JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Calma!
Perdigueiros da coluna afirmam que a guerrilha instalado na comunidade da Fazenda por conta do binário da Osvaldo Reis é desproporcional. Acontece que o executivo ainda findava estudos sobre a obra quando um vereador se antecipou tentando melar por melar.
Playground?
Pelo que se tem visto na city, o prefeito barbudinho Volnei Morastoni tem tido o cuidado de discutir abertamente com as comunidades as obras que estão pipocando. Prova disso são as obras da Aleixo Maba, do novo posto de saúde do Bambuzal, do novo posto do Rio Bonito, da reurbanização do Espinheiros.
Pronto
Quando o projeto está pronto, o prefeito, pessoalmente, tem apresentado às comunidades para que depois das reuniões se façam os ajustes e se execute o projeto aprovado por todos.
Apressadinho
Palacianos têm cochichado pelos cantos que os vereadores estão muito ansiosos ou mal intencionados, pois cada obra, no momento certo e com o devido detalhamento será apresentada à comunidade. Ninguém vai sair metendo marreta na casa de ninguém e nem despejando a comunidade. Lascam ainda que isso é irresponsabilidade de alguns. Eitcha!
Confusão
O caos sempre beneficia um lado, mas é preciso tranquilidade e transparência. Quem tem mando de campo é o executivo. Este é quem propõe e as propostas tem um tempo para serem elaboradas.
Muita calma
Sair atirando antes do tempo pode até dar um palanque bacana, mas acaba custoso às pessoas que nada tem a ver com a ambição eleitoral de ninguém. Muita calma nessa hora, cada macaco no seu galho.
Patrick lá
Nas rodas de política e da imprensa corre a informação que o jornalista Patrick Schneider estaria cotado para assumir cargo em Brasília, no Ministério da Ciência e Tecnologia, comandada pelo astronauta Marcos Pontes.
Reconhecimento
Patrick é chefe de gabinete e é quem responde pela comunicação do vereador bonzinho Edson Lapa (PR) e presta assessoria de imprensa. Integrante do time de colegas da imprensa da região merece o reconhecimento. Se confirmada a informação seria mais um nome de Itajaí em Brasília. Boa sorte!
Porto
A última sessão da piramidal casa do povo peixeira foi pra lá de inusitada e diz muita coisa sobre o conhecimento das nossas amadas excelências excelentíssimas sobre a galinha dos ovos de ouro da city, que é o porto. Além de aprovarem o nome do novo superintendente, Fábio da Veiga, aprovaram também R$ 40 milhões para concluir a Bacia de Evolução.
Show de horrores
Até aí tudo bem, não fosse a total falta de conhecimento da maioria dos edis, que falaram tantas besteiras que até assustou os sabichões que assistiam. Mesmo o atucanado Robison Coelho (PSDB), que é portuário, se enrolou todo no discurso que saiu do fígado e não disse nada com nada, misturando alhos com bugalhos.
Com a palavr...
Até a visceral Dulce Amaral (PR), que é a líder do governo e tem obrigação de saber o que o prefeito manda, questionada sobre a proposta, se enrolou toda e não soube dizer do que se tratava. O profe Acácio da Rocha (DEM) tadinho, quis puxar o saco e quase puxou o pé do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) Pai eterno!
Oposição...
Do outro lado, o entisicado Fernando Pegorini (PP) e o galego Rubens Angioletti (PSB) tentaram seguir o coleguinha Robison Coelho (PSDB) e politizar o discurso dizendo que existem outras obras importantes e que iam votar, mas não deviam estar votando. Melhor era terem ficado quietos.
Experiência
Quem salvou o projeto, pro susto de todo mundo, foi o algoz do governo vereador futebolista Níkolas Reis (PSB, por enquanto), que pediu desculpas aos amigos da oposição e disse que se fosse o prefeito faria exatamente igual, e ainda elogiou o mandachuva-mor por ter tido a coragem de enfrentar o problema e a transparência de dividir a responsabilidade com a câmara. Então tá!
Paulinho também
Tirando um sarro da situação, o presidente Paulinho Amândio (PDT) reforçou as palavras do futebolista e garantiu que, se soubesse que este estava tão afiado, teria dado a palavra primeiro pra ele, já que concordava com tudo que o edil falou, pontuando ainda que o prefeito nem precisava de autorização legislativa.
Obra mais importante
Os dois vereadores mais experientes da Casa destacaram o óbvio, que a obra da Bacia de Evolução é a mais importante pro futuro da nossa amada City Peixeira e da vizinha Navegantes. Se alguém não assumir a bronca deixada pela empreiteira e pelo governo do Estado, quem perde somos todos nós e as gerações futuras.
Cadê os deputados?
Nossos representantes na leleia Coronel Mocelin e Ana Campagnolo (PSL) precisam entrar agora na briga e garantir o ressarcimento desses R$ 40 milhões pra prefa, porque quem criou a confusão foi o estado, mas os municípios não podiam esperar. Prefeito e vereadores fizeram a sua parte, agora eles têm que fazer a deles.
