JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Trio parada dura
No último sábado o trio parada dura formado pelo prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), o secretário de Obras, Dedé Gonçalves, e o primeiro ministro, Jean Sestrem, visitaram obras espalhadas pela city peixeira. Rolou o primeiro vídeo ‘Vem Comigo’, onde o alcaide mostra o catatau de ações que vem sendo empreendidas pela prefa em Itajaí.
Inegável
É inegável a transformação urbana e as melhorias por toda Itajaí. Avenidas, ruas, praças, pontes, entre outros se tornando realidade, preparando a city pro futuro.
Conselho Tutelar
Fecho a coluna antes do resultado da eleição do Conselho Tutelar, mas, inegavelmente, as forças políticas de toda região de situação e oposição arregaçaram a manga da camisa e batalharam pra eleger os ‘seus’ conselheiros. Alguns de forma escrachada. Outros na moita.
Pedindo
Dirigentes partidários e membros de governo pediam nas redes sociais e zapzap votos para os seus escolhidos ao Conselho Tutelar. E, tem que dizer, muitos preparados, mas outros só com Jesus na causa...
Crianças e adolescentes
Muitos participaram pra se gabaritar às cadeiras estofadinha dos legislativos. Conselheiro tutelar é um cargo importantíssimo que tem por ordem zelar direitos de nossas crianças e adolescentes. Espero que os eleitores tenham pensado muito mais nas crianças e adolescentes...
Mudanças
A jornalista Andréa Artigas, atual chefona da imprensa da prefa da Dubai brasileira, tem tudo pra assumir a direção de comunicação e TV da câmara de vereadores. Ela substituirá Waldemar Cezar Neto, o Mazinho, que irá trabalhar numa empresa de São Paulo.
Queriam
O troca-troca, segundo os perdigueiros da coluna, teria sido acertado entre o prefeito pop estar Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto) e o presidente da câmara, Omar Tomalih (PSB, enquanto o prefeito estiver na sigla).
Em Sampa
Andréa esteve na semana passada na capital paulista, onde conheceu o sistema de comunicação do governo João Doria (PSDB). Seus cicerones foram o secretário de Comunicação, Cleber Mata, e o coordenador de Estratégia, Rodrigo Bastos, do governo paulista.
Desafio
O desafio do prefeito Fabrício será um nome pra ocupar o cargo de Andréa. Muitos almejam a cadeira, mas falta competência e é necessária a devida formação em jornalismo. Daí...
Nunca foi
O vereador Arlindo Cruz (MDB) diz que o busão da Apae da Dubai brasileira entregue na semana passada foi graças a um pedido seu ao deputado federal Valdir Colatto (MDB). Ele lembra que nunca foi a Brasília. Seria um tapa de luva de pelica aos seus pares que vira e mexem tão na capital da República, garganteando que foram buscar verbas. Oh, dor!
Desembucha JC
Assistam aos vídeos do Desembucha JC, com o socadinho escriba, no site do DIARINHO e no canal Desembucha JC, no YouTube (se inscreve lá, deixa o like e comenta, meu povo!). Os vídeos diários vão ao ar sempre às 17 horas. Obrigado a todos que bizolharam o primeiro vídeo nesse novo desafio profissional deste temente ao Altíssimo.
Se converteram?
O presidente de honra do Podemos da Santa & Bela, Paulinho Bornhausen, acompanhado do presidente da sigla em terras peixeiras, futebolista Níkolas Reis, além de outra pá de filiados, como o boa praça Beto Graf, prestigiou o tradicional café da manhã da Mevan no último sábado.
Render
A conversão, por enquanto, parece que fica por conta mesmo do vereador Edson Bonzinho Lapa (PL, por enquanto), que tá com os dois pés na sigla. Essa foto estampada na coluna diz mais do que parece, e deve render bastante nas rodas políticas da city nos próximos dias.
Cresce
Com o próprio Paulinho, que tem fama de não abandonar seus parceiros, empenhado em avalizar a filiação de Lapa, tanto o nome do edil cresce, como cresce o time que vem se montando o Podemos de Itajaí, que vai acabar sendo um fiel da balança ano que vem. Vamos ver.
