JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Inacreditável
Causou um baita mal-estar no governo do paço da Vila Operária e na sua base na piramidal casa do povo, o ‘diagnóstico’ enviado pelo assessor especial, o homem do shalom, Nelson Abraão, que faz a articulação do governo com o legislativo.
150 projetos
Na missiva, Nelson ressalta que hoje tem 150 projetos do executivo e dos vereadores em tramitação na casa do povo peixeira, e questiona se isso interessa pra sociedade. Abraão, no papéli, coloca proposta pra sanear a situação, dizendo que seria necessário substituir a líder do governo, a visceral Dulce Amaral (PL) que estaria sobrecarregada.
Sobrecarregada
Não feliz, Nelson destaca que deveriam substituir a relatoria da comissão de Legislação (exercida por Dulce) que é colocada, novamente, como sobrecarregada e as presidências da comissão de Legislação e da comissão de Orçamento e Finanças, segundo Nelsoncpra ajustes entre si.
Efeitos políticos
Não contente, Nelson ainda relata os ‘efeitos políticos pela situação diagnosticada’: a) Ausência de respeito à função do legislador, gerando baixa autoestima; b) Inconsistência de unidade e revanchismo eventual no ato de votar; c) Desconfiança inata dos vereadores, transferida inconscientemente para a pessoa do prefeito; d) Busca de vantagens políticas pessoais, em prejuízo à equipe e à boa governança, desvirtuando o princípio da corporatividade política.
Insustentável
Não se sabe se Nelson Abraão anda sobrecarregado, infeliz ou estaria rezando pouco, porque fazer um ‘diagnóstico’ desses e disparar pra meio mundo, além do mal-estar, tornou sua situação insustentável no cargo. Um vereador de oposição ficou de cara e assoprou no zovido do escriba que se Nelson queria sair, deveria conversar com o prefeito e não fazer esse papelão. Ai, ai, ai que dor!
Preocupante
A invasão por um ex-aluno da escola municipal Maria Dutra Gomes, no bairro Dom Bosco, em Itajaí, colocou alunos, professores e a comunidade do entorno do educandário em alerta, e ontem. O ex-aluno, mascarado, pulou o muro da escola e teria jogado rojões pela quadra de esportes. Contido
Um pai de um aluno mais exaltado deu uma cadeirada no ex-aluno e ele foi apreendido pela polícia Militar. Lógico que se trata de um caso isolado e quero crer que uma brincadeira, extremamente infeliz, no dia das bruxas. Contudo, demonstra a fragilidade e a necessidade de maior segurança em nossas escolas.
Tecnologia
Se é impossível colocar segurança em cada escola, o mais eficaz é que se invista em tecnologia, câmeras, sensores que detectem qualquer invasão ou movimentação atípico no educandário. O fato lembrou situações terríveis ocorridas no mundo e no Brasil, onde morreram muitas crianças.
Coelho tá bufando
Quem anda querendo sair das cinzas na política da Mariscolândia é o ex-prefeito Julcemar Coelho, o ex-coelho barbudo. Nas redes sociais, o ex-alcaide, que tentou mas não conseguiu o comando do MDB da Penha na recente convenção, tacôuli o pau na proposta do atual governo em promover um leilão de imóveis para reverter a bufunfa em obras.
Tatuadão
O ex-todo-poderoso tatuadão condenou o leilão que servirá, entre outras obras, pra arrumar uma graninha pra tubular a popular rua da Vala, no Mariscal, que o próprio Coelho abriu e que o povão tanto reclama.
Por quê?
Mas a galera da rua é que tá chiando: se Coelho tá criticando uma forma legal de levantar recursos para tubular e calçar a tal via, entre outras, porque ele mesmo não deixou a rua da Vala nos trinques nos 12 anos em que mandou na prefa?
Desafetação
Leitores da coluna questionaram quanto a baita nova lojona da Havan desembolsou à prefa peixeira pela desafetação da área na rua Bacharel Clito César Rebello. A Havan pagou exatos R$ 4.018.000,00.
Intervenções
O recurso tem sido utilizado pelo município em desapropriações pra fazer aquele novo retorno viário no bairro São judas, com o prolongamento da rua Luciano Pinheiro da Silva e a substituição da rótula do Vanolli e também outras intervenções necessárias para aquela obra, que é orçada em R$ 5,3 milhões.
20 mil
Fato interessante narrado pelo empresário Luciano Hang, na inauguração da sua nova loja em Itajaí, é que receberam 20 mil currículos pra ofertar 200 vagas no empreendimento. O prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), ao falar, disse que Itajaí é a 14ª cidade em geração de empregos com carteira assinada, mas tá demonstrado o quanto ainda se necessita avançar.
Não vem
O ex-vereador Rafa da Padaria (DEM) não deve disputar as eleições de 2020, pra retornar à cadeira estofadinha da piramidal casa do povo. Infelizmente, os pais do ex-parlamentar andam adoentados (saúde!) e Rafa tem se desdobrado para tocar os negócios da família.
Aleluia!
A informação que pipoca é que o presídio feminino do Nossa Senhora das Graças, no Matadouro, em Itajaí, deve ser desativado no dia 19 de novembro. O local foi por muitos anos presídio de homens e mulheres, antes da inauguração no bairro da Canhanduba. Espera-se que o local tenha um bom destino e que colabore com a comunidade do seu entorno.
Movimentação
O vereador presidente da casa do povo da Dubai Brasileira, Omar Tomalih (PSB, por enquanto), tem nas últimas semanas, se movimentado por aí. Além das obrigações como gestor na câmara, o parlamentar também está nas ruas da city dando as caras pro povão.
Perambulando
O entisicado parlamentar tem ido nas noites e nas madrugadas em obras de pavimentação da prefa e em muitas das ruas Omar fez indicações ao prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto). O homi também tá visitando, durante o dia, algumas unidades de saúde, escolas e outros órgãos públicos, pegando as pendengas não resolvidas para cobrar dos responsáveis nas secretarias.
Radares
Tá ficando feio na Dubai a história dos radares. Tem vereador, membros da base do governo, comissionados, fazendo pressão contra a fiscalização. O engraçado é que a maioria dos pontos durou quase todo o governo do prefeito psitacídeo, Edson Periquito (MDB), e parte do governo do pop star. Agora, a turma reclama de novos pontos e da velocidade, em alguns lugares ficou em 40 km/h.
Pedinchos
Saiu em um site da Dubai, esta semana, que somente os nobres vereadores da Dubai fizeram mais de 200 pedinchos de lombadas, mais segurança no trânsito e fiscalização. Muitos desses pedidos feitos por vereadores são publicamente contra a fiscalização. Sei lá, entende? Nem, eu...
Tá perigoso
A coisa tá feia. Nem parece, mas os acidentes na Dubai, registrados pelos órgãos de segurança da city somam mais de 10 por dia, cerca de 1200 em apenas 10 meses. Velocidade e imprudência dos motorasé o principal motivo.
Não desgrudam
Tem suplente de vereador que anda fulo da vida com os titulares das cadeiras da piramidal casa do povo. A excelência excelentíssima não tem obrigação legal de se licenciar. Contudo, ninguém se elege sozinho. E não se reconhecer quem também pegou no pau da bandeira é de lamentar. E, num é?
Com Jesus
O grupo do Artur de Jesus com o PSD peixeiro (existe PSD, em Itajaí?) tem se reunido semanalmente. Toda segunda-feira o pessoal bate cartão e tem recebido, nesses encontros, presidentes de outros partidos e convites pra assinar ficha. Hummmmm...
