Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Consenso


Consenso

O vereador licenciado, atual secretário de Desenvolvimento Econômico da prefa peixeira, barbudinho Júnior, Thiago Morastoni, juntamente com o prefeito barbudinho Volnei Morastoni, assumiram o comando das negociações para que o MDB chegue num consenso e caminhe unido agora e nas eleições de 2020.

Regatona confirmada!

Acabou o mistério. Itajaí receberá pela quarta vez consecutiva a regatona The Ocean Race, maior competição de vela do planeta, a antiga Volvo Ocean Race. O anúncio oficial foi feito na manhã de ontem, em coletiva de imprensa.

Oficial

O burburinho na imprensa já era grande desde a semana passada e o anúncio oficial foi feito ontem pelo prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Também fizeram parte da coletiva a presidente da Santur, Flávia Didomenico, o vice-presidente da Amfri e prefeito de Piçarras, Leonel Martins (PSDB), e os secretários de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva, e de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.

América Latina

Mais uma vez, Itajaí se consolida como o grande Polo Náutico do Brasil e será novamente a única parada do evento na América Latina. A regatona deve chegar em águas peixeiras no primeiro semestre de 2022 e a expectativa é repetir o sucesso de público do ano passado, quando mais de 440 mil pessoas passaram pela Vila da Regata.

Briga boa

A disputa de Itajaí foi com a cidade paulista de São Sebastião. A proposta catarinense era de 1,5 milhão de euros, sendo 1 milhão do governo da Santa & Bela e 500 mil euros da prefa peixeira. Já os paulistas vinham com uma oferta de 2,5 milhões de euros. No fim, pesou a excelência de Itajaí na realização das paradas nas três últimas edições da prova e o carinho do povo itajaiense com as equipes e velejadores.

Vinha pra Itajaí

Durante a coletiva, o prefeito Volnei Morastoni deixou escapar que estava programada uma visita do prefeito de São Sebastião em nosso município nesta quarta-feira, pra conhecer a estrutura do complexo portuário peixeiro. Mas, provavelmente em função do anúncio da regatona, ele acabou cancelando a vinda.

Estado mais presente

Uma das novidades da próxima edição da The Ocean Race em Itajaí é a participação mais efetiva do governo do estado. Prova disso é o próprio nome da parada divulgado ontem: Santa Catarina Itajaí Host City. Toda a divulgação do evento será promovida pela city peixeira em conjunto com o governo da Santa & Bela, o que deve dar ainda mais visibilidade à regatona.

Bomba a economia

A última edição da The Ocean Race registrou impacto econômico de R$ 83 milhões, 28% a mais do que a parada de 2015. E 75% dessa grana ficou em Itajaí e região. O governo catarina, por exemplo, arrecadou mais de R$ 5 milhões em impostos. A expectativa é que a nova etapa bombe ainda mais a economia.

Boa pra todo mundo

A regatona foi um divisor de águas pra Itajaí, potencializando diversos setores. Um reconhecimento é que até o mentor da primeira etapa a aportar na city peixeira, o ex-prefeito bigodudo Amílcar Gazaniga, foi convidado e esteve na coletiva de ontem. Itajaí ganhou na rede hoteleira, gastronomia, na indústria naval, entre muitas áreas. Seja novamente muito bem-vinda, The Ocean Race.

Lacra!

O prefeito pop star Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto), acompanhava o trabalho de equipe de inspeção de galerias pluviais da Emasa, na avenida Brasil, esta semana quando foi detectada uma ligação irregular de esgoto. O pop star colocou equipamento de segurança, que parece a roupa de um minion, e entrou na galeria para ver a merdança e mandou lacrar na hora.

Isso aí

Fabrício está determinado a despoluir o Marambaia e as águas e rios da Maravilha do Atlântico. Depois de décadas de descaso, é o primeiro prefeito que teve coragem de encarar o problema, inclusive com risco de custo à popularidade, mas pra fazer o que tem que ser feito, tem que ter culhão. O pop star dá um bom exemplo, não é prefeito de gabinete, vai onde está o problema e dá o confere.

