
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
ACTs prestigiados

O prefeito de Itajaí, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), anunciou ontem que mais de 200 professores contratados em caráter temporário, os famosos ACTs, terão seus vínculos renovados com a prefa peixeira.
Auxílio aos demais
Ao todo, 216 professores, cujos contratos haviam encerrado ou terminariam agora no mês de maio, ajudarão os demais profissionais da rede municipal de ensino a atender os cerca de 38 mil alunos de Itajaí, por enquanto remotamente, por meio de plataforma digital.
São substitutos
É importante lembrar que os ACTs são profissionais contratados em substituição de servidores efetivos que se encontram afastados por licença-maternidade, licença-prêmio ou licença-saúde, purexemplo.
Temporários
Na prática, isto quer dizer que, quando um contrato termina o professor ACT pode ter seu vínculo prorrogado pra mesma vaga, ser remanejado pra outra vaga temporária, pode ter prolongado o seu contrato com o município ou até encerrado, caso não exista disponibilidade no momento. São, como o próprio nome diz, temporários!
Efetivos e concursados
Volnei também aproveitou pra anunciar o chamamento de 36 aprovados em concurso público em vigor, além de 41 efetivos que retornaram às atividades. Com isso, dos 293 profissionais ACTs anteriormente contratados, será possível permanecer com 216.
É justo!
Nada mais justo, pois é preciso priorizar sempre os aprovados em concurso público e não dá pra socar professor ACT na prefeitura pra ocupar lugar de efetivo. Seria caso até de improbidade administrativa.
Trâmites legais
Mas, enquanto o prefeito verificava com a Educação e a Procuradoria essas questões legais do processo, que são essenciais, alguns vereadores de oposição, como o bicudo Robison Coelho (PSDB) e o futebolista Nikolas Reis (Podemos), aproveitaram pra fazer o maior auê, jogando pro povão que Volnei tinha abandonado os professores.
Politicagem
É triste ver mais cenas de politicagem, especialmente neste momento delicado de pandemia. Não vi, por exemplo, nenhum desses vereadores explicar aos seus eleitores que não há obrigatoriedade na renovação em contrato temporário. Ou eles queriam que os concursados, donos das vagas, ficassem de fora? Ai, ai, ai, que dor...
Meias verdades
Em tempos em que até o presidente da República propaga fake news nas suas redes sociais, a tática de políticos só falarem o que lhes convêm, de informar a população com meias verdades, tá cada vez mais em alta. Abre o olho, povão!
Marcado
Ontem, no meio da tarde, foi divulgado que foi marcada a sessão que vai decidir no voto se o vereador papa anjo, ops, teacher, Acácio da Rocha (DEM), será cassado. Acácio é acusado de quebra de decoro ao ser condenado em segunda instância por ter transado com uma adolescente e filmado. A bronca se originou através de denúncia de Gabriel Zanon.
Acerto
Os bastidores fervilham e os perdigueiros da coluna assopram que escutam vozes na piramidal de que na hora do voto Acácio será ‘inocentado’ por seus pares que o livrarão de desgrudar os glúteos da estofada cadeira, mesmo com as rezas nas igrejas de Cordeiros, pelo seu suplente, o Beto Cunha, o Beato Salu.
Surpresa
Causou surpresa que entre as excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo, pedinchando explicações da prefa peixeira da contratação sem licitação da clínica do ex-vereador engomadinho Clayton Batschauer (MDB), por um milhões e duzentos mil reales, está o vereador meio-careca Fabrício Marinho do Cidadania.
Mais cargos que...
Os mais afoitos dizem que o Cidadania tem mais cargos no governo do que filiados. Dia destes o vice-prefeito, Marcelo Saldré, ops, Sodré que é presidente do PDT, convidou uma raça de vários partidos pra forrar o bucho e questionar se todos estavam juntos. Fabrício não participou. Com a revelação, Saldré disse ao colunista que foi um erro de transmissão e que Fabrício e o Cidadania eram da base. Sério?
De Sá
A deputada federal Geovânia de Sá, presidente estadual do PSDB, esteve na city peixeira, onde conversou com a minha ex-musa BBB, Anna Carolina. Ela anunciou o espirrar de verba de R$ 350 mil destinados ao hospital Marieta Konder Bornhausen.
Teste
Após o anúncio do prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos), que estaria fazendo testes semanais de covid-19 em um laboratório particular pago pela prefa, choveu questionamentos sobre os testes em massa que seriam feitos em toda a população da Dubai Maravilha, quando o munícipio anunciava a compra de 150 mil testes.
Compromisso
Em outra promessa, o prefeito Fabrício Oliveira assumiu o compromisso de estimular a economia popular, com a confecção de 300 mil máscaras, o que também acabou não se concretizando. Na Dubai, o comentário tem sido de que o alcaide teria se contaminado bem na vigência de um decreto de sua autoria, obrigando o uso de máscara, ou será que o prefeito teria descumprido o próprio decreto?
Bizolhe
Contate o socadinho escriba através do (47) 98842-9084 (zapzap) e, além da coluna, bizolhe o Blog do JC no site do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não: www.diarinho.com.br/blogdojc.