JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tá fora
A raça de infelizes assopra nos ouvidos deste socadinho escriba e temente ao Altíssimo que o presidente da piramidal casa do povo, vereador Paulinho Amândio, teria renunciado à vice-presidência do PDT peixeiro, na última sexta-feira, puto dos cornos.
Sacudo
Os bocudos lascam que Paulinho anda sacudo com a condução política de Marcelo Saldré, ops, Sodré, à frente dos seguidores dos preceitos brizolistas. A gota d’água teria sido a eleição do conselho tutelar. Sodré e sua patroa Katia Sodré estariam boicotando alguns candidatos da própria sigla e beneficiando outros. O que é isso, companheiro?
Faz tempo
Paulinho Amândio teria confidenciado aos mais próximos que tem sido leal a Sodré desde o início da legislatura, mas esse comportamento do casal e a vaidade de uma candidatura natimorta, teria desconstruído a base do PDT e enfraquecido a sigla na city peixeira.
Fato
Se for verdade que Paulinho tá cabreiro, não é de se estranhar, pois até cego vê o isolamento de Sodré no governo e no campo político. Suas pernadas solitárias, os rompantes da patroa e a porta na cara de uma carrada de correligionários quando sentou na janela, fez com que muitos descontentes começassem a se mexer pra outras bandas. Será?
Conta
Se continuar assim, Sodré corre o risco de chegar no período eleitoral sem nenhum vereador e sem candidatos na sigla, o que lhe colocaria em situação dramática para renovar o contrato com o prefeito Volnei Morastoni (MDB) , emplacar a vaga de vice sonhando com a possível sucessão do barbudinho. Oh, dor!
Vice do vice
Com a saída do vice presidente do PDT, Paulinho Amândio, vai ficar complicado para Sodré exigir alguma coisa do próprio prefeito barbudinho. Se ele trata o próprio vice do partido com deslealdade e indiferença, vai cobrar o que de alguém?
Mesma tecla
Durante a inauguração da mega loja da Havan, na Dubai brasileira, no último sábado, o empresário “Loro José”, digo, Luciano Hang, mais conhecido como “Véio da Van”, declarou publicamente o seu descontentando com a burocracia que “freia empreendimentos e ferra com empreendedores desse Brasilzão de meu Deus”.
Tempo
Saltitante de alegria e com seu jeito espalhafatoso, Hang pegou na corda, digo, falou no microfone sobre o desafio que foi esperar por seis longos anos até que todas as licenças e os trâmites fossem cumpridos e agradeceu à família Caseca.
Sete milhões
A família Caseca é a proprietária do terreno, e aguardou todo esse tempo, deixando de receber o equivalente a sete milhões de reais, valor correspondente aos seis burocráticos anos, período em que poderia estar sendo pago o aluguel, desde quando Hang sinalizou interesse pelo local.
Mega
A mega loja está posicionada estrategicamente no principal acesso da Dubai, na frondosa avenida do Estado Dalmo Vieira, via que leva o nome do meu mestre e saudoso fundador do DIARINHO, visionário e destemido veio Dalmo.
Se arrasta
Dalmo, lá de riba e mesmo com toda a paz celestial, deve estar intrigado ao ver uma obra como a Havan ficar pronta em três meses, enquanto a vizinha casa do povo enfrenta uma reforma que já se arrasta por mais de um ano e meio.
Ciúmes
A inauguração da Mega Loja foi o principal assunto na Dubai, no finde. Dizem os línguas frouxas de trapilho que o fato que mais chamou a atenção do povão que se acotovelava entre as atrações da nova loja e pelo carisma do proprietário que bateu foto até com o entregador de folhetos, foi o fato do showman Luciano Hang ter citado o nome do ex tudo, Leonel Pavan, mais de uma vez.
Mais que o Loro...
Hang citou Pavan, entre as honrarias e agradecimentos o que acabou deixando um creu, digo, certo ar de ciúmes. Cruzzzzes! ... Pavan foi o primeiro a chegar e no maior estilo candidato, cumprimentou e abraçou mais que o Loro, digo, Luciano, confidenciou um observador mais atento.
