
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Ivermectina

A city peixeira também vai implantar tratamento profilático ao coronavírus com o uso do medicamento ivermectina. A confirmação foi dada pelo prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Prevenção
A intenção, até mesmo em função do aumento de casos e mortes na região, é tentar atuar de forma preventiva e massiva em toda a city peixeira, pra minimizar ou atenuar as infecções causadas pelo coronavírus. Ainda não há confirmação científica da eficácia do medicamento, mas o antiparasitário tem apresentado bons resultados Brasil afora.
Bons exemplos
Volnei destacou que a iniciativa se baseou em estudos até mesmo internacionais e na experiência de algumas cidades do Brasil e exterior, além de instituições importantes como a Unimed e o hospital da Marinha do Brasil, que já utilizam a ivermectina no tratamento de pacientes.
Aqui também
O medicamento também apresentou resultados positivos no centro Ambulatorial de Triagem de Coronavírus da city peixeira, onde médicos já observaram significativa melhora em pacientes sintomáticos tratados com a medicação.
150 mil pessoas
A expectativa é tratar até 150 mil pessoas em Itajaí. A partir de hoje, equipes de saúde farão a entrega da ivermectina em estrutura montada no Centreventos, nos postos de saúde, UPAS e centro de Triagem do Coronavírus, no CIS.
Avaliação médica
Volnei deixou claro que ninguém é obrigado a tomar e que haverá uma avaliação médica pra pessoa que receber o medicamento. A ivermectina é contraindicada apenas pra pacientes hipersensíveis ou alérgicos ao medicamento, com meningite ou outras afecções do sistema nervoso central e por crianças com menos de 15 quilos ou menores de cinco anos.
Três doses
Pra quem quiser fazer o tratamento, a ivermectina em Itajaí será dada em três doses, uma a cada 15 dias, com o objetivo de manter o nível plasmático do medicamento no organismo da pessoa durante os próximos meses da pandemia.
Equipe alinhada
No dia de ontem, o prefeito Volnei se reuniu com médicos e equipes da saúde pra alinhar o atendimento ao povão a partir desta terça-feira. O tratamento será acompanhado por profissionais da Univali, que farão uma análise dos resultados obtidos com o uso do medicamento.
Frentes de trabalho
Volnei destacou a este socadinho escriba que esta é mais uma importante frente de trabalho. Primeiro, precisou estruturar bem a rede de saúde municipal, pra melhor atender o povão, e fortaleceu as medidas não farmacológicas, como higiene das mãos e objetos, uso de máscaras, distanciamento e isolamento social, que ainda são fundamentais.
Mais leitos de UTI
Ao mesmo tempo, batalhou por mais e mais leitos de UTI pra Itajaí, que iniciou apenas com 10 no hospital Marieta, mas hoje já tem 50 leitos exclusivos pra coronavírus na unidade e a expectativa é que outros 40 sejam instalados pelo estado, no complexo Madre Teresa.
Prevenção
Agora, assim como fez com a cânfora, que teve o objetivo de melhorar a imunidade das pessoas, Volnei vai fornecer a ivermectina à população como prevenção e combate ao vírus. Neste caso, o medicamento em questão tem demonstrado bons resultados práticos, apesar de nada comprovado cientificamente. Esperamos que ajude!
Em BC
O prefeito pop star, Fabrício Oliveira (Podemos), também vai usar a ivermectina, como tratamento preventivo pra combater o maledito coronavírus. No caso, interessante que os dois municípios apostam forte na prevenção. E isso é positivo.
Lobby?
Há quem diga que tem gente poderosa (a) fazendo lobby entre os conselheiros da Cidade da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, para que seja aprovado um loteamento com 255 lotes na cidade. E quem faz o suposto lobby diz que o empreendimento é bom e que o empresário já gastou cem mil. Hummmm...
Tem ou não tem?
O baita problema nessa situação toda é que o loteamento fica numa área de vegetação nativa, com lençol freático e que está no centro de Camboriú (ligação pelo Barranco) e no caminho de quem vai pra Dubai Maravilha. Fora o impacto de vizinhança que ninguém costuma ligar. O que levanta muitas zorelhas. E num é?
