JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Progressistas
Rolou convenção do Progressistas no sábado na piramidal casa do povo. Entre as presenças, os vereadores da sigla Fernando Pegorini e Tristonho, ops, Tonho da Grade. Calinho Mecânico e Murilo Pereira não foram. O narigudo Tarcísio Zanelatto, ex-vereador Nilson Germano, Carlos Rebello da Agricultura, o polido João Paulo Tavares Bastos Gama, assessores, entre outros, marcaram presença.
Chocando-se
Na última quarta-feira era a data limite para inscrição de chapas para o diretório que vai comandar o Progressistas pelos próximos dois anos. Estavam se chocando o Narigudo Tarcísio Zanelatto e o polido João Paulo Tavares. O Presidente do Progressistas chamou reunião com a finalidade de conciliar e unificar as chapas, o que deu certo.
Jandir
Já tinha sido combinado que a escolha da executiva e do novo presidente da sigla, seria depois, inclusive, porque a maior liderança do partido, o ex-prefeito e ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini, retornaria no domingo de Tocantins. Essa semana, deve pintar o nome do presidente que vai comandar o partido pelos próximos dois anos. Quem vai descascar o abacaxi é o Jandir.
É com vocês
Linguarudos de plantão teriam escutado o entisicado Fernando Pegorini falar para o Zanelatto e João Paulo que agora é com vocês. Pegorini não é candidato à reeleição e a sigla pode ser comandada pelo ex-secretário de Obras, Zanelatto, ou o ex-procurador da prefa, João Paulo.
Se achão
O presidente (o partido tá inativo)? do Patriotas peixeiro, Fabiano da Silva, anda se achando. No sábado, quando de uma ocorrência da queda de um poste, durante a operação de corte dos fios com a defesa Civil de Itajaí e a Celesc, Fabiano adentrou na área isolada. Queria fazer entrevista (?) com o Márcio que o alertou pra sair do local que era perigoso e, além disso, estava trabalhando.
Vira e mexe...
...o Fabiano fica enchendo a sacaria de todo mundo. Agora tá se achando imprensa. Tem gente da política que torce o nariz quando escuta o nome do Fabiano, que cantava o canto da sereia pra atrair os incautos pra determinada sigla, mas depois vendia o partido com todo mundo dentro. Pracabá!
Carnaval
A estratégia do corporativismo vem tomando a casa do povo da Maravilha novamente. Um parlamentar confessou para este articulista, que o caso do vereador com nome de remédio pra dor de cabeça, Asinil Medeiros (PL), vem sendo tratado de forma corporativa para “blindar” o vereador de uma possível cassação política.
Apurado
O mesmo bocudo garante que o episódio só deve ser levado, digo, apurado, após o recesso parlamentar, ou seja, depois do Carnaval. Nem o vereador e nem o seu partido, emitiram nota pública falando sobre a condenação na primeira instância de Asinil.
Explicação
Deveria ao menos o presidente da sigla, Carlos Humberto Metzner Silva, vice prefeito e dublê de secretário, exigir uma explicação do vereador, que é filiado ao partido. Sob a pena da sigla e de seus dirigentes também passarem por omissos.
Afastamento
Pois a omissão também é crime e mesmo que seja inocente, caberia ao vereador pedir afastamento até que consiga provar que está limpo, para que todos os parlamentares não fiquem na vala comum, digo, também passem por cúmplices ou omissos.
Pacto
Dizem que o grande medo de “abrirem a boca” contra o Asinil, seria que o Galo da Barra é mais forte que se pensa e aquele jeitão de pastor da igreja universal, seria apenas uma forma delicada de alertar aos colegas, que se a igreja, digo, a casa cair, tem muita gente embaixo deste telhado que vai ficar soterrada nos escombros. Minha nossa “sinhora”, isso tá mais pra um tsunami político que pra uma condenação em véspera de eleição; até uma vírgula pode virar ponto.
Pesquisa
Na semana passada alguns moradores da Dubai brasileira foram abordados por pessoas de uma empresa chamada Momento que estava realizando uma pesquisa eleitoral para o pleito de 2020 na city praiano.
Perguntas
Dentre as perguntas tinha algumas que chamavam a atenção, pois tratava exatamente do candidato do Helicóptero de Ouro. Perguntando se conheciam o candidato... Se votariam no candidato apoiado pelo governador Bombeiro? Oh, dor!
Forçando
Um dos entrevistados disse que o entrevistador tentava induzi-lo a ligar a imagem do candidato do helicóptero de ouro a do governador e do presidente Bolsonaro, para ver se conseguia um apoio maior. Assim não phode!
Protesto
Era pra ter rolado sábado um protesto na BR 101, por conta da mudança para mão única na Dubai Brasileira, próximo ao túnel do bairro Nova Esperança, mas a policia Rodoviária Federal conseguiu uma liminar proibindo qualquer interdição da pista, sob pena de multa para os líderes. E o protesto miou, não apareceram nem os vereadores que só estavam querendo aparecer. Oh dor!
No Faici e uatis
No feicebuque e zapzap tava cheio de machão, inclusive alguns vereadores inflando a população, mas falou em multa corre tudo. É óbvio que todos eles sabem que ali é área de concessão federal e nada se pode fazer, mas para fazer politicagem sempre aparecem.
Moção de repúdio
Como a coluna divulgou no finde, a vereadora galega boa de briga Jane Stefenn (Rede), da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, protocolou uma moção de repúdio contra o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). O alcaide não apareceu na audiência pública promovida pela Casa do Povo para discutir educação especial nas escolas e assuntos referentes às pessoas com deficiência.
Que feio!
Ainda na moção de repúdio, a vereadora entisicada citou as secretárias de Saúde, Assistência Social e Planejamento Urbano, que também não participaram do evento, apesar de poderem acrescentar discussões sobre acessibilidade e mobilidade urbana.
Indiferença
“A comunidade saiu da audiência pública sem a presença da maior autoridade do município, o que, a meu ver, comprova sua total indiferença com a discussão do tema”, lascou a vereadora galega na tribuna, antes de ser aplaudida pelos presentes.
Mercado de Pulgas
Pra quem curte um mercado de pulgas, onde é possível ver e adquirir peças muito bacanas, tem que agendar o Mercado de Pulgas da Parada Ferretti (Rancho Esplendor), no sábado e domingo (07/08), na Parada Ferretti-BR-101. Com entrada e estacionamento gratuitos. Além disso, tem uma porrada de atrações na faixa e, a presença de Guilly Brandão três vezes campeão Mundial de Kitesurf.
Bacana
No sábado, a partir das 16h, tem um “workshop” gratuito com o Guilly Brandão que é 9-x Campeão Brasileiro e 3-x Campeão Mundial de Kitesurf. Presença constante em diferentes programas do Canal Off. Informações de contato em https://www.websurfshop.com.br
