JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sem taxas
Os nobres edis peixeiros devem apreciar na sessão de hoje (24), na piramidal casa do povo, o pedido de urgência ao projeto de lei que isenta todos os microempreendedores individuais (MEIs) de Itajaí das taxas pagas à prefa. O projeto é do atucanado Robison Coelho (PSDB).
Conforme a lei
A proposta de Coelho é adequar o município à legislação federal, ajudar quem tem a iniciativa de empreender e fomentar novos negócios. O projeto é constitucional e para começar a valer já para o ano que vem, precisa ter a urgência e o texto aprovados pelos vereadores peixeiros e ser sancionado pelo prefeito. Iniciativa bacana.
Sixplicar
O vereador Leonardo Piruka, do PP, foi chamado pelo Conselho da Juventude da Dubai brasileira para explicar porque foram desaprovadas as contas do programa Projovem Trabalhador referentes ao tempo em que o edil foi diretor de Assistência à Juventude, entre 2009 e 2012.
Prestação de contas
O conselho da Juventude vai pedir as explicações a Piruka sobre a dona justa querer a devolução de quase 400 mil reais para o governo Federal da grana disponibilizada na época para o Projovem Trabalhador, alegando não cumprimento da meta pactuada e irregularidades na prestação de contas do dindim então sob sua administração... Ai, ai, ai que dor!
No dos outros
Livre atirador na câmara da Dubai brasileira, Piruka vai de pedra à vitrine no caso. Conhecido por bater lata e acusar no plenário e nas redes sociais seus opositores de incapacidade administrativa e de serem maus gestores, terá que explicar ao conselho um caso cabeludo em que, pelo menos aparentemente, há flagrante de má gestão ou, no mínimo, de incapacidade administrativa. Ou não?
De volta ao passado
Bocas de lata lascam que Piruka se elegeu em 2012 com o capital político adquirido neste programa para jovens entre 18 e 29 anos, em que seu próprio pai era professor e sua atual assessora parlamentar era responsável pelo registro dos alunos no sistema do Projovem. Hummm... Arreda raça de bocudos, seus infelizes!
Ruídos
Deve esquentar o clima na leleia entre o governador do estado, Carlos Moisés, e três deputados da região da galega Blumenau. O Bombeiro aposentado esteve ontem na city da Oktoberfest, mas o cerimonial do Centro Administrativo não convidou os deputados da região: Ismael dos Santos (PSD), Ivan Naatz (PV, por enquanto) e Laercio Schuster (PSB, por enquanto).
Apadrinhado
Na terra dosalemón, o único convidado a participar dos atos governamentais foi o deputado estadual Ricardo Alba (PSL), correligionário e nome avalizado pelo coronel à disputa municipal do próximo ano. Até o prefeito da cidade, Mário Hildebrandt (PSB), só ficou sabendo da muvuca de Moisés no domingo. Nos bastidores e nos grupos de zapzap, a prática, pouco republicana, pegou muito mal.
PRTB dengo-dengo
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) inaugurou do outro lado da vala, a sua sede na semana que passou. O presidente da sigla em Navegantes, Leandro da Silva, afirmou que o partido veio a Navegantes pra ficar.
Política do bem
O presidente do PRTB dengo-dengo lembrou que sem os partidos não há democracia no país. Ressaltou que a política não é do mal, pelo contrário, ela é do bem, mas para isso precisamos trazer pessoas sérias pro processo.
Lava Toga
O Haroldo Ichiban, coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), juntamente com o Gabriel Zanon, vão promover às 19h desta terça-feira uma manifestação em prol da CPI da Lava Toga no Congresso Nacional, em frente da Justiça Federal na city peixeira. Haroldo convida quem queira participar para o procurar através do fone (47) 99781-4383.
Pesquisa na praça
Saiu uma pesquisa quentinha sobre como está o prefeito Emerson [MDB] e o seu vice o Prof. Elias [PSD]. Estão na ponta da tabela e o prefeito alcança 66,67% da aprovação, que é a soma de Ótimo (20,44%) e Bom (46,23%). Nos tempos atuais ter ótimo em mais de 20% é uma façanha. O vice-prefeito Prof. Elias também não deixou por menos beirando 40% de aprovação.
Rejeição
Muitos especialistas dizem que o que deve ser visto primeiro é a rejeição dos mandatários. É aí é que a coisa fica bem. Disseram que o desempenho do prefeito é ruim ou péssimo 8,73% da população de pesquisa. E a rejeição do vice é ainda mais baixinha: 4,96%. A pesquisa revelou algumas curiosidades muito interessantes.
É de equipe...
Quando as pessoas foram perguntadas sobre o motivo da avaliação o quesito “Gestão” foi o mais acionado. Isso quer dizer uma coisa muito boa: que o resultado é do grupo e não só do prefeito. Quando a equipe está alinhada e o prefeito mantém os pés no chão a população reconhece.
Atrativa
Outra coisa interessante é que uma parte significativa dos moradores está morando ali em Porto Belo há não mais do que cinco anos (20,83%). É o maior índice que apareceu entre as pesquisas feitas em Porto Belo. Para o prefeito, a cidade ficou mais atrativa para empregos com a instalação de novas empresas que empregam muita gente.
Porta de imigração
E para o Prof. Sérgio Januário, da Exitus Comunicação e Pesquisa, isso quer dizer que Porto Belo é a terceira porta de imigração: “Começou com Balneário Camboriú e Camboriú, passou para Itapema e agora está em Porto Belo, imigração que está sempre ligada ao desenvolvimento da cidade e seu entorno”, fala o professor sabichão.
