Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Não foi


Não foi

A última sessão da casa do povo peixeira foi tumultuada por conta da votação do projeto de lei que vai elevar dos atuais 11% para 14% a contribuição previdenciária dos amados e amadas servidores públicos concursados do município. O que mais chamou a atenção de quem estava lá é quem não estava lá: o servidor.

Fixa ou progressiva

Toda a treta, digo, todo o debate, girou em torno da alíquota fixa ou progressiva, e os cavaleiros do apocalipse, digo, as excelências excelentíssimas da oposição, juraram de pés juntinhos que se fosse progressiva, como autoriza a lei maior, mais de 90% dos servidores pagariam menos do que 14% e quem pagaria acima disso seriam só uns poucos barnabés com holerite gordo.

Estudo

O vereador futebolista Níkolas Reis (Podemos) chegou a apresentar números de 2018 para dizer que parte da previdência é superavitária, ou seja, tem dinheiro sobrando, mas admitiu que a outra parte, dos barnabés que entraram na prefa antes de 2001, era deficitária. Sem o estudo atual, garantiu ele, não dava de votar, e o certo seria optar pela forma menos prejudicial.

Discurso

Toda a narrativa dos abençoados da oposição na piramidal casa do povo foi essa. De que 14% seria um chute do governo do paço da Vila Operária e que seria injusto fazer o barnabezinho pagar igual ao barnabezão.

Espernearam

Os eloquentes opositores chegaram a lembrar que os servidores federais, na reforma da previdência, e até o INSS do povão, tiveram alíquotas progressivas e até reduzidas, e espernearam até o fim garantindo de pés juntinhos que a reforma peixeira ficou pior que qualquer outra país afora.

E aí?

Trocando em miúdos, quem se danou foi o servidor concursado, que, fora uns poucos gatos pingados ligados ao sindicato, não foram nem na sessão nem na audiência pública do dia anterior na piramidal, e vão levar no lombo sem poder reclamar, porque tiveram a chance, mas dormiram de toca.

Primeiro elevado

O prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB por enquanto) assina nesta segunda-feira a ordem de serviço para o início da obra do baita elevado que vai ligar a avenida Martin Luther até a Quarta Avenida, resolvendo o engarrafamento histórico, e cada vez maior, na “rotatória das sereias”, na avenida do Estado Dalmo Vieira com a Quarta.

Binário Sul

Esta obra faz parte do conjunto de obras do Binário Sul, que remodela o trânsito na região levando a Quarta avenida até a rua 3700, lá na margem do Rio Camboriú. O pop star “desencantou” o mormaço que era essa obra importante já no seu primeiro ano de governo, inaugurando o primeiro trecho do prolongamento, até a rua 3100. O segundo trecho até a rua 3300 está quase, e já vai começar o terceiro e último trecho até a 3700, que fica pronto este ano. Ufa!

Praça no Iate Clube

Mas não são só as grandes obras que movem o governo do pop star. Pequenas, mas não menos importantes intervenções vêm dando à Dubai brasileira um ar muito mais humanizado. Exemplo, a nova praça entregue à comunidade do bairro Iate Clube neste sábado à tarde, por Fabrício, com diversos equipamentos para crianças e adultos, capricho nota 10, e padrão que está sendo estendido para toda a cidade, seja no centro, seja nos bairros.

Lazer, esporte e convivência

Praticamente todas as praças da Dubai brasileira estão sendo revitalizadas neste esforço de criar espaço para as pessoas num dos metros quadrados mais caros do Brasil. Exemplos do esforço, também, a área de lazer de 15 mil metros quadrados que vai ser implantada no entorno do elevado que começa hoje, além do parque linear de 8 mil metros que será a cereja do bolo do final do Binário Sul, lá na 3700. Se melhorar, estraga. Show de bola.

Renunciou

O vereador Marcelo Werner (PCdoB) pediu a renúncia na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do transporte público na piramidal casa do povo. Marcelo diz que foi prejudicado em seu raciocínio e o presidente da CPI, o entisicado Fernando Pegorini (PP, por enquanto), teria dito que estava fora do contexto.

Politizado

Werner também disse que pensava que a ão ia ser politizada, mas, não era isso que no seu entender estava acontecendo. A treta foi tão complicada que o presidente Pegorini, pediu uma pausa nos trabalhos pra bater um papo de pertinho. Complicado...

