JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Univali e a câmara de vereadores
Na noite da última terça-feira, foi a vez da piramidal casa do povo itajaiense prestar sua homenagem à nossa universidade maior da city peixeira pelo seu aniversário de 55 anos. Noite de festa com casa cheia. Os fofoqueiros disseram que foi bonito de ver.
Discursos emocionantes
Os pássaros que lá estavam assoviaram para esse escriba temente ao Altíssimo de que as falas dos vereadores Paulinho Amândio (proponente), Nikolas Reis e Murilo Pereira, representando os nobres edis, foram muito precisas e emocionantes, fazendo alguns edis e até mesmo presentes do grande público puxarem o lencinho branco.
Transparente
A fala comum na piramidal é que, agora sim, temos uma universidade aberta, transparente, com gestão profissional em todas as suas áreas e, até que enfim, sem muros (algo que este escriba tanto criticou no passado).
Idealizador da logomarca
Quebrando o protocolo, o reitor Valdir Cechinel Filho, o Sabiá, chamou ao plenário o servidor da nossa casa de leis, Edson Luiz Peixoto, popularmente conhecido como Bafo, para que explicasse ao grande público presente na sessão da piramidal os significados da logo da Univali, por ele desenvolvido há quase 30 anos num concurso com outros artistas, do qual saiu vencedor, tendo, na ocasião, sendo muito aplaudido. Parabéns à piramidal, à Univali, e ao Edson Bafo.
Enrolação
Duas semanas depois de ter sido protocolada, a CPI do transporte público na piramidal ainda não saiu do papéli. Perdigueiros da coluna dizem que a instauração parou na procuradoria da piramidal, que é tocada por comissionados indicados por vereadores governistas. O que será que temem tanto?
Não é de hoje
A fuçada nos problemas que envolvem o transporte público deve apurar, entre outras coisas, segundo as línguas de trapo, o bicho papão que motivou o suplente, ex-tucano Claudinho do Espinheiros, a retirar a assinatura do documento. Será que foi negociação de cargo? Só faltava...
Base estremecida
A última sessão da piramidal casa do povo mostrou pra plateia a baita queda de braço perdida pela líder governista Dulce Amaral (PR) e o já pra lá de cansado bigodudo Laudelino Lamim (MDB). Acredito que deveriam deixar a CPI acontecer. Porque no final das contas, vai mostrar que não existe um monstro nessa história do transporte público.
Perderam
Depois de não conseguirem convencer os colegas governistas a reprovarem o pedido de urgência ao projeto de lei que isenta os microempreendedores de taxas, proposto pelo líder da oposição Robison Coelho (PSDB), os líderes do governo tentaram retaliar segurando o projeto do suplente Airlon Jaques (PSC).
Não deu
Utilizando o quase sempre mudo Fernando do Ônibus (PDT), os governistas tentaram impedir a votação do projeto que prevê a parada dos busos durante a noite para dar mais segurança às mulheres. Uma emenda do vereador bonzinho Edson Lapa (PL) estendeu a medida aos idosos e deficientes. Mesmo com a pressão do governo, o projeto acabou aprovado.
Importante é o povo
Os bastidores da política peixeira, assim como é comum nas demais cidades também, mostram essas quedas de braço. Mas a cada dia que passa as excelências excelentíssimas precisam entender que o importante é o que é melhor para a comunidade. Se a proposta for boa, pouco importa se ela veio de fulano ou beltrano. O povo vai querer saber é quem votou contra ou a favor. Isso é fato.
Bem na foto
A city peixeira tem se destacado como uma das mais desenvolvidas do país. É o que apontou o ranking Connected Smart Cities, apresentado recentemente pela empresa de consultoria Urban Systems. A pesquisa aponta Itajaí como o melhor município da Santa & Bela em urbanismo (24ª no ranking nacional), 5º melhor do Brasil em governança e 16ª cidade mais inteligente.
Vem crescendo
Os números mostram que Itajaí vem melhorando ano a ano e que o trabalho na cidade tem sido bem feito. Prova disso é que a city peixeira saltou 15 posições de 2018 pra 2019 e hoje ocupa a 20ª posição geral de cidades mais desenvolvidas.
Endoidou
O vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, que é presidente dos seguidores brizolistas da city peixeira, fez um discurso anti-Bolsonaro durante a sessão solene do níver da Univali, lascando que existe um desmonte do ensino superior. Quem pegou na corda foi o vereador Airlon Jacques (PTB) que avisou que vai pra tribuna, na sessão desta quinta-feira, responder ao Saldré. Eitcha!
Conselheiros ou vereadores?
Tem campanha para o Conselho Tutelar na região que mais parece campanha pra excelência excelentíssima. Material supimpa, equipe, acordos. Provavelmente quem hoje postula um cargo no conselho sonha acordado com uma cadeira estofadinha no legislativo.
