JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Ganhou
Durante a semana o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) ganhou mais uma queda de braço na luta pelo direito de concluir a tão sonhada via Portuária. Via que já foi do município e acabou federalizada e que parou ligando o nada a lugar algum.
Cedeu
Depois de muita luta, finalmente, o governo federal abriu mão da via e vai liberar os projetos executivos para que a prefa possa licitar e reiniciar a obra que deve tirar definitivamente os caminhões da Reinaldo Schmithausen e Caninana, levando os brutos por um acesso controlado ao porto da city peixeira.
Boa nova
Quem trouxe a boa nova ao prefeito foi o primeiro ministro do governo morastônico, Jean Sestrem, e o “mestre de obras” peixeiro, Auri Pavoni, direto do DNIT. O frenesi tomou conta dos dois que são vistos como tratores do barbudinho pela persistência e resolutividade. Acelera, Itajaí!
Agora vai!
Perdigueiros da coluna dão conta de que, finalmente, a prefa peixeira resolveu o impasse jurídico que bloqueou as obras do centro da city. O terreno que bloqueava a passagem da ligação da rua Uruguai com a Heitor Liberato vai ser liberado e o centro deve ganhar nova dinâmica com profundas e estruturantes modificações. Oxalá!
Timaço
O ano de 2019 parece estar sendo infinitamente melhor para o prefeito barbudinho, depois que ele acertou o time e ajustou o campo com a reforma administrativa. É flagrante que a cidade deu um salto de qualidade e o trabalho está chegando para o povão.
Unidos
O prefeito de Porto Belo, Emerson Stein (MDB), e o vice-prefeito Elias Cabral (PSD), visitaram a choupana ontem. Emerson revelou que é pré-candidato à reeleição e que a chapa que venceu o pleito em 2016 continua com Elias de vice.
Pré-candidato
Na última semana a política navegantina ficou agitada por conta do anúncio de um novo nome pra prefa da city do outro lado da vala. Trata-se do professor universitário Elvis Roni Bucior, que filiou- ao PRTB, sigla do vice-presidente Mourão. Já tem gente dizendo que o homem vai dar trabalho.
Pau comeu
O caldo entornou na piramidal casa do povo peixeira na última sessão. Excelências excelentíssimas da oposição e até mesmo da base do governo malharam o pau na atitude da líder visceral Dulce Amaral (PR) e do bigodudo Laudelino Lamim (MDB).
Morrer na casca
Dulce e Lamim deram parecer contrário na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, fazendo morrer na casca o projeto de lei do atucanado Robison Coelho (PSDB) que isentava os microempreendedores individuais (MEIs) de todas as taxas municipais.
Picuinha
A proposta que beneficiaria cerca de cinco mil itajaienses tinha tido parecer técnico favorável da Procuradoria da piramidal, tinha o apoio, inclusive, de vereadores da base de sustentação do governo, e acabou barrada por picuinha política. Dulce e Lamim foram caceteados pela oposição e pela situação, sem contar o povão que está despejando adjetivos pejorativos na dupla nas redes sociais.
Isso é motivo?
O que tem chamado atenção é a alegação do bigodudo Lamim para ter assinado o parecer contrário ao projeto que isentava os MEIs. Diz ele que foi contra porque não teve tempo de analisar a proposta. Vale lembrar que o projeto foi protocolado na Câmara em fevereiro, ou seja, sete meses atrás.
O projeto
O projeto do tucano alterava uma legislação municipal para adequar as normas peixeiras à legislação federal. Desde 2014 há o entendimento da união que os municípios devem isentar os Microempreendedores Individuais de todas as cobranças de taxas.
Vai recorrer
Porém, para entrar em vigor, a norma precisa passar pelo aval das câmaras municipais. O que foi melado esta semana em Itajaí. Coelho já avisou, através de suas redes sociais, que vai recorrer da decisão.
Povo não aceita
Barrando o projeto que beneficiaria o povão, Dulce e Lamim atiraram no próprio pé. Isso porque o eleitor não quer saber quem é o pai da criança. Quer mesmo é ver a coisa funcionar e vai cacetear quem insistir em fazer a velha política da picuinha e politicagem. Oh, dor! Oh, vida!