Nível quântico superior

O homem do nível quântico superior, ex-vereador João Vequi, é o pré-candidato a prefeito da city peixeira dos vermelhinhos. O PT pretende divulgar a pré-candidatura de Vequi durante seminário de debate sobre as diretrizes do plano de governo no próximo dia 13 e 14, no auditório do sindicato dos Comerciários.

Cancelaram

Já passou do tempo de rediscutir a questão da Estapar na city peixeira. O bendito contrato com o município deixa migalhas nos cofres públicos, enquanto a empresa que toca essas geringonças enriquece. Fora de que vez por outra o povo reclama de problemas. É de lamentar.

Transtorno

Na noite de hoje, do outro lado da vala, rola Audiência Pública na câmara de vereadores pra discutir as filas medonhas no centro de Navega-City e na balsa. Além do transtorno que causa nas ruas dengo-dengo das carangas que fogem da BR-101 e BR-470, quando acontecem acidentes e as rodovias ficam trancadas, jogando o trânsito na cidade de quem quer fugir do perrengue.

TPA em debate

Depois de São Francisco do Sul e de Biguaçu, que fica na divisa com o município de governador Celso Ramos, no dia 11, será a vez de Porto Belo e Bombinhas debaterem a PEC - Proposta de Emenda Constitucional -, que tramita na Alesc, proibindo os chamados “pedágios urbanos , tipo TPA (Taxa de Preservação Ambiental).

Na leleia

A PEC, de autoria do ex-verdolengo deputado Ivan Naatz, agora líder da bancada do PL vem avançando na leleia, já tendo sido aprovada em três comissões e depois das audiências públicas, vai a plenário para o tira-teima final. Como é uma PEC, precisa de dois terços dos parlamentares para ser aprovada, ou seja, 25 votos dos 40 deputados.

Grana alta

Como a arrecadação é alta durante as temporadas de verão e há controvérsias sobre a grana ser aplicada de fato em projetos ambientais, como manda a lei, o assunto tem rendido polêmicas desde o ano passado. Na terra da ex-prefeita e atual líder da bancada do governo na leleia, deputada bonitona Paulinha da Silva (PDT), é esperado maior calor nos debates, já que a tal taxa começou em 2014.

Negócio

Já o deputado Naatz, líder da oposição na leleia, continua sustentando que a taxa virou um negócio, uma forma de drenar dinheiro público para os bolsos de grupos políticos. “Chega de impostos, isso é uma praga que está se alastrando para diversos municípios. Isso tem que acabar, o povo tem o direito de ir e vir e não pode pagar para entrar nas cidades turísticas ou não“, brada o novo liberal.

Calma

A preocupação com o coronavíros é importante. Mas tem gente que anda se passando e querendo gerar o caos. Precauções são importantes, mas como já bem colocou o DIARINHO em matéria jornalística, sem extremar e, principalmente, sem espalhar fake-news.

Acolher

A vereadora Renata Narciso (SD) protocolou projeto para que espaços públicos ou privados que mantém convênio com a prefa de Itajaí, possam abrigar ou disponibilizar espaço para a permanência de animais de pessoas em situação de rua, durante o período em que essas pessoas foram acolhidas. Bacana.

Créditos

Já o vereador Murilo Pereira (PP, por enquanto), tem projeto em curso para que a prefa peixeira ofereça desconto no IPTU pras pessoas que entreguem em pontos específicos material reciclável. Uma ideia bem legal.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Memórias apagadas

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina



Colunistas

Transição cidadã

Coluna Esplanada

Transição cidadã

Morro dos Cavalos: mudança de mãos?

Coluna Acontece SC

Morro dos Cavalos: mudança de mãos?

Costureiras tomam calote de empresário

Charge do Dia

Costureiras tomam calote de empresário

Coluna Exitus na Política

Nacionalismo, patriotismo, protecionismo

Bafão com o Egovaldo

JotaCê

Bafão com o Egovaldo




Blogs

Xepa em Brasília

Blog do JC

Xepa em Brasília

🌿 Cuidar da saúde não é gasto, é investimento

Espaço Saúde

🌿 Cuidar da saúde não é gasto, é investimento

Sai tosse com xarope caseiro

Blog da Ale Françoise

Sai tosse com xarope caseiro






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.