
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Documento

Ao ser apresentado durante a reunião da CPI dos respiradores, documento com a assinatura do governador-bombeiro Carlos Moisés (PSL), em um orçamento da empresa Intelbras, onde os ventiladores pulmonares custavam cerca de 70 mil reais cada, a coisa ficou ainda mais feia para o governo.
Triste
O governo preferiu comprar os aparelhos de uma empresa de fundo de quintal do Rio de Janeiro, por mais do que o dobro do preço. Com isso o governador acabou sendo arrolado como supostamente envolvido na compra superfaturada dos respiradores fantasmas. Um descalabro pra quem seria a ‘novidade’, o novo da ‘política’ e o governador que quer distância dos ‘políticos de carreira’.
Explodindo
O suposto envolvimento do governador pode levar o processo para Suprema Corte de Justiça e esquentar ainda mais a cena política catarinense, que nos últimos dias está em chamas com acusações de todos os lados.
Cabide em São Chico
E, agora, também chegando até o presidente do PSL na Santa & Bela, deputado Federal, Fábio Chiclete, digo, Schioquet, que já andava sumido. Agora parece que foi atingido em cheio com as denúncias de cargos e benefícios no porto de São Francisco, onde o deputado teria colocado sua estagiária na diretoria de comunicação, sem formação ou conhecimento qualquer na área.
Medida
Pra adoçar ainda mais o final de semana, o ministério Público da Dubai Maravilha carcou multa de cem mil reais no secretário de Saúde do Estado, por não ter informado em tempo, sobre os questionamentos, mas só o número de leitos de UTI que o Estado disponibilizou na city praiana.
Engodo
Em Itajaí, o Marieta estava com apenas uma vaga de UTI, enquanto o hospital superfaturado de campanha, não passou de mero ato político e de corrupção. Desde o princípio, ficou evidente que essa história do hospital de campanha que o governo Moisés prometia era um êngodo.
Propaganda
Fomos enganados, alguém deve pagar por isso e acredito que o governador Carlos Moisés já não tem mais forças e nem condições de se manter frente ao cargo, com tudo que foi mostrado até o momento.
Veneno
O deputado Fábio Chiclete, digo, Schioquet, presidente do PSL, também deve estar no zoio do furacão essa semana e experimentar um pouco do mesmo veneno que serviu aos deputados estaduais que foram suspensos da sigla na semana que passou. Oh dor!
Relembrar é viver
Balançou as redes sociais mais um vídeo que o vereador atucanado Robison Coelho postou mostrando uma das promessas feitas durante a campanha de 2016 pelo prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Estacionamento
No vídeo, que traz parte do debate realizado no último pleito da TVBE, Volnei promete reverter todos os recursos do estacionamento rotativo às entidades sociais do município. Já o vereador, líder da oposição na piramidal, lembra que isso nunca foi implantado na city peixeira. Uma pena, visto que as entidades estão à mingua.
É pau
Independente de rixa política, o fato é que o contrato com a empresa que controla o estacionamento rotativo de Itajaí venceu e a prefa ainda não concluiu o estudo para a nova licitação. Ainda bem que venceu. Demorou...
Defensor
Há quem torça o nariz, mas o estacionamento rotativo, principalmente no centro da city peixeira, é importante pro comércio e pra quem precisa parar a sua caranga naquela região. Sou um dos defensores.
Sonho
E se a renda ficasse no município, com as entidades locais, seria um baita sonho. E o alcaide tem essa oportunidade porque mostrou visão no tempo da eleição. Lógico que com essa vergonhosa licitação feita no passado, só quando terminasse para poder alterar. Podem usar os valores, também, para questão do trânsito, a melhoria viária, como a implantação de ciclovias.
Aos montes
Já escutei de leitores que andaram comprando zicas nesse período de pandemia que os lojistas estavam com a boca esgarçada, declarando que nunca venderam tanto. Ou seja, incrementar ciclovias na city peixeira vai ajudar e muito na mobilidade urbana, com menos carros nas ruas.
