JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Univali em festa
A universidade maior da city peixeira provoca alegria na cidade nesses momentos de comemorações. A satisfação está estampada em toda a comunidade, sejam alunos, professores ou funcionários ativos e aposentados, além de pesquisadores internacionais participando de eventos científicos.
Homenagens
Na noite do dia 19, quinta-feira, nem as fortes chuvas que castigaram a região tiraram o brilho da solenidade de homenagem àqueles que, desde 1964, construíram a história de 55 anos do Ensino Superior em Itajaí. Na pomposo evento, houve, também, a entrega de títulos a dois renomados professores pesquisadores.
Honoris Causa
Os homenageados da noite, Cesar Luiz Pasold, e Arturo San Feliciano, são personalidades muito conhecidos no meio acadêmico, por suas trajetórias científicas de grande relevância. A honraria, aprovada pelos conselheiros da Universidade, foi concedida em razão da contribuição expressiva que ambos têm dado para o desenvolvimento da Univali.
Prefeito feliz
As gaivotas e andorinhas presentes disseram que o ambiente era de total alegria, emoção e muita motivação. O prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), presente durante todo o evento, elogiou muito a Univali, e destacou a parceira da prefa em vários projetos de grande impacto para o desenvolvimento da city peixeira e demais municípios da Amfri.
Até os alunos...
Quebrando o protocolo do chiquetoso evento comemorativo, até mesmo o Diretório Central dos Estudantes (DCE), geralmente oposição às administrações na universidade, mas felizes com a nova forma aberta e transparente da atual equipe de gestores conduzir os rumos da nossa Univali, entregou uma baita homenagem ao reitor Valdir Cechinel Filho.
Não
Parece que o homem forte do partido da pombinha branca na city peixeira é o ex-presidente do Marcílio Dias, o Abelardo Lunardelli. Frente ao questionamento que o PSB estaria desunido na city peixeira, Abelardo afirma que não pode estar desunido aquilo que não foi estabelecido e que a executiva estadual está sendo reestruturada.
Forte
Lunardelli enfatiza que Itajaí é uma cidade importante para a sigla, levando em consideração que o prefeito pop star Fabrício Oliveira pode permanecer na sigla, o que torna a região forte para futuras eleições à deputado estadual e federal. Abelardo revela que está mantendo contato com lideranças políticas para apresentar a estrutura e as perspectivas em Itajaí e região.
Semana que vem
Já o presidente estadual do PSB, Adir Gentil, em contato com a coluna diz que tem conversando com Abelardo, Vilson Sandrini e o Fábio Rezes, o Fabinho, que é presidente do PSC. Além da ex diretória da sigla que pode ou não permanecer. Gentil diz que na próxima semana estará em Itajaí pra dar os encaminhamentos da sigla.
Comilança partidária
Uma vez por mês o Podemos, Solidariedade, Avante e Cidadania têm se reunido pra jantar na casa de um dos integrantes das siglas e manter contato pra uma possível ajuntamento eleitoral pra 2020. Há quem diga que o Progressistas, também estaria pra entrar na mesa dos comensais. Interessante que na comilança participam presidentes de partido e representantes de siglas.
Dança da chuva
O presidente da casa do povo da Dubai brasileira, Omar Tomalih (PSB, por enquanto), pegou a obra externa do legislativo iniciada pelo ex-presidente, Roberto Bem Claro de Souza, o rei das diárias (MDB), 90% concluída. Já se foram nove meses e o homem que adora falar em economia e eficiência não conseguiu terminar. É parto de elefante. Seria essa a gestão transparente e inovadora, lascam as línguas de tatuíra?
Shalom
Os linguarudos de plantão alardeiam que, desde que Omar assumiu, teria feito questão de renovar a equipe da empresa terceirizada. E que o requisito principal é fazer parte da sua igreja. Olha que coisa inovadora... É um tal de Shalom pra cá e pra lá... A raça da língua estirada diz que daqui a pouco vai ter culto no plenário. Arreda, raça de infelizes, vocês não vão pro céu.
Visita
O diretor da secretaria de Turismo da Dubai brasileira, Ramon Iba, visitou a choupana na tarde de ontem. Iba reconheceu que teve um desentendimento interno com o secretário da pasta, Valdir Walendoski. Mas que em momento algum teria sido no sentido de quase rolar vias de fato. Iba garante que tá tudo bem e que tem uma história no turismo da cidade.
Contribuir
Iba diz que conversou com o prefeito e, inclusive, teria colocado seu cargo à disposição. Mas que está tudo bem entre ele e o secretário e que o fato tomou uma dimensão exagerada. O diretor afirma que está engajado em muitos projetos, um deles é o do Natal deste ano que, segundo ele, promete maravilhar turistas e os nativos da cidade.
Pegou fogo
Apesar da chuva e as baixas temperaturas da última quinta-feira, o clima esquentou na casa do povo da capital da pedrada e ex do tiro ao vereador. Na hora de votar requerimento da vereadora Jane Stefenn (Rede), o seu colega de parlamento Ângelo Gervásio pegou na corda e foi pra cima da vereadora Inalda do Carmo (DEM). Disse que Inalda era a rainha das diárias e que vai fazer um projeto contra diárias dos vereadores. Ui!
