
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Brotando

Esse início de semana tá borbulhando com a divulgação de candidaturas ao paço da vila Operária. O ex-candidato a prefeito em 2016 que ficou em terceiro lugar, João Paulo Tavares, do partido Progressista, lançou-se pré-candidato. Infelizmente, o único que sobrou com um pouco de voto foi o vereador Tristonho, ops, Tonho da Grade.
Também quer
O sindicalista e ex-vereador Osvaldo da Mancha Branca Mafra que, também é presidente do partido no estado e na city peixeira, divulgou, diretamente da capital federal, Brasília que é pré-candidato a prefeito de Itajaí.
Vou nessa
O Patrick Dauer, do Avante, divulgou, oficialmente, que está no páreo e, que tem proposta pra estar na cadeira estofadinha do paço da Vila Operária, em 2021. Isso os outros candidatos que devem se apresentar nos próximos dias. Muitos buscam, na verdade, se cacifar e ser vice de alguém com mais voto...
Bafafá
Segue o maior bafafá na capital da pedrada e tiro ao vereador, a minha amada Camboriú, sobre a foto que circulou pelos zapzap da vida com a certidão de quitação eleitoral da loirosa ex-prefeita Luzia Coppi Mathias, garantindo que a galega está apta a disputar novamente a cadeira estofada do paço.
Resposta
Emplumados garantem que a certidão é uma resposta a comentários na base da Fake News de que a galega estaria impedida de concorrer à prefeitura. A vereadora galega Jane Stefenn (Rede), segundo os bocudos, tem espalhado isso por onde passa. Será que é medo?
Avaliação e Grupo
As fontes garantem que Luzia vai avaliar a candidatura e decidir junto ao seu partido a melhor escalação dos tucanos no pleito. A hora é de montar um time forte e coeso pra defender o legado das gestões tucanas, tem dito Luzia nos encontros por aí.
Nem te ligo
A bendita Comissão Parlamentar Processante (CPP) da casa do povo da Dubai Maravilha, que investiga o nebuloso caso do vereador Asinil Medeiros, o Galo da Barra (PL), condenado na dona justa, parece que vai cair no esquecimento. Pai Atanásio consultou um proeminente sabichão jurídico que falou que o ‘processo de cassação não entra em recesso”.
Sisqueceram
Nossas amadas excelências excelentíssimas deixaram passar 60 dias e não se tem informação que o vereador foi notificado. O que poderia ensejar pela sua defesa eprosseguimento do processo ou pelo arquivamento em votação no plenário. É o que parece, já que os parlamentares sisqueceram da situação e não querem ver o galo assado e muito menos cozido na panela. Omissão ou corporativismo?
Arregou
O vereador Fernando do Ônibus (PDT) arregou e pediu para sair da Comissão de Ética, em pleno curso do trabalho no caso que analisa o pedido de cassação do mandato do vereador José Acácio da Rocha (DEM), por quebra de decoro parlamentar. Fernando parece estar num ônibus sem direção.
E não para por aí
Antes de pedir para sair, Fernando do Ônibus faltou, sem comunicar, a duas audiências de instrução quando foram ouvidas as testemunhas e a acusação. O vereador galego Rubens Angioletti (PSB, por enquanto), prezando pela moralidade, encaminhou a solicitação fundamentado no Regimento Interno para que sejam descontadas as duas faltas do salário do parlamentar faltante.
Pedido contra Acácio
Fui atrás de informações sobre esse processo na Comissão de Ética e constatei que o presidente da comissão, o galego Angioletti, empossado no início da legislatura, não tem relaxado com as denúncias que chegam à comissão, encaminhadas pela presidência da Casa. Todas as ações e o cumprimento dos prazos estão fundamentados no Regimento Interno da Câmara, que regra as ações dos vereadores.
Ouvidos
Já foram ouvidas quatro testemunhas e o denunciante, Gabriel Zanon. Agora, com a renúncia do Fernando, espera-se que o presidente da piramidal casa do povo, designe um novo membro para formar a comissão e assim dar andamento aos trabalhos.
Transparente
Os atos da Comissão são públicos, e o presidente da Comissão Rubens Angioletti já solicitou que o legislativo disponibilize no site os atos do processo, dando ampla transparência. Fica evidente que por parte da Comissão de Ética não há nada a ser escondido.
TV Câmara
O jornalista e galã da extinta RCE TV e diretor da TV Câmara, Carlo Antônio, usou a tribuna da piramidal casa do povo pra comentar sobre os 10 anos da emissora legislativa. Em grande parte não só dos presidentes que acreditaram, como pelo trabalho incansável do Carlo Antônio e os jornalistas e profissionais da emissora.
Legislativo
Achei bacana que Carlo afirmou que ão tem compromisso com picos de audiência e sim com o legislativo. Correto. Na oportunidade, foi veiculado um vídeo contando essa década de programação da emissora da piramidal.