JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pesca
O deputado estadual Felipe Estevão (PSL) visitou pela primeira vez a choupana e conversou longamente com o colunista. Felipe tem focado a questão da pesca e os problemas que o setor tem enfrentado nos últimos tempos. A polêmica lei das 12 milhas do governo do Rio Grande do Sul, tem sido uma dessas lutas.
União
Após a visita ao socadinho escriba, Estevão participou de reunião no Sindipi, onde estava o Sitrapesca, pescadores artesanais, entre outros envolvidos. O fruto da reunião foi que o governador Carlos Moisés (PSL) irá receber os representantes da pesca, na próxima quinta-feira, às 11h, pra cientificar-se sobre o nebuloso tema e tomar as rédeas da situação.
Entrar na briga
O governador Carlos Moisés tem que entrar na briga pra proteger e garantir a pesca pra milhares de pescadores da Santa & Bela Catarina. E o seguimento não espera outra atitude do mandatário-mor do estado.
Puxadinho de prefeito
A administração do prefeito pop star Fabricio Oliveira (PSB, por enquanto), resolveu “inovar”, no penúltimo ano do mandato, com um projeto de reforma administrativa com quase três anos de atraso e, que no final, mesmo sendo uma espécie de puxadinho, não vai acontecer agora.
Despachou
O pop star despachou pro legislativo da Dubai brasileira, na quinta-feira, no início da noite, o projeto pra almejada reforma administrativa e nem bem chegou na casa e já está causando um baita mal estar até para própria base. O projeto pretende uma economia de 2% (isso é quase nada, pra não dizer que não é nada), mas parece mais um livreto de receita de bolo que um projeto de reforma.
Supetão
Teve excelência excelentíssimas que, ontem, endoidou e postou nas redes sociais sobre o tema, criticando o projeto e a forma em que foi concebido, no final do governo, e pra tentar conter a avalanche de críticas que o projeto recebeu antes mesmo de entrar em pauta.
Ano que vem
Até a secretária de Administração, Karine Gomes, correu pra emissora de rádio explicar que só seria feito a partir do ano que vem, porque tinha os prazos legais para cumprir, além de todo o trâmite legislativo. Então tá!
Eleitoreira?
Fico aqui pensando, coçando o devastado cocuruto da cachola, que se a reforma que já está sendo tratada como “puxadinho” do prefeito pode considerar alguma economia, para ano eleitoral, parece soar como medida eleitoreira.
Pecou
Nos comentários nas redes sociais e nos botecos e cafés da Dubai, grande parte acha que o alcaide pop star pecou em não ter feito a reforma no início do seu governo, conforme prometido. Hoje paga o alto custo da omissão.
Determinação
O único “puxadinho” que foi enviado para câmara durante a administração do prefeito Fabricio, foi por determinação do Ministério Público, mas mudaram nomenclaturas e mantiveram a folha no limite prudencial.
Conta
Atualmente mais de 50% da arrecadação vai para mover a máquina dos servidores públicos. O prefeito Fabrício já foi orientado até pelo TCE, mas preferiu continuar com uma folha inchada e insustentável. Uma hora a conta chega.
Reforma milionária
A piramidal casa do povo tem um projeto que os linguarudos de plantão lascam que tá orçado em mais de meio milhão de reais, pra dar uma embelezada na fachada do prédio, fazer uma praça e melhorar o estacionamento de desembarque.
Projetos
Vários projetos arquitetônicos foram apresentados, mas nada de rolar licitação pra obra. Não vejo necessidade premente de dar uma embelezada na fachada pra torrar um monte de dinheiro. Além disso, de que adianta discurso de que estão economizando e devolvendo valores no final de cada ano pra prefa, se estão doidos pra torrar grana pública no prédio.
Faz de conta
Apesar de que essa historinha de que a câmara devolve um percentual para a prefaé apenas brincadeira. A prefa faz de conta que estrebucha e o legislativo faz de conta que recebeu e tá devolvendo. Mas parece que o caixa tá cheio transbordando e querem deixar a fachada do prédio chiquetosa. Mas, também, quem é o presidente mesmo? Tá chegando 2020...
Vai que....
O mago do Gravatá voltou à carga pra comentar a política do outro lado da vala e lascou que o vereador Cirininho Malvadeza (MDB), encostou no Emílio, que parece gostar do chamego e espera que surja daí um fenômeno que marcará a história de Navega e salvará o seu cambaleante governo. Tô na área...
Garantir
O Malvadezinha, dizem as línguas afiadas, antes de mais nada, precisa garantir os privilégios, pessoais e os para os mais chegados. De acordo com os linguarudos mais perversos do outro lado da vala, esta aliança, outrora improvável, Cirininho x Emílio, parece que vai facilitar o trabalho da oposição no próximo ano.
Caranguejo
As seguidas frustrações com a atual gestão em terras dengo-dengo, têm causado bastante ansiedade em alguns segmentos da sociedade. Pudera! A cidade parece caranguejo. Por isso o ânimo por mudanças anda elevado.
Perguntas
O que vem dando errado na gestão pública de Navega Beach? Será que existe algum diagnóstico que aponta o continuísmo como responsável pela atual letargia? E isto resulta na falta de soluções reais para os problemas socioeconômicos mais profundos que a city vive?
Barba de molho
Será que chegou a hora de segmentos que sempre estiveram à margem da política colocar a barba de molho e não esperar passivamente que a crise seja superada no próximo mandato?