Coisarada

A inspeção da Emasa nas galerias pluviais é mais uma ação do conjunto de medidas determinados por Fabrício para resolver o problema de poluição em Balneário Camboriú. Uma nova rede de esgoto está sendo implantada, nova legislação sanitária mais rigorosa está em vigor, a fiscalização do programa Se Liga na Rede já visitou mais de 40 mil residências e quando ligações irregulares são detectadas, o lacre é imediato. Ou faz assim, ou não resolve nunca. Tá certo.

Falta d’água

Ontem pela manhã, o prefeito Elcio Rogério Kuhnen reuniu entidades de classe, vereadores e a empresa Águas de Camboriú para tratar a falta de água na cidade. Foram discutidas as propostas de construção de uma estação de tratamento na cidade e o Parque Inundável.

Parque

O parque seria uma boa opção, pois a cidade conseguiria armazenar água para liberar em épocas como essa, de estiagem. Já a estação de tratamento não mudaria muita coisa, porque o que está em questão é o baixo nível do rio, ou seja, a falta o líquido e não a incapacidade de tratá-la.

Clima quente

Uma cena chamou atenção na reunião: o discurso hipócrita do vereador Jhon Lenon, que utilizando tom político em sua fala, criticou a atual administração por não implantar a estação de tratamento de água e de esgoto. É muita demagogia porque ainda na gestão tucana, em que o vereador foi secretário de administração, a cidade perdeu um importante recurso federal que viria para o tratamento de esgoto e quitaria uma conta com a concessionária.

Entre um peixinho...

O papo que rolou na noite de segunda-feira, na Marejada, entre comensais que se empanturram de uma sardinha frita, é o de que o ex-vereador, ex-candidato a vice-prefeito Maurílio Moraes, deve assinar ficha no partido do peixinho, o PSC, que é comandado por Fábio Rezes, o Fabinho. Maurílio foi o vereador mais votado em 2012, botando na urna 2957 votos.

Outro nome que tem sido ventilado e pode deixar o partido Solidariedade, comandado por Osvaldo da Mancha Branca, é o da vereadora peixeira que é defensora dos animais, Renata Narcizo. Os bastidores fervilham e se fala na possibilidade de Renata ir para o PDT, comandado pelo vice-prefeito, Marcelo Saldré, ops, Sodré.

Homenagem

A justa homenagem através de uma moção de congratulações e reconhecimento à professora de Itajaí, Patrícia Regina Wanderlinde Alves, proposta pelo vereador Murilo Pereira (PP), na sessão de terça-feira, deixou muita gente emocionada. Patrícia tem contribuído e muito com a educação de nossas crianças e jovens. O reconhecimento é nacional. Parabéns à professora e ao vereador pela lembrança.

Desembucha JC

O leitor dessas mais do que combalidas linhas, além da coluna e do Blog do JC, tem o Desembucha JC, que tem vídeos diários no site do DIARINHO e no YouTube. Bizolha lá e se inscreva no canal. Bora, bora lá!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Achutti mira à assembleia

JotaCê

Achutti mira à assembleia

Kruschewsky na CPMI

Coluna Esplanada

Kruschewsky na CPMI

SC reforça parceria com a Argentina

Coluna Acontece SC

SC reforça parceria com a Argentina

SOS Rio Bonito do Iguaçu

Charge do Dia

SOS Rio Bonito do Iguaçu

Quem ama não mata

Via Streaming

Quem ama não mata




Blogs

 Carta Náutica: quando o amor vira mar

VersoLuz

 Carta Náutica: quando o amor vira mar

Pegou fogo

Blog do JC

Pegou fogo

Homenagem ao Almirante Tamandaré com praça e busto

Blog do Magru

Homenagem ao Almirante Tamandaré com praça e busto






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.