há quem diga que, diante deste cenário, é melhor fortalecer o nome no pleito do que ir pra briga com o barbudinho. É esperar pra ver!
Flexibilização
Os números de mortes e internações, felizmente, estão caindo em nossa região. Isto tem feito com que alguns gestores pensem também na flexibilização responsável em vários setores da economia, até porque as pessoas também precisam sobreviver financeiramente.
Bom senso
Em Itajaí, o prefeito Volnei tem feito isso e agido com bom senso. Médico, o barbudinho tem tomado inúmeras medidas de enfrentamento ao coronavírus, mas sabe que as famílias também precisam sobreviver economicamente, já que essa pandemia ainda deve durar um bom tempo. O prefeito tem dado um voto de confiança aos setores.
À frente
Uma das pessoas que está capitaneando este processo na city peixeira é o secretário de Turismo, Evandro Neiva. Empresário, tem conversado bem com os diversos setores, buscando o entendimento e soluções com responsabilidade pra tentar evitar demissões e falências. Tudo respaldado pela equipe de saúde. Com números melhores, se flexibiliza. Números piores, aperta o cinto. Pra tentar não morrer de covid e nem de fome.
Esse é o caminho
Após quase seis meses de pandemia, acredito que este seja mesmo o melhor caminho, pois é preciso equilíbrio nas ações. Saúde e economia devem caminhar juntas, ser constantemente analisadas, pra que se preserve vidas e as condições de vida das pessoas.
Papos
Na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, a oposição parece estar fechando um grande grupo. Na semana passada, rolou reunião com a ex-prefeita loira Luzia Coppi (PSDB) e Jhon Lennon (Podemos) que desistiu da candidatura ao paço. O ex-vereador Canídia e o Montibeller (ambos PSD), o vice-prefeito Ramon Jacob (Podemos) e a Rose do projeto Latarte (PL).
Fechado
Quem participou da reunião da oposição assopra que estão fechados, com DEM e Solidariedade. Enquanto isso, o grupo atual de situação de apoio ao prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) está rachando porque o alcaide insiste em trazer o Montibeller que está em outra pra ser vice.
Desmoronando
Além desse perrengue nas hostes políticas, tem quem reclame que as obras estavam indo bem, mas, agora, tá tudo parado em Camboriú. Tem rua que começou e já está parada há mais de 30 dias, bufam os insatisfeitos.
Crescendo
Enquanto o governo do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen se perde, quem anda crescendo seriam as galegas Luzia e a vereadora e pré-candidata a prefeita, Jane Stefenn (PSL). Jane, aliás, depois que assistiu ao vídeo da Luzia comentando sobre a sua prisão, Gaeco, etc, gravou um vídeo, dizendo que considerava as falas da ex-prefeita uma afronta à dona justa. Oh, dor!
Derrapando
É evidente que o prefeito Elcio não sabe e tem dificuldade pra aglutinar. Quatro anos sem maioria na Câmara. Na última eleição do legislativo, que elegeu o Betinho do Carvão, invés de apoiar, deixou lançar a candidatura do Claudinei Laos (MDB) e passou vergonha com apenas cinco votos.
Se acha
O prefeito Elcio Bisturi acredita que ganha a eleição sozinho, apenas com seu nome. Acontece que depois de um mandato em que apareceu só no último ano, não é assim tão fácil. O maior erro do político e se achar.
Juliana
A pré-candidata a vereadora, Juliana Pavan, da Dubai brasileira, visitou a choupana ontem. Juliana conversou com o escriba sobre sua decisão de disputar uma cadeira ao legislativo, ressaltando que é preciso renovação etambém a participação da mulher na política e nos destinos da cidade.
Futuro
Juliana, questionada sobre sua fala de renovação, se tal seria uma crítica aos atuais vereadores, lasca que acredita que muitos dos que lá estão já deram sua contribuição à cidade. Falou, também, sobre o acompanhar da política, de ter nascido quando seu pai era vereador e o desenvolvimento na cidade na década de 90 quando foi Pavan prefeito, o que, acredita, lhe credencia a trabalhar pela cidade.
Dalmolin
O vereador Vanderlei Dalmolin (MDB), que é pré-candidato à reeleição na piramidal casa do povo, visitou o socadinho escriba, ontem. Dalmolin diz que pretende continuar seu trabalho no legislativo e defende a reeleição do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Duda
Esteve visitando a choupana o pré-candidato a vereador e presidente do Cidadania da Mariscolândia, Duda Bueno. De acordo com ele, o partido está unido em torno do projeto de reeleição do alcaide, Aquiles da Costa (MDB), onde a sigla pretende fazer no mínimo duas cadeiras na casa do povo papa marisco.
Queria
O vereador Otto Quintino, o pingo d’Ouro (Republicanos), anunciou sua pré-candidatura à reeleição na piramidal casa do povo. Em uma postagem no feicebuque, admitiu que queria estar na majoritária, mas que não podia ficar na espera da indecisão dos pré-candidatos a prefeito. Ou seja, não deu.
Crônica de uma morte anunciada?
O DIARINHO nosso de cada dia já alertou em matérias e manchetes um importante jogo que está sendo jogado: o edital de concessão de aeroportos do bloco sul, que inclui o nosso aeroporto de Navegantes.
Vamos se coçar!
A concessão era para ter rolado este ano, mas, devido a pandemia, ficou pro ano que vem. O problema é que está faltando organização e pressão política que traga ganho à região no processo do aeroporto.
Sem pista e sem terminal
Facisc e associações empresariais do Vale querem a revisão do edital que não obriga ao concessionário vencedor a construção de uma nova pista para aterrisagem de aviões de grande porte e nem novo terminal de cargas.
Inviabiliza
O que, no resumo, inviabiliza o aeroporto de Navegantes de se transformar num importante equipamento para a logística regional. Sem movimento importante nesse sentido, perderemos a oportunidade do terminal dar um baita salto.