Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Bateu o martelo?


Bateu o martelo?

Perdigueiros da coluna atestam que no dia de ontem o prefeito barbudinho fechou questão e trouxe para seu staff o ex delegado Rui Garcia para comandar a secretaria de Insegurança, ops, de segurança pública da city peixeira.

Ponta

Rui Garcia é conhecido e reconhecido por Itajaí. Fez carreira na polícia Civil e se aposentou com louvor no cargo de delegado, chegando a ocupar o cargo de delegado regional. Membro atuante da sociedade, ativista social e goza de alta respeitabilidade junto ao povo peixeiro. Autoridade no tema segurança e competente no que faz. Finalmente!

Esperança

Nos últimos tempos o prefeito barbudinho teve muitas dificuldades para destrinchar esse projeto que nasceu de um forte apelo social. A instalação de uma guarda Municipal com servidores altamente treinados e com currículo de alta categoria, exigiu muito da paciência.

Agora vai

Com as qualidades do Dr. Rui Garcia, VM deve respirar aliviado, pois além de o homem dominar todas as questões que envolvem a segurança pública e suas relações, ele tem todo o traquejo de gestão da coisa pública e a vivência político-social do sistema. A coluna deseja boa sorte e muito sucesso!

Discurso fácil

O povo que vive o dia a dia da política peixeira tá de olho na atuação do vereador e radialista Rubens Angioletti (ainda PSB e com praticamente os dois pés no PSL). Os bocudos lascam que o edil anda adotando um discurso raso de crítica ao governo municipal, mas faz boca de siri quando o assunto são os governos estadual e federal, que têm feito bem menos do que a turma do prefeito Volnei Morastoni (MDB).

Duas posturas

Angioletti, que tá em vias de ir pro partido do presidente Jair Bolsonaro, e agora é só elogios às ações e até mesmo a falta de ações de Estado e União, tem criticado o governo Volnei por conta do empréstimo internacional que tá possibilitando a Itajaí realizar uma série de obras, mesmo neste momento de crise pelo qual passa a maior parte dos municípios.

Achou caro

O vereador radialista lascou, dia desses, na tribuna, que era muito alta a taxa de juros do empréstimo de 62,5 milhões de dólares que a prefa pagará em mais de 10 anos pra encher a city de obras. Mas a título de comparação, o valor que a prefa vai pagar de juros é menos da metade do que pratica o BNDES e a Caixa Econômica Federal, isso ainda diluído na próxima década.

Bem mais barato

Os valores do empréstimo internacional do Fonplata são considerados extremamente atrativos no mercado, tanto que uma carrada de citys pleiteia, mas poucas conseguem. Será que seria tão ruim pra Itajaí? Hummm...

Em dólar

Uma das justificativas de Angioletti é o fato de o valor ser em dólar e poder variar pra cima e pra baixo em relação ao real. Mas se pensar bem, com o dólar baixando e como agora o edil virou defensor de Bolsonaro, fica uma dúvida: será que ele não acredita num bom governo do PSL ou só quer tentar desqualificar o governo municipal que poderá se fortalecer ao realizar obras pela city peixeira?

E os empréstimos federais?

Bocudos de plantão deixam uma sugestão pro vereador radialista. Angioletti poderia fazer um requerimento ou até nota de repúdio ao Governo Federal, que agora defende tanto, pedindo pra baixar as taxas de juros do povão sofrido que adquire imóveis financiados pela Caixa Econômica Federal.

Camada mais pobre

Lá sim, na camada mais pobre da nossa sociedade, quem compra uma casinha ou apê acaba pagando o valor de até três imóveis no total, bem mais do que o empréstimo de Itajaí.

Mudança radical

Angioletti, aliás, mostra falta de critério ou de linha ideológica com sua possível troca do Partido Socialista Brasileiro (PSB) pro Partido Social Liberal (PSL). Entrou na câmara como representante socialista, de esquerda, e do dia pra noite muda de ideologia pra ser liberal, de direita.

Aproveitar a onda?

Será que o que vale agora é apenas aproveitar a onda? Depois de eleito, lascam os fofoqueiros, vira as costas pro partido e se agarra onde tem mais chances de continuar mamando. Ai, ai, ai, que dor!

Grave, muito grave

O atual diretor-presidente do Semasa, topetudo Osvaldo Gern (PR), foi condenado a 1 mês e 10 dias de detenção porque segundo o juiz da 1ª vara criminal da city, praticou advocacia administrativa, que é atender interesse privado no exercício do cargo público. O processo ainda é desdobramento da operacao Dupla Face, desencadeada em 2015.

Multa não, detenção

O magistrado chegou a falar na decisão que “a multa, contudo, não é suficiente para punir a conduta reprovável do acusado” determinando a detenção do Gern, que como é réu primário, pode substituir por pena alternativa.

Pode recorrer

É claro que o topetudo deve recorrer da decisão ao tribunalão em Floripa, mas sabichões dizem que é muito pouco provável que reverta a decisão, porque os diálogos no processo são prova cabal. Se a decisão for confirmada lá, Gern fica inelegível e não poderá ocupar mais cargo público por força da lei da Ficha Limpa.

Gororoba do JC

Em agosto acontece a 13ª Gororoba do JC. O maior ponto de encontro da política catarinense, e promete ser o maior de todos os eventos. E com uma baita homenagem. Não fique de fora! Contatos – JC (47) 98842.9084 (zapzap) – jcdodiarinho@gmail.com - Maria do Carmo (47) 99770.9090 (zapzap).


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Pavan vai demitir lá da China

JotaCê

Pavan vai demitir lá da China

A revolução humana da criação

Artigos

A revolução humana da criação

Cartão-postal

Clique diário

Cartão-postal

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Charge do Dia

Fotógrafo encontra peixe com pneu preso no bico

Cercando conexões

Coluna Esplanada

Cercando conexões




Blogs

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Blog do Magru

Vereadores cobram prestação de contas da Festa do Colono

Moisés federal

Blog do JC

Moisés federal

 Carta Náutica: quando o amor vira mar

VersoLuz

 Carta Náutica: quando o amor vira mar






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.