JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Mudanças
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), que costuma trabalhar de segunda a segunda, tem tirado um tempinho pra analisar melhor o desempenho da equipe. E o barbudinho, segundo fofoqueiros de plantão, parece não estar gostando de algumas peças do primeiro escalão.
Falta unidade
Segundo os bocudos do paço, Volnei não fala diretamente sobre cargos e nomes, mas estaria bastante incomodado com a falta de unidade de membros da equipe. Como possui um governo formado por gente de muitos partidos, o barbudinho tem sentido na pele que boa parte tá nem aí pra ele.
Vai ter trabalho
O grande problema, lascam os fofoqueiros, é que tem muito abobrão e barnabé ganhando um bom dindim no executivo e que, antes de pensar em trampar pra reeleição do prefeito, quer mesmo é saber o que vai ganhar em troca ou ainda de que lado estará seu vereador, que hoje faz parte do governo, mas amanhã não se sabe onde estará.
Chantagistas?
Os bocas de tramela dizem ainda que um dos maiores problemas da gestão Volnei, hoje, é o fato de atender e dar muita atenção pra quem só faz esse tipo de chantagem e quer mais e mais cargos no governo, sem garantia alguma que estarão juntos nas eleições, deixando de lado quem realmente veste a camisa e arregaça as mangas por ele.
Recado
Se o boato das mudanças se concretizar e Volnei cortar algumas cabeças no governo, quem sabe não será um bom recado pra quem vive em cima do muro se posicionar e definir de que lado está. Como dizem por aí, ou caga, ou sai da moita. Ai, ai, ai, que dor!
Caiu
O assessor especial do prefeito da city peixeira, o homem do shalom, Nelson Abraão, foi exonerado do cargo ontem. Nelson mandou um diagnóstico para meio mundo, onde detonou a líder do governo, a visceral Dulce Amaral (PL), na piramidal casa do povo, além de lascar que tem mais de 150 projetos no legislativo, além de outras considerações.
Procurou
A grande verdade é que Nelson se deixou levar pelo ego. Cavou a queda do governo, ao mandar o tal de “diagnóstico pra meio mundo”, invés de conversar com o prefeito e a liderança do governo na casa do povo. Além disso, espalhou a cizânia, enquanto estava rezando lá em Aparecida. Quem procura, acha...
Lapa presta contas
Foi prestigiado o evento que marcou os mil dias de mandato do vereador bonzinho Edson Lapa (PL, por enquanto), que ostentou 502 proposições apresentadas até aqui na piramidal casa do povo peixeira, e que destacou em vídeos algumas das principais ações que, segundo ele, mudaram a vida do povão.
Se acotovelaram
Colegas como o vereador da foice e do marcelo, ops, Marcelo Werner (PCdoB), o teacher Acácio da Rocha (DEM), o tucano Robison Coelho (PSDB), além do futebolista Níkolas Reis (Podemos) e da minha ex-musa BBB Anna Carolina (PSDB), foram algumas das lideranças presentes na vídeo-falação.
Rega-bofe
Além da falação, teve também um rega-bofe, presença de eleitores e apoiadores do bonzinho edil, e ocorreu no último sábado à noite na sede da poderoso Mevan. Mas foi na formação da mesa que a coisa ficou séria e apontou o caminho do encontro.
Pra bom entendedor
Dos políticos, apenas Níkolas Reis teria subido no púlpito, como presidente do Podemos, e depois de rasgar seda pro anfitrião, afirmou que ele tem potencial pra estar na majoritária, como prefeito ou vice, e que a certeza é de que estarão juntos. Dado o prestígio e os últimos movimentos, parece mesmo que sim.
Profetizou
Em tons menos políticos e mais de fé, na sequência, foi a vez do pastor Luiz Hermínio dizer que “já sabia”, se referindo ao bom desempenho do colega de Igreja na política peixeira, e que profetizava que Lapa estará (não sabe exatamente quando) sentado em uma das cadeiras estofadas do paço da Vila Operária. Será?
Esquema das Multas
O escândalo do Detranpen, na Mariscolândia, ganhou um novo capítulo. A dona justa mandou congelar os bens dos 17 envolvidos no esquema que tirava as multas dos chegados políticos, segundo denúncia do ministério Público de Piçarras.
Participação
O esquema, denunciado quando a Penha era governada pelo ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), teve a suposta participação de vereadores do PSDB, conforme o ministério Público: Adriano de Souza (Tibeco), Claudinei Pressi, Jefferson Custódio, Juju Capela e Márcia Pinheiro.
Chuncho
Quem também aparece como réu no processo é atual vereador Maurício Brockveld (PROS), que gosta de sair por aí dizendo que é o delator do esquema. Maurício só esqueceu de avisar que a delação dele não foi aceita pelo ministério Público e nem pela Justiça, e ele é réu no processo junto com os outros 16 denunciados.
Telhado de vidro
Maurício, que é da base do governo, tem a mania de bater no peito que ele foi o denunciante do caso. Na verdade, dizem as más línguas da Penha, que quem percebeu o suposto rolo das multas foi a polícia Militar e o próprio Ministério Público. Maurício tá contando que não vai sobrar pra ele, mas lá no processo o nomezinho dele tá no banco dos réus.... Arreda, cambada de bocudos.
