
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Clima pesado

Uma pesquisa de opinião que circulou nos grupos de zapzap, nos últimos dias, perguntando em quem a pessoa votaria pra prefeito de Itajaí nas próximas eleições, causou o maior climão no paço da Vila Operária.
Petista raiz
Tudo começou quando o coordenador de Planejamento Estratégico do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), o petista raiz Alcides Volpato, encaminhou o link da pesquisa pra um grupo, pasmem, pedindo voto pra João Vequi, pré-candidato do PT, deixando o prefeito de lado.
Bomba
A atitude de Volpato, que segundo os bocudos de plantão já tinha virado as costas na campanha do barbudinho júnior Thiago Morastoni (MDB) pra deputado estadual, caiu como uma bomba entre governistas, indignados com a falta de respeito e comprometimento.
Punhalada
O pedido de voto de Volpato pra Vequi pode ser considerado uma baita punhalada pelas costas no prefeito Volnei. Segundo os fofoqueiros da prefa peixeira, o coordenador do Planejamento Estratégico, que ganha um pomposo salário, mais diárias e até gratificação, deveria, no mínimo, vir a público se desculpar pelo que fez.
Pra rua
Resta saber agora a atitude que Volnei vai tomar. Todo mundo sabe que o sangue italiano corre nas veias do barbudinho, que não costuma aturar esse tipo de desaforo público. Além disso, que exemplo o prefeito dará pros demais integrantes do governo? Alguns sabichões políticos dizem que, se Volnei não mandar Volpato pra rua depois dessa, corre o risco de perder o time. Acorda, prefeito!
Coleciona tretas
Não é de hoje que o coordenador do PEMI coleciona tretas e polêmicas. Além deste episódio de deixar o prefeito Volnei na mão e pedir voto pra um candidato do PT, Volpato também ignorou a campanha governista de Thiago Morastoni à leleia.
Mais confusão
O petista, segundo os fofoqueiros do paço, também já falou mal de boa parte do secretariado, lascando que eram todos incompetentes; discutiu publicamente com membros do governo e até destratou pessoas. Pelo jeito, fidelidade e trabalho em equipe não são o forte do mandachuva do PEMI. Arreda, cambada de fofoqueiro.
Barbetta verdolenga
A diretora Executiva da Feapi de Itajaí e pré-candidata à vereadora, Daniela Barbetta, deixou o PDT, como a coluna já tinha aventado. Ela deve assinar ficha no Partido Verde, comandado pelo Jorge Andrade, o Jorge Negão. À princípio, Daniela iria para o PSC, mas como o vice-presidente dos verdolengos é o seu marido, Luciano Mette, tudo leva a crer que ela vai para o PV.
Convite
A ministra Damares Silva recebeu em seu gabinete no dia do seu aniversário líderes religiosos da Maravilha do Atlântico. O pastor Charles Pereira e a esposa, pastora Rosa, foram convidar a Ministra para participar de um evento da Igreja Luz da Vida, em Balneário Camboriú, no dia 20 de junho.
Projetos
Damares disse que se sentia honrada pelo convite e que faria o possível para estar na cidade e que em breve vai anunciar projetos sociais importantes na Maravilha e para Santa e Bela. Acompanhados de autoridades, estavam presentes a esposa do pastor Charles, pastora Rosa Maria Pereira, o deputado federal, Daniel Freitas (Aliança), o deputado estadual Felipe Estevão e a esposa, Sibele e o suplente de vereador, e empresário, Kaká Fernandes, que também é membro da igreja.
Virei garoto de recado
Juro que é a última vez. Esse espaço é uma coluna política e não um mural, mas vou abrir essa exceção. É que depois de dizer que já tinha certo o destino do PSB, na coluna de anteontem, o futebolista Níkolas Reis (Podemos), foi retrucado, ontem, pelo tenista sorridente Abelardo Lunardelli, que disse que o edil está errado, e que o PSB está no centro.
Pois bem
Agora é o Níkolas que entra em contato com a coluna pra dizer pro Abelardo que boa sorte, que se é assim tá bom e que deseja muito sucesso pra todos. Então tá. Sigo na minha sina de disseminar a discórdia, mas para o bem da coletividade...
Alembrou
Um linguarudo de plantão da Dubai Maravilha, ao ler a coluna da última quarta-feira, entrou em contato com esse socadinho que lembrou que na época que foi feito o estudo sobre a jazida para alargamento da faixa de areia, ainda no governo Periquito, havia um comentário nos corredores da prefa que o dono da jazida seria o Atilio Catafesta.
Navegando
Lembra, também, que na época, o filho do Atilio, Diogo Catafesta, foi visto navegando pela orla da Maravilha, estranhamente na região onde estava sendo feito o estudo da jazida, e o mais interessante, navegava com um celular buscando o local exato pelo GPS. Vai ver era medo de se perder. Oh, dor!
Cargos
Tanto o pai, Atilio Catafesta, quanto Diogo Catafesta eram cargos de confiança do Periquito, e segundo o linguarudo, eram c. e calça com o ex-alcaide. Vivam no gabinete. Diogo andava pra lá e pra cá com o chefão.
Não viram?
Estranho foi ninguém ter visto nada em relação a isso na época, nenhuma abertura de processo administrativo, nada, não foi tomada nenhuma atitude, nem do controle interno, nem da procuradoria, mesmo que nos corredores todos falassem sobre o assunto.
Confirmado
E o que o linguarudo ouvia nos corredores, na época, veio à tona agora, com o processo junto ao ministério Público Federal, sobre a solicitação da jazida por pessoas diretamente ligadas ao alto escalão do governo e ao próprio prefeito Periquito. Assim não phode!
CPI da Santa Catarina
Está em vistas de ser instalada, na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, uma CPI para apurar irregularidades nas obras da avenida Santa Catarina, a principal via de acesso à minha amada Camboriú. A investigação já contaria com o apoio de uma renca de excelências excelentíssimas. Tem ainda uma outra CPI que pode pintar que é a da água.
Obra emperrada
Os recursos para duplicação da avenida Santa Catarina foram captados ainda no governo da loira Luzia Coppi (PSDB), através do PAC. A galega, antes de deixar a prefa, tratou de publicar o edital de licitação da obra. Depois de licitada, no começo de 2017, a obra só tratou de perturbar o trânsito de entrada da cidade e quase nada de concreto foi feito. Novidade né?
Se fosse só a demora...
O que tem apavorado os bagrões do governo Élcio Bisturi Kuhnen (MDB) nem é a investigação sobre o atraso interminável na execução da obra. As línguas frouxas garantem que desde o início dos trabalhos, foram realizadas diversas alterações no projeto original, grande parte delas para favorecer chegados do prefeito. Sério?
Mais irregularidades
Além do favorecimento de chegados do governo, a CPI também deve apurar a liberação da construção de edifício, através de outorga onerosa, em cima do traçado já previsto para a nova avenida Santa Catarina.
Atrasando
Todo esse rolo, além das burocracias de praxe, da chuva e blábláblá, acabaram atrasando a obra e gerando uma série de irregularidades em desapropriações e no traçado da via que segue até os dias de hoje. Meu pai eterno!
Arlindo
O vereador Arlindo Cruz, da Dubai Maravilha, depois de ser expulso do MDB e estar sem partido, acabou se filiando ao PSD. Arlindo teve a sua filiação abonada pelos deputados Milton Hobus, Júlio Garcia (presidente da leleia), Ismael dos Santos e a deputada Marlene Fengler, principais líderes do a Santa & Bela Catarina.