JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Consulta
A decisão de quem vai comandar o Progressistas peixeiro, segundo uma pá de filiados da sigla que leram a coluna e comentaram com o escriba, deveria ser através de consulta com o diretório do partido. Tarcísio Zanelatto e João Paulo Tavares Bastos Gama, ao invés de bater chapa, devem sentar e conversar, pensando no partido, defendem os progressistas.
Prestigiada
Bastante gente passou pelo lançamento do livro do Amauri Moraes, na última terça-feira, no Sesc. O tema é a história da saúde em Itajaí, e o detalhe que não escapou foi a quantidade de pexêro que fez parte dessa história e estava presente.
Encontro
Gente que no passado se digladiava pelo poder conversava sorridente no ambiente que tinha também vários profissionais da saúde. Dentre os presentes, vereadores e ex-vereadores, secretários e ex-secretários, e os ex-vice-prefeitos Erico Laurentino (MDB) e Dalva Rhenius (PSB, por enquanto) que foram lembrados no discurso do anfitrião.
Quem diria...
O Amauri que era um arnaldista de frente lembrou de episódios relevantes de seus adversários e vice-versa. Parece que a literatura e a cultura fazem o milagre da unificação. Quando o tempo passa as feridas cicatrizam e tudo vira história. Que os políticos de hoje não demorem tanto para aprenderem essa lição.
Finalmente
É nítida a mudança de postura do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), que tem saído muito mais do seu gabinete pra acompanhar as inúmeras obras e ações pela cidade e conversar de perto com o povão peixeiro. Muito disso se deve aos ajustes feitos em sua equipe de governo, que está bem mais afinada.
Confiança
Volnei, que penou no início do mandato com muitas briguinhas internas e gente incapacitada em seu gabinete, parece que agora encontrou a harmonia e confiança que precisava pra gastar sola de sapato na rua e, ao mesmo tempo, ter seus problemas internos resolvidos, coisa que não rolava antes.
Trio de ferro
Nos corredores da prefa peixeira dizem que um trio de ferro, formado pelo chefe de gabinete Giovani Testoni, o secretário de governo Jean Sestrem e o secretário da Fazenda, Erico Laurentino, têm feito a coisa andar.
Sem intrigas
No gabinete, dizem que Testoni conseguiu botar ordem na casa, resolvendo perrengues e acabando com intrigas no terceiro andar do prédio da Vila Operária. Antes era a maior brigaceira e tudo ia parar na mesa do prefeito, tirando o foco de Volnei do que realmente importava.
Processos
Na secretaria de governo, dizem os bisbilhoteiros, Sestrem deu celeridade e andamento a inúmeros procedimentos, diferente do que rolava, ou melhor, de como não rolava, pois num passado não muito distante inúmeros processos importantes pro município estavam parados.
Pagamentos
Por fim, na Fazenda, os fofoqueiros lascam que Erico tem cumprido com todos os compromissos da prefa, pagando fornecedores e servidores em dia, facilitando o bom andamento da máquina pública.
Somatório
Tudo isso faz com que o prefeito Volnei tenha confiança de ir pra rua acompanhar os trabalhos de perto e dialogar com a comunidade. É assim mesmo que deve ser...
Avante
O presidente do Avante da city peixeira, o careca sorridente Adir Santos, acompanhado dos pré-candidatos a prefeito de Itajaí, Patrick Dauer e do outro lado da vala, Navegantes, Valentim Nardelli, visitaram a choupana do socadinho escriba, ontem. O trio veio falar sobre a sigla e as pré-candidaturas ao paço das duas citys e acontecimentos e percalços da política nos últimos tempos.
Ponte
Patrick disse que entre as inúmeras prioridades quer batalhar por recursos para que a almejada e sonhada travessia, uma ponte ou quem sabe um túnel, possam unir ainda mais os dois municípios e, gerar mais riqueza e desenvolvimento pra todos.
Na conta
O Airlon Jacques (PSC), quando assumiu a cadeira estofadinha de vereador na piramidal casa do povo, foi buscar no ministério do Desenvolvimento, juntamente com o deputado federal Daniel Freitas (PSL), verba da ordem de 200 mil que chegou e já está na conta da prefa peixeira.
Interlocução
O assessor da vereadora e líder do governo na piramidal casa do povo, Dulce Visceral Amaral (PL), o advogado Cleberson Roberto Pereira é o novo assessor do prefeito barbudinho para fazer a interlocução legislativo x executivo. Teve vereador que torceu o nariz porque é necessário conhecimento, mas tem que ter traquejo político e, além disso, assopram que seria ‘mandado’ pela Dulce. Sério?
Futuro
O assessor especial do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e pré-candidato a prefeito da Maravilha do Atlântico, Auri Pavoni (sem partido), visitou a choupana do escriba ontem. Auri diz que é preciso mudar a matriz econômica de Balneário Camboriú, hoje alicerçada em 53% na construção civil. E prega que é preciso capacitar pessoas para que a cidade continue viável no futuro.
Avanços
Auri afirma que não se trata de projeto pessoal ou de poder e sim de futuro para seus filhos e netos. Lembra das intervenções que pode fazer nos governos do galego Rubens Spernau (PSDB) e do homem pássaro, Edson Periquito (MDB). “Não existe cidade que se desenvolva e cresça, sem que se avance na mobilidade e na questão estrutural”, defende Auri.
Vale do Silício
Auri brilha o olho ao falar sobre Israel e o Vale do Sicilio na terra do Tio Sam. No pioneirismo, coragem pra que se construísse um império de desenvolvimento e prosperidade e que é possível com investimentos de 200 milhões de reales ao ano pra que a cidade se transforme em um polo tecnológico. “Não adianta apenas construir, tem que capacitar as pessoas”, defende.
BR-101
Auri falou, também, da BR-101, e de um estudo que fez da Auto Pista Litoral Sul de que hoje no perímetro em que se passa na rodovia se gasta cem mil reais/dia em combustível. Ou melhor se joga fora...
Realidade
Auri defende que seja possível aditivar o contrato com a concessionária Arteris que mantém os pedágios, o que possibilitaria recursos para que as obras de estrutura como viadutos, pontes, marginais, entre outras se tornem realidade. “O que as pessoas entenderiam como aumento do pedágio, na verdade seria ganho pela economia em combustível que hoje impactam toda a economia da região”.
Prefeito militar
Deu na imprensa que o comandante geral da PMSC, Araújo Gomes, deve ser candidato do a Ilha da Magia e da ponte superfaturada. O militar é o preferido do governador Carlos Moisés (PSL) para a prefa da capital.
Político
Araújo Gomes, assim como na Dubai Brasileira o militar Evaldo Hoffmann, pretende sentar a buzanfa na cadeira estofada de prefeito. Ele está radiante com a possibilidade de ser candidato do governador.
Pesquisa
Mesmo sem tirar o traseiro da sua cadeira estofada no Centro Administrativo, Moises encomendou uma pesquisa eleitoral nas principais cidades onde deve lançar candidatura de milicos, ops, militares. Na Dubai Brasileira pesquisadores andaram batendo de porta em porta, para ver se o nome de Evaldo era viável e se o governador influenciaria pedindo votos.
