JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Mudança no Porto
O competente Marcelo Salles, que tem ajudado o prefeito Volnei Morastoni (MDB) a retomar o crescimento do porto de Itajaí, anunciou sua exoneração como superintendente do terminal peixeiro. No seu lugar assume interinamente o atual assessor jurídico Fábio da Veiga.
Questões pessoais
A saída de Salles não se deve a qualquer atrito ou divergência com o prefeito, mas sim por conta de uma questão pessoal, que o engenheiro pretende resolver deixando, pelo menos momentaneamente, o comando do porto. O agora ex-superintendente deverá mover uma ação judicial por conta da dissolução do Portus, instituto de previdência dos trabalhadores portuários de todo o país.
Risco de perder
O Portus pertence ao governo federal, mas tá falindo e Salles tentará recuperar o dinheiro investido nos 35 anos de contribuição e não ser um dos cerca de 10 mil trabalhadores que durante anos pingaram seu dindim pra garantir uma previdência adicional, além do INSS, mas que hoje correm o risco de tomar um baita calote.
Tem conhecimento
Servidor de carreira, Salles seguirá no terminal peixeiro, mas na sua função original como engenheiro. No seu lugar e com o aval do ex-comandante assume, interinamente, o competente Fábio da Veiga, que também conhece tudo dos trâmites por lá. Nos bastidores, dizem que Salles seguirá dando total suporte à administração pra que o governo Volnei siga bombando o porto de Itajaí.
Santa demagogia
Uma das investidas atuais da turma da oposição na casa do povo peixeira é atacar os valores recebidos pelo pessoal das duas Jaris. Bocudos do paço lascam que os paladinos da (in)justiça, da turma do quanto pior, melhor, estão atacando agora a questão da Jari apenas pensando nas eleições do ano que vem, já que os trampos e vencimentos por lá rolam da mesma forma há muito tempo, bem antes do atual governo.
Pegorini
A turma governista justifica lascando que um bom exemplo de cara de pau na oposição é o vereador Fernando Pegorini (PP). Quando foi líder do governo Jandir Bellini (PP) na piramidal, o edil achava tudo normal lá pelos lados da Jari e nunca deu um pio sobre o tema. Agora, na oposição, acha tudo um absurdo.
Papai da Jari
Alguns podem se perguntar por que Pegorini mudou de opinião sobre os trabalhos na Jari. Será que é pelo fato de seu pai, o boa praça Beto Pegorini, ter feito parte da Jari no governo Jandir e agora não fazer mais? Ou será que o vereador Pegorini é mal informado ou tá esquecido? Lascam os bocas de tramela. Ai, ai, ai, que dor!
Chuva de recursos
A turma da Jari tem por função analisar os recursos de multas de trânsito do povão. E dizer que a chuva de recursos teve início com um projeto de lei inconstitucional do também vereador de oposição, o futebolista Níkolas Reis (PSB), que determinava a obrigação de ter temporizador nos semáforos com fiscalização eletrônica.
Começaram a lambança
A lei do oposicionista Níkolas foi declarada inconstitucional em 2016 pelo Tribunal de Justiça, com efeito retroativo à sua aprovação em 2008, o que gerou milhares de recursos, sobrecarregando as Jaris do município.
E agora jogam pra torcida
Agora, a mesma câmara que criou um problema pra city peixeira, aprovando uma matéria inconstitucional, quer legislar e modificar as Jaris, que foram instituídas nos governos Jandir – a primeira em 1999 e a segunda em 2010.
Coisas diferentes
Este socadinho escriba pensa que deve ser sim avaliado o trampo do pessoal da Jari, o número de recursos julgados, os valores pagos e também a qualificação do pessoal, tudo de forma responsável e sem circo.
Exagerado
Agora, querer jogar isso, que rola há muitos e muitos anos, nas costas do prefeito Volnei é pra lá de exagerado. Até porque tiveram quase duas décadas pra apontar defeitos na Jari, que funcionou sempre da mesma forma, mas só “acharam” agora. Aí é demais!
Gororoba do JC
Vem ai a 13ª Gororoba do JC, em agosto. Não fique de fora, participe do maior ponto de encontro da política catarinense.
Parabéns
Quem assoprou velinhas ontem foi o prefeito da Mariscolândia, Aquiles da Costa (MDB). O burgomestre foi recepcionado na prefa pelos puxa-sacos com bolo e tudo.
