
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Ano de conquistas na Univali



Os pássaros deste final de primavera continuam assoviando nozovidos deste socadinho escriba sobre as muitas boas novas vindas da nossa universidade maior da city peixeira. A bola da vez foi a avaliação do MEC, mantendo o Índice Geral de Cursos - IGC com a Nota 4 -, e o significativo aumento das notas de todos os demais cursos.
Única no Estado
A nossa Univali é a única universidade não pública da Santa & Bela Catarina a ter esse conceito 4. Outras instituições vizinhas alardeiam supostas notas máximas do MEC, mas, na prática, receberam apenas notas 2 e 3 no tal índice.
Pouco tempo
Quando o reitor Valdir Cechinel e sua equipe assumiram o comando no início de 2018, o tal IGC da Univali possuía nota 3 e, somente no final do ano passado, já sob o comando de Cechinel, passou para nota 4, se consolidando em 2019. Parabéns para a nossa Univali que tanto nos orgulha.
Não rolou
Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral da Santa & Bela Catarina (TRE) negou por maioria, na semana que passou, pedido liminar em habeas corpus impetrado pelos advogados do vereador licenciado e secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, o barbudinho júnior, Thiago Morastoni (MDB), para trancar inquérito instaurado pelo delegado da polícia Federal, Maurílio de Brito Todeschini.
Constrangimento
A alegação é a de que Morastoni vem sofrendo constrangimento ilegal com o indiciamento promovido pelo delegado em Inquérito Policial, instaurado durante as eleições de 2018 para apurar a suposta prática do crime eleitoral de divulgação de pesquisa fraudulenta, via zapzap e redes sociais.
Porte de arma
Sustentaram os advogados que, durante a instrução do inquérito policial, não foram produzidas provas aptas a demonstrar que Thiago, então candidato a deputado estadual, concorreu para a prática delitiva e, assim, o indiciamento do mesmo consistiria em ato ilegal e abusivo do delegado de polícia, que estaria prejudicando atos civis de Morastoni, inclusive, solicitação de porte de arma.
Negaram
A maioria dos integrantes da corte, entretanto, seguiram o parecer do juiz relator Celso Kipper, pela negativa da concessão, argumentando que o pedido não se enquadra como medida de urgência e que para o prosseguimento do inquérito bastam os indícios de que houve a conduta tipificada como crime, não estando ainda descartada.
Avante
O presidente nacional do Avante, deputado federal Luis Tibé (MG), acompanhado de lideranças da sigla, na região, visitou a choupana do socadinho escriba no finde. Na noite de sábado rolou encontro estadual em São José com pré-candidatos a prefeito e vereador para as eleições de 2020.
Luiz Carlos Macedo
Depois de alguns anos reencontrei no Mercado de Pulgas de Piçarras, com o artista Luiz Carlos, de Camboriú, cujas telas estão nas paredes da choupana. Um artista que pinta temas da região, o mar, os barcos. As telas têm preços acessíveis. Uma tela sendo vendida por 79 reais. Ele diz que o dinheiro é uma consequência. Verdade! Um artista na acepção da palavra levando arte pra todos. Parabéns!
Republicanos
O partido Republicanos da city peixeira fez festa de confraternização no finde, com a presença de lideranças da sigla na região, entre outros, como o vereador Tristonho, ops, Tonho da Grade, do partido Progressistas.
Mafra
O partido Solidariedade da Santa & Bela Catarina lançou seu presidente, o ex-vereador peixeiro, Osvaldo da Mancha Branca Mafra, como candidato a prefeito de Itajaí, em evento que contou com presenças de lideranças nacionais da sigla.
Sinal
No primeiro final de semana oficial da temporada de verão, a prefa da Maravilha resolveu sinalizar o asfalto novo da avenida Atlântica, em plena sexta-feira à noite, porque no sábado pela manhã, passaria o desfile de abertura da temporada de verão. A pista, digo, a via, estava sem as marcações que definem as pistas de rolamento e a ciclofaixa. Tudo em cima da hora e com planejamento zero.
Atraso
O trânsito, que normalmente já é caótico na sexta-feira, piorou ainda mais, sem nenhum agente de trânsito para sinalizar o trabalho. Os turistas não entendiam bem o que estava acontecendo, nos restaurantes as pessoas reclamavam do cheiro forte da tinta.
Fresca
Enquanto as crianças cobriam o rosto com camisetas para não respirar a química, digo, a tinta fresca do asfalto. Olha que se as obras demoraram três anos para iniciar e ainda causam um transtorno coletivo desses, tem que rever os horários, prazos e cronogramas.
Sorriso
O final de semana, na praia mais alegre e desejada do sul do mundo, foi de encontros e reuniões em torno do projeto 2020. O encontro que mais chamou a atenção foi em um food truck. Local onde se junta a fome com a vontade de comer... O food truck é do homem pássaro, ex-prefeito Edson Periquito (MDB).
Pousaram
Lá pousaram, ops, posaram para foto o ex-prefeito Edson Periquito (MDB), o comandante da polícia rodoviária estadual, Evaldo Hoffmann (PSL acho!), e o vereador licenciado e dublê de policial civil, Nilson Probst (MDB). Pelos sorrisos a conversa foi boa, digo, produtiva.
Coordenação
Há quem diga que nos bastidores do food park, também estavam o ex-tudo, atucanado Leonel Pavan (PSDB), e o secretário especial do prefeito Volnei, o melhor, melhor do mundo, Auri Pavoni (partido indefinido).
Empolgado
Dizem que Auri aumentou a gagueira de tão empolgado com uma possível dobradinha aos altos da Dinamarca. Pavan e Auri podem ser os coordenadores da campanha se os nomes de Evaldo e Periquito estiverem com melhor coração no mercado, digo, eleitorado.
Multiplicação
Já avisaram este colunista que quem estiver melhor nas pesquisas vai ingressar a chapa e os demais vão apoiar integralmente os nomes escolhidos. Todos juntos, Pavan, Pirica, Evaldo e Auri, juntinhos. Todos contra o Fabricio?
Ego inflado
Pois agora parece até que o secretário de Planejamento e dublê de vice-prefeito, Carlos Humberto (PL), estaria com o ego inflado pra se colocar como candidato ao paço dos altos da Dinamarca. O próprio alcaide Fabricio, que divulgava pesquisa atrás da outra na eleição passada, parece estar desinteressado pelos números, ou a matemática eleitoral não lhe estaria favorável?
Balão
O próprio ex tudo, Leonel Pavan, em uma entrevista a um web canal, lançou Carlos Humberto para prefeito, pois quando o apresentador perguntou sobre Carlos, Pavan respondeu: “ele não é candidato? Pois deveria ser!”
Balaio de candidatos
Enquanto ainda não há definições mais precisas, cerca de nove ou 10 nomes são pretensos pré-candidatos. É muito candidato pra pouca vaga e o eleitor vai ficando cada vez mais confuso com os balões de ensaio para testarem publicamente os nomes.