
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Oi, sumido...

A última aparição foi numa entrevista com o homem pássaro, o ex-prefeito Edson Periquito (MDB) e depois sumiu-se, evaporou-se o pré-candidato a prefeito na Dubai Brasileira, o comandante Evaldo Hoffmann. Há quem diga que Evaldo quer ser candidato, mas seu desempenho em pesquisas internas é pífio.
Patriotas
O partido do número 51 (hummm, boa ideia), o Patriotas, abraçou de vez o governo do pop star, Fabrício Oliveira (Podemos), tanto que seu presidente, Ken Ichi Becherer, o Professor Ken, recebeu uma boquinha, ops, uma vaga na JARI, aquela comissão de multas de trânsito que ganha um cascalho e não faz muita coisa.
Covid-19
A secretária de Inclusão Social da Dubai Maravilha e, uma de minhas musas, a pink Christina Barrichello, testou positivo para o maledito coronavírus, como este humilde articulista postou no Blog do JC ontem. Christina faz parte, ou gostaria de fazer parte, do Aliança Brasil, partido do presidente Jair Bolsonaro que fracassou na tentativa de existir...
Quieta
Desde o começo da pandemia a ex-vereadora Christina não fala uma palavra sobre Bolsonaro, que sempre minimizou e pouca importância deu ao coronavírus. Há quem diga que lutando no front, Christina sabe que a coisa é perigosa e que o presidente deu as costas pro povão. A coluna deseja melhoras à secretária, para que se restabeleça e volte logo.
Castanheira
Está de volta desde segunda-feira e no front da segurança da city, o policial paranaense Castanheira. Ele promete intensificar a caça aos mequetrefes que se aproveitam da pandemia para assaltar e fazer o crime valer na Dubai Maravilha.
Mais fácil
Castanheira disse em entrevista à mídia, que agora será mais fácil a ação conjunta com a PM, pois na sua época, ele e o ex-comandante Evaldo Hoffmann tinham uma relação quente, pra não dizer explosiva.
Deu ruim
Dizem os linguarudos de plantão que não deram resultado as manobras de palacianos para esconder o parentesco do vice-prefeito com o mais novo indicado político da prefa. Nos grupos de zapzap bombaram esta semana a nomeação de Márcio Lopes da Silva como chefe de gabinete do vice-prefeito e chefão do PDT, Marcelo Saldré, ops, Sodré.
Cunhado
A polêmica se deu porque Márcio é companheiro da irmã do vice-prefeito e a nomeação, portanto, seria um caso escancarado de nepotismo. Numa cidade como Itajaí, que o povo se conhece, esse tipo de coisa não passa despercebida. Resta saber se o MP vai investigar e botar na cola do vice. Bem dizia o ditado que se CUnhado fosse bom, não começaria com essa sílaba...
Via alternativa
Tomou corpo esta semana no PL de Penha a candidatura de uma via alternativa, que na Mariscolândia tão chamando de terceira via. A ideia é lançar candidatura a prefeito sem o apoio do ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) e sem o apoio do atual, Aquiles da Costa (MDB).
Dois pré-candidatos
O Partido Liberal da mariscolândia tem dois vereadores na casa do povo: o pomposo Isac da Costa e o eterno rei do Beto Carrero, o Italiano Dal Posso. Os dois são pré-candidatos a prefeito da sigla.
Curso para vereadores
O PL está tão decidido na empreitada que, no último final de semana, a agremiação promoveu um curso de marketing político digital para os 17 pré-candidatos a vereador e vereadora. A ideia é garantir que o grupo esteja ainda mais unido no propósito da candidatura à majoritária.
Só pensam em ganhar
O PL, segundo dizem as más línguas, não quer compor com Evandro e Cia por causa do histórico de problemas do ex-prefeito na justiça; em 2018, Evandro foi preso em uma operação que apura desvios de verbas da saúde. E, Aquiles, segundo a tchurma, está enrolado em diversas investigações no MP e até o momento não conseguiu honrar nem 20% das promessas da campanha de 2016.
Tás brincando?!
Na semana passada, a coluna comentou que o Codetran tinha pintado uma faixa de pedestre na zona rural de Itajaí que levava o nada ao lugar nenhum. Agora, na avenida Marcos Konder, em pleno centro da cidade, pintaram uma faixa, onde o cidadão tem que atravessar a via, passando por cima do canteiro gramado. Me abana!
Pra Cambu
A partir de recursos extraordinários do deputado federal Fábio Schiochet (PSL), a pedido da vereadora galega Jane Stefenn (PSL), Camboríu receberá R$ 500 mil para o enfrentamento da pandemia. A confirmação do repasse foi feita na última sexta-feira em ofício encaminhado ao prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB).
Falou para o alcaide
O dindim poderá ser investido em aquisição de equipamentos, compra de medicamentos e insumos, contratação de serviços de saúde e divulgação de informações ao povão. Além disso, os recursos também poderão financiar serviços de saúde na Atenção Básica e de média e alta complexidade. A vereadora bateu um fio ao prefeito Elcio, na sexta-feira, contando a novidade.
Tudim
O vereador Alessandro Arno Mafra, o Xando (PL) da capital do mergulho e da Taxa de Permanência e Agonia, digo, Taxa de Preservação Ambiental, teve pedido de informações endereçado ao prefeito Paulinho Bagual, ops, Dalago (DEM), rejeitado pelos seus pares na casa do povo de Bombinhas, no início da semana.
CPI
Ontem, Xando mandou um oficio para o alcaide com o mesmo pedido. E reafirmou que precisa das informações e que vai abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pra investigar a TPA e a aplicação de recursos, lembrando que o próprio Tribunal de Contas do Estado apontou uma série de irregularidades.
Brecado
Xando queria saber tudinho e mais um pouco sobre a cobrança, com detalhes de relatórios desde arrecadação, notificações e até dos protestos de quem ficou pendurado devendo a taxa. Mas seus colegas de parlamento rejeitaram o requerimento de Xando pedinchando as informações.
Avançando
O positivo é que a proposta de Emenda à Constituição (PEC) do estado que prevê a proibição da cobrança dos chamados pedágios urbanos na Santa & Bela Catarina, ou que limitam o tráfego de pessoas ou de bens por meio de tributos ou taxas, tá avançando na leleia.
Acabar
Bombinhas e Governador Celso Ramos praticam essas benditas Taxas de Preservação Ambiental (TPAs) e a emenda visa acabar com essa palhaçada praticada nos dois munícipios e que assanham outros gestores em cobrar quem chega nas cidades. Vamos ver no plenário como vão se comportar as excelências excelentíssimas estaduais da leleia.
Contato
Entre em contato com o socadinho escriba, através do (47) 98842-9084 (zapzap) e acompanhe as redes sociais: JC DIARINHO (Instagram e Facebook).