
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sessão vergonha

Ainda repercute nos bastidores da política a sessão vergonhosa na piramidal casa do povo que livrou da cassação o vereador papa-ano, ops, teacher, Acácio da Rocha (DEM). A votação que salvou o pescoço de Acácio causou indignação generalizada por toda a city peixeira e ainda promete render alguns capítulos.
Má condução
Sabichões do direito criticam a postura do presidente em exercício do legislativo Itajaiense, vereador Murilo Pereira (PL). Os sabichões afirmam que o presidente em exercício não disfarçou a vontade de ajudar a defesa do vereador Acácio. A dúvida é se o fez porque não entende nadicadenada do regimento do legislativo ou se a intenção era mesmo facilitar a vida do quase cassado.
Tentou
O entisicado vereador pesselista, Fernando Pegorini, tentou por três oportunidades explicar a natureza do parágrafo 1º do art. 74 do regimento que afirma que “os vereadores podem solicitar qualquer peça para ser feita leitura”. Pegorini afirmou e reafirmou que para que fosse lido pela mesa e não pelo advogado do autor para que fossem tratadas com isonomia as regras de defesa e acusação.
Correto
Os sabichões afirmam que o posicionamento de Pegorini está correto, pois esse dispositivo foi criado justamente para que as excelências excelentíssimas, em plena sessão que por ventura tivessem dúvidas com relação a uma peça ou parte do processo, para que fosse lido “pela mesa”.
Nulidade
Lido, em plenário, para que todos tivessem conhecimento, mas não para autorizar o próprio advogado do acusado a utilizar o dispositivo e para praticamente estender a defesa por mais 30 minutos, o que pode, sem sombra de dúvidas, ocasionar a nulidade da sessão.
Esvaziamento
O esvaziamento do plenário como estratégia covarde para não ter quórum para votação e cassação do Teacher, vereador Acácio da Rocha, ficou latente. Engraçado que Paulinho Amândio e Eduardo Kimassa, ambos do PDT, ficaram doentes um dia antes da sessão. Hummmm...
Coisa feiosa
Feio ficou pro PDT que nas duas últimas eleições trabalhou fortemente para colocar conselheiros tutelares para cuidar dos nossos pequerruchos, porém orienta sua bancada a ajudar um vereador que anda totalmente contra as regras do estatuto da Criança e do adolescente. Coerência não é o forte dos polítcos né?
Vergonheira
Teve coisas do arco da velha. O vereador Marcelo Werner (PSC) pediu para sair da sessão porque precisava se recolher porque sua religião não permitia trabalhar sexta-feira à noite e sábado... Então que deixe de ser vereador e vire pastor. Se prefere sua religião à vida pública, que dê vez a quem quer trabalhar. E que fique claro que não estou desrespeitando a religião do edil, apenan lembrando quue a República não pode ter religião.
Num pode
Os bocudos de plantão alardeiam que querem ver se Marcelo Werner vai seguir a mesma postura na hora de pedinchar votos... Não pode sexta-feira e nem sábado vereador, afinal é trabalho de campanha... Pracabá!
Cara de paisagem
A treta foi tão errada e complicada que nem o vereador e presidente do Democratas, Dedé Gonçalves, que fez um excelente trabalho como secretário de Obras e tem sido competente na labuta da sua sigla, votou favorável ao seu companheiro de sigla, mas se abstendo, ficando em cima do muro.
Recurso
Os perdigueiros da coluna garantem que o denunciante do Acácio vai para a dona justa tentar anular a sessão, e suas provas são as próprias falas do advogado do vereador não cassado, que passou o julgamento apontando irregularidades na formação da comissão de ética. Ai, ai, ai que dor!
Chances
Sabichões lascam que as chances de reverter existem, e que pela letra da lei o absolvido não poderia mais sentar os glúteos na estofada cadeira da piramidal, e que sua permanência é “juridicamente insustentável”. O próprio advogado de Acácioalertou que a sessão era nula do começo ao fim. Entonces...
Inelegível
Os dotôres apontam o voto do futebolista Níkolas Reis (Podemos) como o mais acertado. A prova que o advogado de defesa dizia que não tinha, havia, frisou o edil, pois existe um acórdão do Tribunalão de Justiça que deixou Acácio inelegível pela lei da FichaLimpa.
Perdeu
Como ele perdeu o direito político de ser votado, perde também a condição de permanecer na casa do povo, de acordo com o parlamentar que votou pela cassação. O fundamento é o artigo 55, IV da Constituição, e deve servir de base também para o pedido de revisão que o jovem Gabriel Zanon fará na Justiça. É aguardar pra ver...
Live do Pirica
Quem decidiu aparecer novamente foi o ex-funcionário do senado, Edson Periquito (MDB), que na sexta-feira passada fez uma live que contou com a presença do EGOvaldo, ops, Evaldo Hoffmann, o homem do Helicóptero de Ouro, o amigão de Douglas Borba, que apareceu depois de um bom tempo sumido.
Memória curta
Na live, o comandante do Helicóptero de Ouro, esqueceu de falar sobre a reunião que aconteceu na sua casa em março deste ano com o ex-secretário, aquele dos respiradores fantasmas, Douglas Borba. Na festinha estavam Leonel Pavan, Auri Pavoni, Leonardo Piruka, Nilson Probst e mais alguns puxas. Egovaldo preferiu lembrar do ex-secretário da Dubai Maravilha, Gabriel Castanheira. Quanta saudade. Oh, dor!
Na lata
Em suas redes sociais o ex-Rambo da Dubai Maravilhosa, Castanheira, disse que Evaldo cuidasse da sua vida para não arranjar um problema que não pudesse cuidar, e para finalizar mandou passear de helicóptero. Credo!
Nem um piu
Nem o idealizador da live, Edson Periquito, nem o Evaldo deram um piu sobre o assunto que mais se fala no estado, que é o caso dos respiradores fantasmas. Porque será? Parece que agora o governador Carlos Moisés e Douglas Borba estão com alguma doença contagiosa, pois ninguém mais os quer por perto...
Não tá
O prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), fez o teste pra saber se estava ou não com o maledito coronavírus e testou negativo. Ontem, estava nas ruas, plantando flores pra dar uma embelezada e animada em Camboriú.
Chapa pura ou...
Tem alguns emedebistas de Camboriú que defendem com unhas e dentes que o prefeito Elcio saia em chapa pura na eleição deste ano. Já o Progressista quer indicar o vice e o nome seria o de Fernandinho Garcia Junior, que é secretário de Finanças. Hummmmm...
Bruxa solta
Impressionante que com todos os cuidados anunciados na Dubai Maravilha, o prefeito, abobrões do primeiro escalão e até o vereador David Lá Barrica (PSB) estejam com coronavírus. A grande verdade é que há grande disseminação da covid-19. O número de contagiados é muito maior do que se imagina. Se for fazer a testagem de todos e, seria o mais correto, se descobriria que o número de contaminados é algo estarrecedor.