Mudar
Essa licitação realizada pelo governo anterior há alguns anos, foi vencida pela Estapar que toca o estacionamento rotativo. E foi de uma infelicidade sem tamanho. O município fica com muito pouco do que é arrecadado pelas carangas que param nas vias. Já a empresa enche os bolsos. Tem que mudar.
Remar junto
Só pra ilustrar: quando se coloca algo sobre o prefeito cabeça lustrada, Emílio Vieira (PP), os malacabados de Navega-City dizem que em uma bateira, diferente de sofisticados iates, capitão tem que remar junto, se ficar sozinho, pode não resistir a tempestades. Arreda, cambada!!!!
Decisões impulsivas
O manda-chuva parece que não desenvolveu capacidades básicas como autocontrole e a empatia. É o governo da emoção. A falta de autocontrole tem levado a situações como a que desalojou o vice Donizete e todo o seu gabinete, praticamente o expulsando-o do paço.
A voz do coração
Dizem os linguarudos, que a volta do Emilio para o PP teve um certo instinto de sobrevivência política. Mas, na verdade, leva consigo a melancolia, a galhofa e os descalabros da política municipal que marcaram o seu mandato.
Vai acelerar
O Liba (DEM), na última semana, deixou a presidência da ACIN, e assumiu de vez o papel de pré-candidato. Procura inventar maneiras de dizer que está chegando. Às vezes, divaga, filosofa, para dizer que quer reunir um grupo forte para uma grande pescaria e não apenas ficar em terra, isolado, só preparando o pirão.
Faltando afeto
O vice Donizete, o sem gabinete, espera encontrar no PL, para onde migrou, o seu renascimento político. Ao que tudo indica, estará ao lado do Bob (PSD) e sua turma. Onde espera preencher o vazio existencial provocado pelo isolamento que lhe impôs o Emilio. Vai tentar manter um discurso coerente com o novo (ou jurássico?) ambiente político que se forma em Navega city.
Novos líderes
Algumas siglas políticas em Navega-City estão sendo desafiadas a se reinventar. O PSDB e o PSB, que elegeram prefeito e vice no último pleito, tendem ao isolamento. Têm agora pouco tempo e muita rejeição para se enquadrar na próxima eleição.
Nem te ligo
Nem os caciques estaduais do PSB e PSDB têm se importado. As máscaras caíram, serão cada vez mais cobrados como consequência de uma liderança frouxa no comando de Navega Beach.
Saudades
Por teoria, conveniência, interesse e tradição, o Debinha Malvadeza, embora ainda MDB, na prática, vai apoiar o Bob. Talvez enxergue aqui uma forma de retaliação ao Lino e ao mesmo tempo de apoio ao Cirininho. Pode passar pela cabeça do ex-mandachuva a perspectiva de perenizar à família Cabral no comando da city. Espera desempenhar um papel de guru estratégico. Ai que dor.
Nova onda
Popeye, agora Aliança, surfou na onda do PSL quando candidato à leleia, no último pleito, e acha que isso o habilitou a concorrer à cadeira estofadinha na margem do rio Itajaí-Açu. Zarpou da legenda antes da crise estadual que o partido enfrenta.
Me quebrei
Agora, a sigla em Navega-City é coordenada pelo Ademir Foguinho, um cara maneiro, que vai precisar “alisar o mar”. Foguinho, que esperava surfar um tubo vê agora a onda quebrando na sua cabeça. Dizem os que querem colocar pilha que vai precisar ser casca grossa, remar forte para não tomar um caldo.
Quase acaba
A vereadora da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Jane Stefenn (PSL), teve aprovado projeto com o apoio da ampla maioria dos seus pares. Ela quase acaba com o tradicional encontro dos Gideões em Camboriú. Em sua defesa Jane enfatiza que o comércio temporário não é proibido, mas que a proposta estabelece limites para a comercialização de produtos”.
Num gosta
Os linguarudos de plantão lascam que Jane tá dando um tiro no pé e que nunca gostou do Gideões. Tanto que no ano passado fez um movimento para evitar que a prefa cedesse qualquer tipo de estrutura para colaborar com o evento que reúne a crentalhada do Brasil e desse mundão de meu Deus.