JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Maldaner
O deputado federal Celso Maldaner é o novo presidente do MDB da Santa & Bela Catarina. Levou a presidência na Convenção estadual da sigla, no finde, contra o senador Dário Berger que sonhava construir uma candidatura ao governo do Estado, em 2022. Maldaner obteve 39 votos, contra 31 favoráveis a Dário.
Ponderaram
O Manda-Brasa da região tentou há alguns dias ponderar pra que houvesse apenas uma candidatura ao mando de campo do partido. Propondo união em torno de um nome. Contudo, tanto Dário quanto Celso quiseram buscar no voto dos convencionais a presidência de um dos maiores partidos do estado.
Sem sentido
No finde circulou informação de que o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) poderia sair do MDB e engrossar as fileiras do Democratas. Informação que foi desmentida pelo próprio alcaide, que segue forte no Manda-Brasa.
Acuado
O prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, anda acuado pela câmara de vereadores. A maioria é de oposição e quer lhe apear da cadeira no tapetão, sendo que foi democraticamente eleito. O processo que segue no legislativo e pode lhe cassar o mandato é muito mais político do que jurídico.
Cara de paisagem
Além da apatia que tomou conta do governo pela situação, tem muita gente que não colabora, o que prejudica muito mais a cidade do que o governo do prefeito que está de plantão.
Mais de cem
O presidente da câmara, o Zeca Mandão, ops, Zeca Simas (PSD), que quer desgrudar o prefeito da cadeira do paço pra assentar seus glúteos na estofadinha, disse em alto e bom som, na última sessão do legislativo, que o governo do prefeito Elcio tinha alojados mais de ‘150 estrangeiros’. Não duvido, apesar de acreditar ser exagero a quantidade citada.
Pra todo lado
Realmente se for cavoucar, em Camboriú, Navegantes, Itajaí, Balneário, Itapema, Bombinhas, entre outras cidades da região, irão encontrar sicrano de lá, fulano daqui. Principalmente quem perdeu a eleição em 2016, conseguiu alojar em outra cidade os seus... Isso, fora a importação de cargos, evidenciando que ou não tem ou não se acredita no potencial de casa...
E...
...tem ainda o nepotismo cruzado que permeia, esperneia e se espalha em todos os poderes. Mãe de um lá, filho de outro cá. Mulher ali, sobrinho e por aí vai, em um festival despudorado e desavergonhado com o intuito de repartir as tetas e burlar a lei do nepotismo. Uma imoralidade de corar.
Bom
Vortemos a Camboriú, onde se lamenta que é a cidade que tem menos dindim na região da Amfri pra tocar projetos e obras que trariam desenvolvimento e alegria ao povo. O que fazer? Não precisa de milagre. Precisa de ação, atitude, vontade de agir.
Purexemplo
O prefeito Elcio, invés de choramingar pelos cantos, poderia e deveria arregaçar as mangas. Promover, por exemplo, uma reforma administrativa, enxugando a máquina. Sonho da sociedade. Outra coisa que iria gerar divisas e o povo ia se unir: cancelar o contrato com a concessionaria de água que leva milhões, cobra milhões dos usuários e pouco proporciona.
Mais do mesmo
A empresa em Camboriú é a mesma que cuida do precioso líquido de Bombinhas, Penha e São Francisco do Sul. E nunca foi lá essas coisas. Vê o caso de Penha, onde levam uma baba e vão aumentar a tarifa, sem nem construir um reservatório. Fora que se Camboriú tivesse culhão pra tomar essa atitude, ia sobrar milhões. E dinheiro faz chover obras. E num é?
Abelardo
O conhecido cirurgião dentista Abelardo Lunardelli, acompanhado da patroa, também dentista Sandra Lunardelli, encontraram no boteco chiquetoso Enfarta Madalena, a Irene Dagnoni que é puxa do senador turco-careca Esperidião Amin (PP) e a Vânia Dagnoni. O papo teria girado sobre filhos, netos, música e, principalmente, política.