Cuidado
Tem efetivos e comissionados da piramidal casa do povo que têm alertado que o legislativo é uma estufa fechada e que os servidores correm risco de se contaminar a exemplo do vereador emplumado Robson Coelho (PSDB). E que é preciso atenção nesta situação de fechar a casa e todos trabalharem em home office e virtualmente.
Espalhando-se
Aliás, grande parte das casas legislativas tem apresentado contaminados, sejam parlamentares ou servidores, o que deve redobrar os cuidados, com trabalhos sendo tocados de casa e nossos heróis legislativos fazendo sessões virtuais.
Redução
O empresário e vice-presidente estadual do PL, Jorge Goetten, entrou com ação popular na dona justa Federal, na city peixeira, para que os deputados federais reduzam seus salários em 50%, enquanto durar a pandemia. E na dona Justa estadual pra que nossas amadas excelências excelentíssimas estaduais, também, baixem o valor em 50% até que o maledito coronavírus suma do mapa.
Chapa pura
Linguarudos de plantão alardeiam que no próximo dia 17 deste sagrado mês de julho, os abençoados do PSL peixeiro devem divulgar novidades e que podem sair em chapa pura rumo ao paço da vila Operária, tendo o entisicado vereador Fernando Pegorini de cabeça de chapa, e seu colega de parlamento, e o bonzinho Edson Lapa de vice. Hummmm...
Ciclone bomba...
Tem linguarudo de oposição que tá chamando a minha ex-musa bonitona, brabona e bocuda, Anna Carolina (PSDB), de Anna Ciclone Bomba, por que por onde passa destroça e desune a oposição. Pela mor de Deus, arreda, seus linguarudos infernais...
Candidata?
A ex-mulher do Joãozinho Mattos, Mariane Poleza Matos, tem sido cogitada pra ser pré-candidata à prefeita ou vice-prefeita do outro lado da vala, em Navega-City. Isso se o nome for bem aceito em pesquisas. Pode ser que a city dengo-dengo tenha a primeira candidata à prefeita ou vice da sua história.
Limpar tudo
A prefa da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, com três servidores testados positivos no paço municipal, fechou as portas e está promovendo a sanitização do ambiente pra expulsar o covid-19 do prédio. Talvez, seja um dos caminhos em prédios públicos, mandar limpar tudo, independente de casos confirmados ou não.
Tô na área
O Mago do Gravatá, que se auto intitula cientista político e fofoqueiro profissional, agora completamente adaptado ao mundo virtual, segue acompanhando todas as tendências e discutindo as mais variadas broncas políticas do outro lado da vala, em Navega-City.
O que dizer?
Várias picuinhas percorrem o debate político em Navega-City. Uma delas se assenta na percepção de que, dividida por ressentimentos e ódio alimentados ao longo de muitos anos, Navegantes segue politicamente desunida e isolada no contexto regional.
Segue a novela
Segundo um alcoviteiro, que circula lá pelos Machados, Navega segue um ciclo recorrente de crises, denúncias e instabilidade. E assim os desafios se tornam cada vez mais complexos de serem geridos, tanto em nível político como econômico. É uma dor...
Encrenca
Os partidos e pré-candidatos dengo-dengos não conseguem sair do passado. As agarrações, ops, coligações possíveis, devem, mais uma vez, tentar harmonizar perspectivas distintas e criar uma situação confortável para os candidatos, não para o povo.
Tasca na CPI
A bendita CPI dos Respiradores prossegue na leleia com seus trabalhos nesta friorenta e chuvosa terça-feira, a partir as 17 horas, quando deverá prestar depoimento o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca. Outra testemunha a ser ouvida é o chefe de gabinete da secretaria do estado da Saúde, tenente Coronel Bombeiro, Vanderlei Vanderlino Vidal.
Conversas de zapzap
A oitiva do secretário de Administração foi requerida pelo relator da CPI, deputado entisicado Ivan Naatz (PL), e a justificativa tem por base um grupo de conversas em zapzap chamado ‘Covid-19 compras’ em que Tasca participa dando dicas e informações sobre as aquisições. As falações foram disponibilizadas aos membros da CPI e, deve dar pano pra manga. Oh, dor!