Apagou
No último sábado foi publicada, no nosso DIARINHO de todos os dias, a portaria de exoneração do ex-chefão da COSIP, Anderson dos Santos, que ficou quase três anos à frente da pasta na Dubai brasileira.
Apagada
Esse socadinho, na última vez que esteve à noite na Dubai Brasileira, percebeu que havia muitas luzes apagadas, e soube pelos línguas frouxas que faz quase um ano que a cidade não tem empresa de manutenção para fazer o serviço. Oh dor!
Incompetência
Não há outra explicação para deixar uma cidade como Balneário Camboriú às escuras por tanto tempo, um ano daria para ter contratado alguma empresa. Fez bem o prefeito em trocar o que não está funcionando, pois falta pouco tempo para acabar o mandato e até agora não mostrou ao que veio na área de iluminação.
Vazou
A exoneração de Anderson dos Santos vazou na sexta-feira à noite, antes da publicação da portaria, por conta de uma matéria publicada num site da Dubai, e causou um tremendo mal estar, inclusive entre os edis da base do governo no grupo de zap da casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo.
Nomeação
O rolo não se deu por conta da exoneração, mas sim pela nomeação de Anderson, no cargo de sub prefeito da Barra, e na mesma hora que saiu a notícia, no grupo dos vereadores da Dubai, o vereador Gelson Rodrigues (PSB) teria escrito que se a notícia fosse verdadeira ele deixaria de ser líder do governo Fabricio Oliveira. Ai, ai, ai que dor!
Faz o que eu falo?
Quando a notícia da nomeação correu os grupos da city praiana, teve uma carrada de gente metendo o sarrafo sem dó e piedade, até porque o próprio prefeito Fabricio Oliveira era um ferrenho crítico do cargo, tanto que nunca havia nomeado ninguém para ocupá-lo em quase três anos. Assim não phode! Assim não dá!
Culatra
Se a intenção do alcaide era dar visibilidade a Anderson, que já se lançou pré-candidato para o ano que vem, parece que o tiro saiu pela culatra, pois além de levar pau dos eleitores e moradores da Barra, ainda corre o risco de perder o líder do governo na câmara. Será que vale a pena?
Kinder Ovo
Quem passa pela casa do povo na Dubai e vê o prédio por fora, parece que está tudo novinho em folha, mas a casa já foi apelidada de Kinder Ovo, pois quem vê por dentro tem sempre uma surpresa, pode ser uma cachoeira no plenário ou rachaduras nas paredes. É reforma que nunca acaba, desde quando o Moacir Schmitt (PSDB) era o presidente, e já se vão 11 anos.
Quanto já custou?
Onde estão os vereadores que se dizem fiscalizadores de tudo, mas não fiscalizam a própria casa? Será que tem medo de se indispor ou seria medo de achar algo errado e daí ter que tomar uma atitude? Trabalho tem bastante, basta saber se querem mesmo ser os fiscalizadores. Ano que vem tem eleição.
Proibir
O vereador Otto Quintino, o Pingo d’Ouro (PRB), apresentou projeto na piramidal casa do povo pra proibir malabarismos com facas, instrumentos cortantes ou inflamáveis nas vias públicas. A preocupação de Otto é que tem malabarista que fica nas sinaleiras, jogando aqueles trecos pontudos e pegando fogo pra cima. Otto teme um acidente.
RetroSC
Foi um sucesso o 5ª edição do RetroSC, que aconteceu no Campeche, na capital manezinha, no último sábad Existe hoje uma crescente da paixão pelos jogos, computadores e videogames antigos. Uma legião de fãs e um mercado que cresce.
Sucesso
O RetroSC, que teve a sua 4ª edição no Instituto Federal de Camboriú, contou com a presença de centenas de pessoas, inclusive de outros estados. Fui lá dar uma bizolhada. Quem sabe, um dia desses ocorre em Itajaí?
Pegando a barda...
O vereador John Lenon Teodoro (PSDB), da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, tá pegando a barda do seu colega da Dubai, o Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP). John postou uma foto com um cartaz com a frase: “O Governo não quer que eu fiscalize”.
