JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Suspenso
A dona justa suspendeu, na tarde de ontem, o processo de cassação contra o prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Elcio Bisturi Kuhen (MDB). A decisão é da juíza da Vara da Fazenda Pública, Alessandra Mayra da Silva de Oliveira. O advogado do prefeito Élcio, Dr. Marcelo Vrenna, informou que a juíza analisou as ilegalidades apresentadas durante todo o rito de cassação.
Votação
A votação que buscava tirar o prefeito da cadeira, já estava agendada para a tarde da próxima segunda-feira, e deixou o grupo dos nove vereadores, o famoso G9, com a bola murcha. A decisão vem do Judiciário e mostra que a votação seria politicagem, afinal, se não fosse, o judiciário não suspenderia.
Ruth vai mudar
Em entrevista coletiva, ontem a tarde, o prefeito pop star, Fabrício Oliveira, anunciou mudança no sistema de atendimento do Hospital Ruth Cardoso que passa a ser referenciado, isto é, fecha a porta aberta que atende a todos os municípios da microrregião e passa a atender dentro das características para as quais foi projetado.
5 meses
O prazo para o início do novo sistema é de 150 dias, período em que serão abertas mais duas unidades de pronto atendimento, a do bairro das Nações e a do bairro dos Municípios, que se juntam ao PA da Barra e às unidades de saúde. Com a mudança do sistema, a expectativa é a melhoria da qualidade de atendimento e a salvaguarda de vidas.
Superlotação
Bancado pelo município de Balneário Camboriú em 75% de seus custos e atendendo toda a microrregião sem ajuda de mais ninguém, além de recurso do governo federal via rede Cegonha, o Hospital Ruth Cardoso teve que fechar sua sala de emergência 12 vezes nos últimos dois meses, o que evidencia um hospital trabalhando além de sua capacidade e, portanto, sem garantia de atendimento de qualidade aos pacientes.
Favas contadas
Que o município teria que tomar uma decisão em relação ao Hospital Ruth Cardoso eram favas contadas. Não faz sentido uma cidade bancar sozinha o atendimento da microrregião. Quase 40% do atendimento do PS do Ruth é de outros municípios, 64% dos partos são de fora. Essa bola foi cantada diversas vezes e ninguém, especialmente o governo do Estado, se mexeu. Agora…
E tem outra
Melhor mesmo redimensionar o fluxo e buscar atendimento de qualidade do que atender gente em corredores e de qualquer jeito. A estrutura do hospital não é adequada ao volume de pacientes. Foi demostrado na coletiva que o hospital é municipal e foi projetado para atender 135 mil habitantes, e atende atualmente uma população de 300 mil da microrregião. Aí não dá ne?
Rasante
Quem deu um rasante na Choupana, ontem, foi o secretário Executivo do PSDB do Estado e ex-prefeito da Mariscolândia, Evandro dos Navegantes, juntamente com o ex-vereador também de Penha e assessor do deputado estadual Vicente Caropreso, Adriano Tibeco.
PSDB se reúne
A dupla de emplumados contou que na segunda-feira, dia 12, em Floripa, acontecerá a reunião com todos os coordenadores das regiões do PSDB do estado, visando as eleições de 2020.
Tá em todas
O prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), passou pela choupana na tarde de ontem. E revelou as andanças que fez esta semana em Brasília e no Rio de Janeiro, solicitando investimentos e apresentando as potencialidades da city peixeira.
Brasília
Pra muitas coisas fluírem bem na cidade, o prefeito depende do apoio do governo federal. Por isso estar engajado com o primeiro escalão do presidente Bolsonaro é fundamental. Volnei tem sido recebido sinalizações positivas para seus pleitos e esperamos que as promessas da União virem realidade.
Educação
É o caso dos recursos pra construção de duas importantes creches em Itajaí. Os repasses estão atrasados, mas com a insistência do barbudinho, deverão ser concluídas ainda esse ano, pra alegria das famílias do São Vicente e Cordeiros.
Porto
Em agenda com o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, o general Ramos, o prefeito de Itajaí também tratou de pautas muito importantes pro porto peixeiro.
