
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Apelo

O prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), no seu jeito agregador de ser tem reiterado apelos ao governo do estado na pessoa do governador Carlos Moisés para que os compromissos firmados com a ampliação da rede de leitos de UTI do Marieta sejam cumpridos.
Republicano
A postura de VM tem sido republicana desde o início da pandemia. Todas as vezes que o governo do estado precisou da prefa de Itajaí foi prontamente atendido. Quando solicitou o centro de eventos, por exemplo, para que o governo do estado instalasse o polêmico hospital de campanha, bem como a complementação de leitos clínicos e mais recursos ao Marieta que é responsabilidade do estado.
Dever de casa
Todos reconhecem com louvor que o dever de casa vem sendo feito pelo prefeito da city peixeira. Volnei não se meteu em divididas, não arrumou encrenca política e nem disputas. Vem dirigindo a cidade com a saúde da população em primeiro lugar, ignorando as provocações e desmandos, inclusive de parte da oposição local.
E agora?
É sabido que o governador do estado agora conta com dois vereadores na cidade, o entisicado Fernando Pegorini e o bonzinho Edson Lapa, que fazem boca de siri com toda essa situação. Além disso, a minha ex-musa BBB Anna Carolina (PSDB) que bateu no peito dizendo que quem quisesse falar com o governador era só usá-la como intermediária, agora foge do debate e não soma nada, sobrando pro prefeito barbudinho se virar nos trinta.
Líder?
Diante de um mar de polêmicas o governador Moisés está encontrando dificuldades, inclusive para se manter no cargo, quem dirá resolver o problema das cidades no campo hospitalar. A situação está ficando preta e nessa hora que veremos a diferença entre líderes e moleques. Será?
Promessas
Segundo palacianos de plantão, para esta semana foram prometidos mais 20 respiradores para o Hospital Marieta, mas agora o problema está em encontrar um tal monitor que é indispensável para a montagem dos mesmos. VM tem tentado ajudar a encontrar os tais monitores para que esses leitos sejam montados com a máxima urgência.
Não pecou
Quando vazou um vídeo de reunião de colegiado aonde o prefeito barbudinho criticava a inconsequência de quem por pura birra política achava demais ampliar leitos além dos já prometidos ao Marieta, Volnei sabia do que estava falando. Agora beiramos o colapso e ninguém quer ficar com a conta não é mesmo? Oremos!
Saída
Conforme esse colunista adiantou no seu blog ontem, aconteceu a troca do secretário de Planejamento da Dubai Maravilha, retornando ao cargo o galego Rubens Spernau, função essa que já ocupou no governo do pop star. Volta agora para finalizar as obras em execução, dentre elas o elevado da Quarta avenida e a avenida Panorâmica, além de tentar iniciar o tão falado alargamento.
Saiu porque?
A saída do ex-secretário Vladimir chamou atenção dos linguarudos de plantão, tudo por conta de um embargo a um prédio do ex-secretário Auri Pavoni, que conforme o jornal mais lido do sul do mundo noticiou, estaria construindo 15 andares a mais do que o alvará permite. Oh, dor!
Coincidência...
Nos corredores do segundo andar dos altos da Dinamarca, os servidores efetivos estranharam que Auri Pavoni, mesmo já tendo advogados constituídos, resolveu contratar os mesmos advogados do prefeito pop star, talvez acreditando que seriam olhados com outros zoios, mas esse socadinho não crê que isso ocorra, até porque quem emite o parecer é uma equipe técnica de efetivos, imune à politicagem. Ai qui dor!
Smykalla
O estudioso, pesquisador, resgatador e preservador da arte e cultura de Itajaí, Carlos Guerios, tem o primeiro quadro pintado pelo artista plástico Walter Smykalla, aos 14 anos (1954), mas assinado em 1987. É o único retrato conhecido do mestre, pintado em 2013. Smykalla é bisneto de Fritz Muller por parte de mãe. Bizolhe as telas no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc.
Herança
Como pai Atanásio já havia previsto durante o final de semana, a situação não poderia ficar pior no governo da Santa & Bela e Atordoada Catarina. Amanheceu, ontem, com a notícia de mais uma baixa, digo, pedido de afastamento do governo do Estado, do secretário do Desenvolvimento Econômico, Lucas Esmeraldino. Teve até pedido de reconhecimento de paternidade, junto aos de impeachment. O governador Carlos Moisés já pode até pedir música ao Fantástico, com mais de três denúncias no mesmo jogo, digo, mês.
Desligado
O dublê de suplente de vereador, digo, senador, fez um duplo anuncio ao informar ainda neste domingo, que estava se desligando dos quadros do PSL, seguido da informação de que Esmeraldino também estaria abandonando o barco, digo, deixando o governo.
Bomba
Denúncia do deputado Jessé Lopes (PSL) de que o governador Moisés, além dos seis pedidos de impeachment, agora também enfrentaria um exame de DNA, para provar a paternidade de um filho de uma secretária da Casa Civil... Jessé largou insinuações no Twitter, mas depois apagou o post.