Cidadania
O partido Cidadania foi lançado do outro lada do vala, em Navega-City. Alexandre Fagundes é o presidente. Uma renca de outros partidos, sendo que o MDB é o principal deles, se bandeou para a sigla do número 23.
Apresentar
O evento serviu pra apresentar o partido à comunidade, suas ideias e a Executiva da sigla, composta pelos seguintes membros: Alexandre Fagundes – Presidente; Mayco Vieira – Vice-Presidente; Arnoldo Bento – Tesoureiro; Joni Miranda – Tesoureiro Adjunto; Sérgio Trimmer – Secretário; Sueli Couto – Secretária-Adjunta; Audi Clenio – Presidente do Cidadania Jovem; Vilma Bernardes – Presidente do Cidadania Mulher.
Abobrões
Uma pá de abobrões prestigiou o lançamento da Executiva do Cidadania: o prefeito de Navegantes, Emílio Vieira, o vereador Cirino Cabral, o Cirinho Malvadeza, os secretários de Turismo e Assistência Social, Gleydson Henrique Cassiano e Maria José Flor, respectivamente, os ex-prefeitos de Navegantes, Aderbal Ramos Cabral e João José Fagundes, e o ex-vereador Joel Couto.
Zarpar
Vários políticos com mandatos que estavam presentes ao evento do Cidadania de Navega-City aguardam a janela do ano que vem pra entrar na sigla. O MDB é um deles que pode perder membros, como o Cirininho Malvadeza. Hummmmm...
Big brother
Sessenta e três câmeras bizolhudas de monitoramento foram lançadas ontem na Dubai brasileira, a maioria já está funcionando, algumas até com reconhecimento facial – inclusive um malaco já foi guentado por uma delas.
Integração
As novas câmeras são parceria do município com a polícia Militar, numa união das forças integradas de segurança que atuam na cidade juntando homens da secretaria de Segurança de BC, PM, Civil, Bombeiros, IGP e Consegs. Um modelo a ser copiado, diga-se de passagem.
Inova BC
Também lançado em Balneário Camboriú o programa Inova BC que terá reuniões, encontros e workshops juntando as cabeças que tratam da Nova Economia na Dubai brasileira em torno de um novo marco legal para fomento das atividades de inovação na city.
Lei da Inovação
A previsão é a formatação de uma lei de Inovação para a cidade até fevereiro do ano que vem. Segundo sabichões do setor, um golaço do prefeito pop star Fabrício Oliveira, que busca promover na cidade um setor que produz mercadorias e serviços com alto valor agregado, emprega muitos jovens e paga salários bacanas.
Doentes renais
Avançou na leleia projeto de lei que equipara os doentes renais crônicos às pessoas com deficiência para o preenchimento das vagas legalmente reservadas a este segmento da população no âmbito da administração pública estadual. O PL, de autoria do deputado coronel Mocellin, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
Inclusão social
Segundo ele, a matéria tem a intenção de promover inclusão social e dar mais dignidade a este grupo. “A vida de um doente real crônico não é nada fácil. São de três a seis sessões de hemodiálise por semana e inúmeras outras limitações na vida e no mercado de trabalho em razão dos problemas de saúde”.
Monotonia
A prefa da Dubai brasileira teve tanta pressa em entregar a obra do novo molhe da Barra Norte, que acabou sisquecendo que uma obra é feita em partes e que que após a colocação das pedras, há uma outra licitação para a urbanizar o local.
Vácuo
Segundo uma fonte deste pançudo escriba, foi até pedido para que a empresa responsável pela obra que diminuísse o ritmo, de forma a não deixar aberto um vácuo tão grande entre a obra pronta e acabada, mas o cronograma foi cumprido à risca para não dizerem ou até contestarem judicialmente, que a culpa pelo atraso foi da empresa.
Quase
Agora a obra está ‘pronta’ em partes, aguardando uma nova etapa e certamente até a câmera bizolhuda para monitoramento da obra deve estar uma monotonia só. Já não se justifica mais nem o seu custo de manutenção, se é que ainda está no ar. Né?!