Prêmio
A coluna há umas duas semanas atrás falou sobre a quase vias de fato na secretaria de Turismo da Dubai, que culminou na exoneração do Eduardo Iba, e não é que estávamos certos? O prefeito pop star vai colocá-lo em outro cargo, agora no Funsevir, segundo alardeia aos quatro cantos o próprio Iba.
Rejeitado
Na semana que passou o exonerado participou de alguns eventos promovidos pelo governo e a recepção não foi das melhores, pois nos corredores da secretaria de Turismo, os linguarudos falam o que aconteceu de verdade e não o que é falado para tentar proteger uma possível agressão que poderia ter ocorrido se a turma do deixa disso não agisse.
Até quando
Até quando aqueles que não somam em nada ao governo, que segundo o próprio prefeito Fabrício Oliveira seria técnico, e que na verdade só estão ali por acordos políticos se manterão nos cargos? Mesmo após esse rolo todo. Onde estão as novas ideias? Parece que as velhas práticas estão voltando no governo da Dubai.
BC Port
O socadinho escriba já se posicionou contrário ao projeto megalomaníaco do tal BC Port que pretende construir em pleno mar e na boca da barra do rio Camboriú, um atracadouro de navios. O que vai conturbar ainda mais aquela região.
Tava lá
Interessante ver que na foto o ministro da Pesca, que é da city peixeira e, em tese deveria estar batalhando por um ‘porto turístico’ em Itajaí, estava todo lampeiro e sorridente na foto em Brasília, com o grupo que pretende implantar o projeto.
Entrar na onda
O prefeito de Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), também quer surfar nessa onda, e pretende idealizar um ‘porto seco’ e um atrativo pra receber os turistas que hipoteticamente chegariam de navios, através de catamarãs. No local, iriam vender bugingangas. Isso se os turistas não morressem sufocados pela fedentina e podrição do rio Camboriú nas bandas da cidade que lhe concede o nome.
Rolos
Desde supostos documentos falsos pra que o projeto se concretize até ameaças ao empresário Júlio Tedesco que revelou ao espaço, no final de 2017, que teria recebido vários telefonemas no meio da noite da figura fazendo ameaças.
Boas notícias
A deputada estadual bonitona Paulinha da Silva (PDT) esteve em Brasília com representantes do hospital Marieta Konder Bornhausen. Existe sinalização da liberação de recursos da ordem de R$ 4 milhões pra compra de equipamentos para o prédio novo do nosocômio.
Poucas & boas...
* Reunião do MDB estadual nesta segunda-feira promete ser quente. O partido anda sem rumo. Deputados estaduais encostaram-se no governo Carlos Moisés pra ter atendimento de pleitos e recursos. O que é legítimo, faz parte da política. O problema é que a aproximação com falas de estar junto em 2022, com a indicação de vice, anda incomodando outras alas e tem 2020 na porta. * Empresário e mentor de separar o interior do restante de Itajaí, Vandelino Raimondi, anda ventilando que é pré-candidato a prefeito em 2020. Hummm...* O ex-alcaide de Navega-City, Bob Carlos, do PSD, que é pré-candidato a prefeito dengo-dengo, quer se firmar como liderança regional da sigla. Semana passada, participou de conversas em Itajaí e Balneário Camboriú. * Apesar do símbolo da pombinha branca da paz, o PSB de Itajaí, segue dividido entre egos, vaidades e interesses, na busca pelo comando da sigla na city peixeira. *Tem vereador da região que nomeou um candidato à conselheiro tutelar e, aparentemente, estaria usando a estrutura do seu gabinete em prol da candidatura. Num phode! *O ferry-boat tinha voltado à tona, o valor das passagens na eterna discussão da travessia entre Itajaí e Navegantes. Mas, aparentemente, morreu na casca. Próximo à eleição, ressurge, com certeza...
Empresa da Marinha
O prefeito Volnei Morastoni (MDB) não tem deixado escapar boas oportunidades e isso contribui muito pra Itajaí ser hoje uma das cidades mais desenvolvidas da Santa & Bela e do Brasil. Um bom exemplo rolou na manhã de sexta-feira, quando foi firmado compromisso pra instalação da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) da Marinha do Brasil na city peixeira.
