JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Consenso
O vereador licenciado, atual secretário de Desenvolvimento Econômico da prefa peixeira, barbudinho Júnior, Thiago Morastoni, juntamente com o prefeito barbudinho Volnei Morastoni, assumiram o comando das negociações para que o MDB chegue num consenso e caminhe unido agora e nas eleições de 2020.
Regatona confirmada!
Acabou o mistério. Itajaí receberá pela quarta vez consecutiva a regatona The Ocean Race, maior competição de vela do planeta, a antiga Volvo Ocean Race. O anúncio oficial foi feito na manhã de ontem, em coletiva de imprensa.
Oficial
O burburinho na imprensa já era grande desde a semana passada e o anúncio oficial foi feito ontem pelo prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Também fizeram parte da coletiva a presidente da Santur, Flávia Didomenico, o vice-presidente da Amfri e prefeito de Piçarras, Leonel Martins (PSDB), e os secretários de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva, e de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.
América Latina
Mais uma vez, Itajaí se consolida como o grande Polo Náutico do Brasil e será novamente a única parada do evento na América Latina. A regatona deve chegar em águas peixeiras no primeiro semestre de 2022 e a expectativa é repetir o sucesso de público do ano passado, quando mais de 440 mil pessoas passaram pela Vila da Regata.
Briga boa
A disputa de Itajaí foi com a cidade paulista de São Sebastião. A proposta catarinense era de 1,5 milhão de euros, sendo 1 milhão do governo da Santa & Bela e 500 mil euros da prefa peixeira. Já os paulistas vinham com uma oferta de 2,5 milhões de euros. No fim, pesou a excelência de Itajaí na realização das paradas nas três últimas edições da prova e o carinho do povo itajaiense com as equipes e velejadores.
Vinha pra Itajaí
Durante a coletiva, o prefeito Volnei Morastoni deixou escapar que estava programada uma visita do prefeito de São Sebastião em nosso município nesta quarta-feira, pra conhecer a estrutura do complexo portuário peixeiro. Mas, provavelmente em função do anúncio da regatona, ele acabou cancelando a vinda.
Estado mais presente
Uma das novidades da próxima edição da The Ocean Race em Itajaí é a participação mais efetiva do governo do estado. Prova disso é o próprio nome da parada divulgado ontem: Santa Catarina Itajaí Host City. Toda a divulgação do evento será promovida pela city peixeira em conjunto com o governo da Santa & Bela, o que deve dar ainda mais visibilidade à regatona.
Bomba a economia
A última edição da The Ocean Race registrou impacto econômico de R$ 83 milhões, 28% a mais do que a parada de 2015. E 75% dessa grana ficou em Itajaí e região. O governo catarina, por exemplo, arrecadou mais de R$ 5 milhões em impostos. A expectativa é que a nova etapa bombe ainda mais a economia.
Boa pra todo mundo
A regatona foi um divisor de águas pra Itajaí, potencializando diversos setores. Um reconhecimento é que até o mentor da primeira etapa a aportar na city peixeira, o ex-prefeito bigodudo Amílcar Gazaniga, foi convidado e esteve na coletiva de ontem. Itajaí ganhou na rede hoteleira, gastronomia, na indústria naval, entre muitas áreas. Seja novamente muito bem-vinda, The Ocean Race.
Lacra!
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto), acompanhava o trabalho de equipe de inspeção de galerias pluviais da Emasa, na avenida Brasil, esta semana quando foi detectada uma ligação irregular de esgoto. O pop star colocou equipamento de segurança, que parece a roupa de um minion, e entrou na galeria para ver a merdança e mandou lacrar na hora.
Isso aí
Fabrício está determinado a despoluir o Marambaia e as águas e rios da Maravilha do Atlântico. Depois de décadas de descaso, é o primeiro prefeito que teve coragem de encarar o problema, inclusive com risco de custo à popularidade, mas pra fazer o que tem que ser feito, tem que ter culhão. O pop star dá um bom exemplo, não é prefeito de gabinete, vai onde está o problema e dá o confere.
Coisarada
A inspeção da Emasa nas galerias pluviais é mais uma ação do conjunto de medidas determinados por Fabrício para resolver o problema de poluição em Balneário Camboriú. Uma nova rede de esgoto está sendo implantada, nova legislação sanitária mais rigorosa está em vigor, a fiscalização do programa Se Liga na Rede já visitou mais de 40 mil residências e quando ligações irregulares são detectadas, o lacre é imediato. Ou faz assim, ou não resolve nunca. Tá certo.
Falta d’água
Ontem pela manhã, o prefeito Elcio Rogério Kuhnen reuniu entidades de classe, vereadores e a empresa Águas de Camboriú para tratar a falta de água na cidade. Foram discutidas as propostas de construção de uma estação de tratamento na cidade e o Parque Inundável.
Parque
O parque seria uma boa opção, pois a cidade conseguiria armazenar água para liberar em épocas como essa, de estiagem. Já a estação de tratamento não mudaria muita coisa, porque o que está em questão é o baixo nível do rio, ou seja, a falta o líquido e não a incapacidade de tratá-la.
Clima quente
Uma cena chamou atenção na reunião: o discurso hipócrita do vereador Jhon Lenon, que utilizando tom político em sua fala, criticou a atual administração por não implantar a estação de tratamento de água e de esgoto. É muita demagogia porque ainda na gestão tucana, em que o vereador foi secretário de administração, a cidade perdeu um importante recurso federal que viria para o tratamento de esgoto e quitaria uma conta com a concessionária.
Entre um peixinho...
O papo que rolou na noite de segunda-feira, na Marejada, entre comensais que se empanturram de uma sardinha frita, é o de que o ex-vereador, ex-candidato a vice-prefeito Maurílio Moraes, deve assinar ficha no partido do peixinho, o PSC, que é comandado por Fábio Rezes, o Fabinho. Maurílio foi o vereador mais votado em 2012, botando na urna 2957 votos.
Lá
Outro nome que tem sido ventilado e pode deixar o partido Solidariedade, comandado por Osvaldo da Mancha Branca, é o da vereadora peixeira que é defensora dos animais, Renata Narcizo. Os bastidores fervilham e se fala na possibilidade de Renata ir para o PDT, comandado pelo vice-prefeito, Marcelo Saldré, ops, Sodré.
Homenagem
A justa homenagem através de uma moção de congratulações e reconhecimento à professora de Itajaí, Patrícia Regina Wanderlinde Alves, proposta pelo vereador Murilo Pereira (PP), na sessão de terça-feira, deixou muita gente emocionada. Patrícia tem contribuído e muito com a educação de nossas crianças e jovens. O reconhecimento é nacional. Parabéns à professora e ao vereador pela lembrança.
Desembucha JC
O leitor dessas mais do que combalidas linhas, além da coluna e do Blog do JC, tem o Desembucha JC, que tem vídeos diários no site do DIARINHO e no YouTube. Bizolha lá e se inscreva no canal. Bora, bora lá!
