Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Limpa pauta


Limpa pauta

A última sessão da piramidal casa do povo peixeira tinha mais de 30 projetos de lei para serem votados, 23 pedidos de urgência, uma pá de barnabé interessado no resultado, e durou nada menos do que oito horas e meia, rolando de um tudo, como diz o outro.

Tretas

Entre rasgações de seda em matérias tranquilas como a homenagem merecida ao ex-prefeito, João Omar Macagnan, e pequenos desentendimentos em outras polêmicas como as gratificações para várias categorias de servidores, a sessão ia bem até perto da meia-noite.

Ia...

Foi na hora da votação de mais um repasse de 1 milhão para a Transpiedade que a coisa ganhou ares pitorescos. O vereador teacher papa anjo Acácio da Rocha (DEM), que já tinha ido embora faz tempo pra participar de uma formatura, de repente brotou no plenário pra garantir maioria ao governo, bem no meio da discussão.

Aplaudido

O projeto dos valores que seriam devidos à empresa dos busões não deveria ter entrado na pauta ontem. Os servidores tavam com a boca na zorelha porque o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) atendeu e beneficiou com os projetos mais de 2600 barnabés. O projeto do um milhão da Transpiedade é que azedou tudo e deixou de lado as boas novas.

Outro que melhorou

Já o vereador Tristonho da Grade, ops, Tonho da Grade (PP), que tava doente na hora da votação da urgência - que teve que ser desempatada pelo presidente Paulinho Amândio (PDT)-, de repente ficou bom e ressurgiu curado para votar a bomba, digo, o projeto, e se absteve, bem esperto achando que ia ficar bem com a oposição e garantir ainda assim a vitória ao governo...

Troféu vacilão

Mas o campeão da falta de credibilidade foi o nem pra lá nem pra cá, Fabrício Marinho (Cidadania), que protagonizou a maior fiasqueira dos últimos tempos na política papa-siri. Bem malandro, deu discurso contra e tal qual o colega Tonho, se absteve pro governo ganhar, já que a oposição só contaria com oito votos, e a situação teria nove.

Tanso

Mas como diria o veio Dalmo, o esperto demais se atrapalha, e o moçoilo que é dotô mas pelo jeito não entende picirica de lei, não sabia que a maioria simples é a maioria dos presentes, então mesmo “ganhando” com 9 a 8, somando as duas abstenções o projeto foi rejeitado e o governo teve a primeira grande derrota na piramidal por culpa do edil trapalhão.

Não é assim

Quando o careca Fabrício Marinho se ligou da trapalhada, ficou discutindo com procuradores que não era assim, e o presidente Paulinho Amândio chegou a reabrir a votação, e nisso o Fabrício zarpou, tomou doril.

Validou

Vendo isso o futebolista Níkolas Reis (Podemos), que não é bobo nem nada, pediu pro presidente chamá-lo, mas ele não veio. Níkolas saiu berrando que a sessão acabou e ia pra Justiça. Depois de um tempo parada, o Paulinho validou a votação, decretou a derrota do governo e recebeu elogios de quem fez a muvuca.

Homem com H

Se o presidente da piramidal foi homem, como disse o futebolista ao agradecer a postura do Paulinho, não se disse o mesmo do Fabrício. Nos corredores o que se ouvia eram vereadores tanto do governo como da oposição bradando adjetivos bem pouco educados para se referirem ao colega espertinho que, pelo jeito, tá sem moral com ninguém. Dizem os bocudos que foi de “safado” pra baixo. Ui!

Não pega ônibus

Durante a discussão teve de tudo. Até o desassossegado Luiz Carlos Pissetti (PSB) foi lembrado por seu desempenho na oposição, mas o ponto alto foi o Calinho Mecânico (PP) dizer que lá na Praia Brava não se pega ônibus.

Convidou

E o vereador da praia Brava, o futebolista Níkolas Reis (Podemos) convidou o colega vereador e dublê de pastor, Calinho, pra dizer isso para as senhoras que esperam horas por um busão no bairro mais desejado da city.

Colcha de retalhos

A Dani, que é presidente da associação Colcha de Retalhos, acompanhada da vice-presidente, Patrícia, e a Fiscal, Andréia, visitaram o socadinho escriba. A Colcha de Retalhos do loteamento São Francisco de Assis, na city peixeira, tem o objetivo de incluir a mulherada não apenas em trabalhos manuais, mas também contribui em uma série de aspectos da vida na comunidade.

Pra criançada

A Colcha de Retalhos promove neste sábado um baita evento pra criançada do São Francisco de Assis. Um dos parceiros da Colcha é o nosso gigante das Avenidas, o Clube Marcílio Dias. Parabéns e que possam contribuir com essas iniciativas que inserem e melhoram a vida das pessoas.

Mariscolândia

O prefeito Aquiles da Costa (MDB), de Penha, promoveu mudanças no seu staff de abobrões do primeiro escalão. O Sergio de Mello deixou a Assistência Social e assumiu a Saúde. Rubens João de Souza Filho, o Rubinho, que é pescador artesanal, vai assumir a Pesca e a Agricultura. Já o pastor Nereu Caldeira Filho, o Nereuzinho, vai assumir a Assistência Social. Vão rolar outras mudanças.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Memórias apagadas

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina



Colunistas

Prejuízo financeiro

Show de Bola

Prejuízo financeiro

Fator Zema

Coluna Esplanada

Fator Zema

A missão de Schiochet no processo contra Eduardo Bolsonaro

Coluna Acontece SC

A missão de Schiochet no processo contra Eduardo Bolsonaro

Novas regras para scooters e patinetes elétricos em BC

Charge do Dia

Novas regras para scooters e patinetes elétricos em BC

Mais que um “podcast”

Via Streaming

Mais que um “podcast”




Blogs

Xepa em Brasília

Blog do JC

Xepa em Brasília

🌿 Cuidar da saúde não é gasto, é investimento

Espaço Saúde

🌿 Cuidar da saúde não é gasto, é investimento

Sai tosse com xarope caseiro

Blog da Ale Françoise

Sai tosse com xarope caseiro






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.