Retorno?
Abelardo já foi presidente do Marcílio Dias e candidato a vereador na city peixeira pelo PSDB. Sem partido há alguns anos, parece que Abelardo pode retornar às lides políticas nas eleições de 2020. Hummmmm....
Batman e Robin?
Os linguarudos de plantão lascam que o presidente do PSDB da Dubai brasileira, Marcelo Lazzaroni, e o pasteleiro maluco, ops, Paulinho do Pastel, andam tão, mas tão juntos que parecem a dupla Batman e Robin.
Dedé e Acácio
O vereador licenciado e secretário de Obras, Márcio Dedé, e o seu colega vereador, teacher Acácio da Rocha, assinam a ficha do Democratas, na segunda-feira, às 19h30, no salão da igreja da Murta, com a presença do presidente estadual do partido, João Paulo Kleinubing, entre outras lideranças. Dedé deve ser o novo chefão da sigla na city peixeira.
Acendeu a luz vermelha
O anúncio do início da reforma do terminal de passageiros do aeroporto do outro lado da vala, em Navegantes, cantada em verso e prosa, acendeu uma luz vermelha que precisa ser melhor explicada.
18 meses
A obra tem que ser concluída, sem atraso, em 18 meses, segundo declarado por otoridades da ANAC e da Aviação Civil que estiveram na assinatura da ordem de serviço. Ou seja, a obra tem que estar pronta em novembro do ano que vem.
Xis do problema
Ocorre que o aeroporto está na lista de concessões e deverá ir à leilão entre setembro e outubro do ano que vem, e não tem como se fazer licitação de concessão com obras em andamento. E aí? Vão atrasar a privatização do bloco de concessões que, além de Navegantes, constam os aeroportos de Curitiba e Joinville para esperar a reforma ficar pronta? Difícil, né?
Outra
Alguém por aí já viu obra pública que não atrasa? O perigo é a privatização do aeroporto de Navegantes ficar para as calendas gregas por conta dessa insistência em fazer o tal puxadinho.
Entonces...
O governador Carlos Moisés (PSL) declarou em suas redes sociais que o compromisso do governo com a concessão do aeroporto dengo-dengo é que estejam incluídos no processo a nova pista e o novo terminal. Como é que fica? Com a palavra as entidades de Navegantes que avalizaram essa obra.
Mais uma
Não ouço falar da BR-470. Estrangulada. Há pelo menos duas décadas se fala em sua duplicação, que segue a passos de tartaruga.O que, infelizmente, tem ceifado ao longo dos anos, centenas de vidas.
Escoamento
Como atrair investimentos se o canal natural de escoamento de produção que é a BR-470, segue inviável e ceifando vidas? Sem contar que é o caminho natural para trazer a produção do oeste catarinense para o porto...
Pra terminar
A questão é que tudo está por fazer e o que se discute não resolve nada, e o que se faz só resolve em parte, sinal de falta de planejamento, de políticos comprometidos com o desenvolvimento econômico. Gente com visão de futuro. É de chorar em alemão.
Brecar
O prefeito da Mariscolândia, Aquiles da Costa (MDB), em nota oficial, se disse surpreso ao ser informado, via imprensa, sobre o aumento da água pela concessionária do precioso líquido. A fatura vai ser majorada em julho.
Não autorizou
O alcaide debulhou que a prefa não autorizou aumento da tarifa e que a empresa fatura todos os meses, mas nem um reservatório construiu. Aquiles descascou ainda,que o contrato celebrado em 2015 prejudica a cidade e que vai buscar as medidas legais pra brecar a majoração da tarifa.
Prazo
O prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB, por enquanto), garantiu aos vereadores da Dubai brasileira, presidente do legislativo, Omar Tomalih (PSB), e Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), que o prazo para que os motoristas de aplicativos se regularizem e cadastrem-se no município foi estendido por mais 15 dias.
