JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Resgate da Marejada
A 33ª edição da Marejada tem mostrado o resgate da maior festa do pescado do Brasil. Desde 2017, quando o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) assumiu o comando da prefa peixeira, o festerê mudou de patamar.
Voltou
Liderada também pelo competente secretário de Turismo, Evandro Neiva, a Marejada voltou ao calendário das festas de outubro e hoje pode ser considerada a segunda mais atrativa e bem organizada da Santa & Bela, só atrás da Oktoberfest, na galega Blumenau.
Festa familiar
Uma das grandes marcas dessa edição da Marejada é a presença de muitas famílias. São crianças, jovens, adultos e idosos aproveitando a culinária à base de frutos do mar, chope de qualidade, atrações culturais e musicais e ainda muitas opções para os pequenos, como parque de diversões e até espaço kids climatizado. A festa tem dado orgulho aos itajaienses.
Valorizando os nossos
Os comerciantes locais também estão felizes da vida com a valorização que estão tendo na maior festa do pescado do país. Restaurantes de Itajaí, como Sako Cheio, Bokerão DuPera, entre outros, estão presentes.
Profissionalismo
Várias cervejarias artesanais da city peixeira também ganharam espaço pra comercializar seus produtos diferenciados. Tudo com muito profissionalismo e transparência, coisa que, convenhamos, tava faltando no passado, quando a Marejada era feita meio que “nas coxas”.
Decoração e segurança
E os cuidados com a Marejada não param por aí. Todos os ambientes estão muito bem decorados, facilitando a localização dos visitantes. Além disso, a segurança também ganha destaque, com câmeras de monitoramento, além de policiais militares, civis e guardas municipais circulando pela festa e garantindo o bem-estar do povão.
Padrão privado
Quem foi à Marejada, que vai até o dia 20 de outubro, aprovou e disse que vai repetir. Muita gente tem dito que a festa, que tem entrada gratuita à comunidade, tem o mesmo nível de entrega de grandes eventos privados, onde rola cobrança de ingressos.
Parabéns!
Sabemos que no ente público sempre tem muita burocracia e fazer um evento deste nível exige competência e profissionalismo. Meus parabéns ao prefeito Volnei Morastoni e a toda equipe que tem ralado pra entregar uma grande Marejada a todos nós!
Vai pra cima
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), vai pra dona justa com uma Ação Popular com pedido de liminar pra brecar a viagem da vereadora Juliethe Nitz (PL), que pretende viajar pra África do Sul, sob o argumento de se capacitar para os enfrentamentos das causas da mulher e a recém criada Procuradoria da Mulher na casa do povo da Maravilha do Atlântico.
Pé no chão
A professora e vereadora da Mariscolândia, a bela Juraci Alexandrino (MDB), implantou a Procuradoria da Mulher no legislativo de Penha. Trabalhou pra que outros legislativos, como a terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, inclusive BC, e a leleia, também implantassem. Fez com o pé no chão, sem precisar ir pra África passear, ops, capacitar-se. Parabéns, Juraci!
Esfarelando
O PSL do outro da vala também tá se esfarelando. O prefeito cabeça lustrada, Emilio Vieira (PSDB), conseguiu um empréstimo de 19 milhões do Finisa e quem anda lucrando com a história seria o ex-candidato a deputado estadual, Ademar Popaye, que é presidente da sigla e virtual pré-candidato a prefeito. Andam dizendo que quem conseguiu foi o Popaye. Algo sem pé e nem cabeça.
Velha política
A raça da língua solta diz que o empréstimo que foi conseguido em véspera de ano eleitoral, em cima da tampa, tem intuitos eleitoreiros. E que Popaye que tá vendo o seu PSL despingolar com as declarações do líder maior, o presidente Jair Bolsonaro de rejeitar a sigla, pensa seriamente em seguir o presidente.
Silêncio sepulcral
Na city peixeira o silêncio é sepulcral sobre o futuro do PSL, depois que Jair Bolsonaro declarou que o presidente nacional do partido tava queimado e que esquecessem o partido. O presidente deputado estadual, Onir Mocelin, e sua vice, a deputada Ana Campagnolo, nem um pio.
Quem com ferro fere...
O inferno astral do promotor Ambiental da Maravilha do Atlântico parece não ter fim. No DIARINHO do último sábado saiu uma matéria contando sobre um suposto crime ambiental na proriedade do homem em Itapema. Oh dor!
Fiscalização
Segundo a matéria, Isaac teria construído uma casa às margens do Rio Areal que abastece Itapema, mesmo com o parecer contrário dos fiscais ambientais, o doutor promotor não deu bola e construiu a casa em área de preservação permanente, desobedecendo as leis que ele, mais que ninguém, conhece.
Multa e demolição
Mesmo tendo decisão por multa e demolição, isso nunca foi cumprido. A multa deixaram prescrever e a demolição nunca ocorreu. E, agora, quem vai responder por essa omissão? A casa vai continuar lá no terreno? Será que o promotor do Meio Ambiente ou da Moralidade de Itapema não vão se manifestar?
Mídia
Nos últimos meses o promotor tem dado entrevistas à mídia para atacar empreendimentos na Maravilha, entre eles a loja do veio da Havan e a Roda Gigante. Ambos os empreendimentos ganharam ações na dona justa para prosseguir, demonstrando que estão de acordo com a legislação.
Helicóptero de ouro
O promotor também está no centro da polêmica envolvendo o avião de rosca, ops, helicóptero, doado a PM da Maravilha por 8,3 milhões. Caso que tem muito a ser investigado ainda.
Correição
Os linguarudos de plantão que andam pelo fórum de Balneário Camboriú sopraram a este socadinho que a 5ª promotoria, que é a do promotor do Meio Ambiente, Issac Sabba Belota, estaria sofrendo uma correição, mas tudo muito sigiloso e sem informações para nós mortais. Da mesma forma que ocorre com o processo de punição do ex-promotor do Meio Ambiente, André Melo.
Proeza
Um dos efeitos nefastos da estruturação das forças de segurança na Santa & Bela Catarina, com a formação do colegiado que tem rodízio de secretários na presidência da pasta, foi retirar absolutamente todo o poder do titular da Segurança Pública sobre as ações do Detran. O órgão catarinense, que sempre foi considerado um dos melhores do Brasil, passou a ser subordinado ao governador.
Burocrático
E vem tomando decisões, como a exigência de CNPJ para os peritos examinadores de trânsito, que devem onerar o bolso do cidadão lá na ponta. Além de tornar o serviço, que era ágil, mais burocrático. Uma proeza. É o único caso no Brasil onde o comando da Segurança não tem poder sobre o Detran.
Articulação Nacional
Perdigueiros da coluna captaram que tem tudo para que o Lucas Esmeraldino deixe a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico e vá pra secretaria de Articulação Nacional, cujo titular, Diego Goulart, deixa o cargo e assume o Inmetro.
Pegou pesado
O comentário do jornalista Luiz Carlos Prates de que mulheres que são vítimas de violência física e piscólogica são ‘frouxas e nojentas’, incomodou, com razão, muita gente. Foi infeliz. Por mais que tenha tido o objetivo de dizer que essas mulheres deveriam enfrentar a situação. Muitas mulheres nessas condições não têm como berrar e nem pra onde ir. Precisam de apoio e não de críticas.
Desembucha JC
Além da coluna e do blog do jornal mais lido do sul do mundo, o leitor destas mais do que atazanadas linhas, tem o Desembucha JC, vídeos diários no site do DIARINHO e no YouTube, onde o socadinho escriba dá um plá. Bizolha lá meu povo!
