JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Venha fazer parte da maior coligação do sul do mundo: Gororoba do JC!
Recado das urnas
Às vésperas da Gororoba do JC, que este ano promete, vale falar um pouco dos recados enviados pelos eleitores nas últimas eleições e do clima geral da política brasileira. Parte dos recados das urnas parece ter sido entendida por alguns políticos e outra parte nem tanto, ou pero no mucho.
Regra de ouro
À parte das discussões ideológicas, a reviravolta política que assolou o país me parece apontar um eleitor que quer decisões políticas e enfrentamento de muitas das questões nacionais e locais que precisam ser tomadas, mesmo que muitas delas difíceis, mas que o eleitor já cansou de esperar. A regra de ouro é enfrentar os entraves e fazer o país andar.
Reforma da Previdência
Uma dessas decisões difíceis, sem dúvida, foi a reforma da Previdência que foi aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados esta semana e que agora segue para o Senado, onde a expectativa de aprovação com poucas alterações parece próxima de acontecer. Reforma essa, a meu ver, pouco discutida, de fato, e que parece mais atender as expectativas do mercado e menos as do trabalhador.
Posso estar errado
Mas para mim não ficou claro, ou foi pouco divulgado, por exemplo, as restrições impostas às aposentadorias especiais que beneficiam políticos, os membros da burocracia dos poderes, militares, judiciário, e outras categorias que têm previdência especial e aposentam seus membros com altos salários e benefícios, enquanto o povão se ferra.
Estados e municípios
Nessa questão da Previdência, no entendimento deste humilde escriba, a não inclusão de estados e municípios no pacote da reforma é o grande calcanhar de Aquiles do projetos votado. A reforma aprovada resolve boa parte dos problemas do governo Federal, mas e aqui embaixo? Como é que fica?
Assunto na mesa
O tema deve ser um dos assuntos dos que vem à Gororoba pra forrar o bucho com uma deliciosa feijoada, tomar aquela cerveja emocionalmente gelada e falar de um tema que é de suma importância para o desenvolvimento do país e que para o povão em geral anda mais por baixo que fiofó de sapo: a política. Então venha e participe. A Gororoba, acima de tudo, é um lugar de discussão política.
Decisões importantes
Localmente, quem parece ter entendido direitinho o recado das urnas de 2018 e de 2016 é o prefeito pop star, Fabrício Oliveira, que não tem tido problema em enfrentar questões prementes da Dubai brasileira que vinham sendo empurradas com a barriga faz tempo. A questão da poluição do rio Marambaia está sendo encarada pelo prefeito pop star e medidas efetivas estão sendo tomadas.
Nova rede de esgoto
A mais recente delas, a nova rede de esgoto que está ampliando a capacidade de captação do esgoto da região que circunda o Marambaia e promete efetividade no combate à poluição do rio, medida que se soma a uma fiscalização mais intensa e rigorosa aos focos poluidores, decisão corajosa de quem quer enfrentar o problema ambiental na cidade.
E com plus...
A instalação da nova rede de esgoto aproveita espaço na galeria de drenagem da avenida Atlântica, tornando a obra mais rápida e barata, uma solução criativa que dá resposta ao problema dentro das limitações impostas ao poder público de exercer ação efetiva aos problemas reais diante da falta de recurso e a legislação complicada que engessa governos que não apostam em inovação. Show de bola.
Emprego e renda
Fabrício tocou bem, também, questões estruturais da cidade que dizem respeito a criação de emprego e renda ao desenvolver e fazer andar projetos que irão levar a Dubai brasileira a reinventar e cristalizar o turismo da cidade, um dos grandes motores da economia local.
Pontal
Como a obra do novo molhe do Pontal Norte, em andamento, e o velho sonho da reestruturação da faixa de areia da Praia Central, que nunca esteve tão próximo da realidade.
Olhar diferenciado
O pop star Fabrício Oliveira tem um olhar próprio às questões que importam e tem a coragem de enfrentar os desafios com ações, marcas que respondem ao recado das urnas que falei anteriormente.
