JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Greve não
Uma reunião no final da tarde de ontem, entre o prefeito de Itajaí, barbudinho Volnei Morastoni (MDB), equipe de governo e representantes do sindicato dos servidores praticamente pôs fim à ameaça de greve dos efetivos da prefa peixeira.
Bancou o pagamento
A princípio, a equipe de governo tava sinalizando a possibilidade de pagar em três vezes o reajuste de 4,94% referente à variação do IPCA, mas a categoria queria tudo de uma vez só. Volnei foi enfático, lascou que foi ele mesmo quem estabeleceu a data base em maio e garantiu o reajuste integral no próximo salário dos barnabés.
Tá fazendo
O prefeito ainda se comprometeu a analisar uma série de questões solicitadas pelos sindicalistas e destacou várias ações já feitas pelo município em prol dos barnabés, como o início da implementação de 1/3 hora-atividade na educação, valorização de agentes de educação especial e agentes de endemia, entre outras iniciativas.
Felizes
Os sindicalistas saíram felizes da vida da reunião e a expectativa é que todos aprovassem as tratativas em assembleia, que iria rolar na noite de ontem. Até o fechamento da coluna não tinha rolado o plá entre os servidores peixeiros.
Deu pito
Volnei só pediu uma coisa aos sindicalistas: que se retratassem sobre a informação inverídica publicada em nota do Sindifoz, de que o prefeito estava há cerca de dois anos sem se reunir com o sindicato. O presidente do Sindifoz, Francisco Johannsen, o Chico, prontamente se desculpou pelo erro e reafirmou que Volnei tem sido atuante e presene nas negociações entre município e servidores.
Totens
O ministério Público da Maravilha ingressou com uma Ação de Improbidade contra o prefeito Fabricio Oliveira, o secretário de Compras em 2017, Fernando Marchiori, Maria Cristina, que era a gestora do Fumtran e o servidor efetivo e fiscal do contrato, por entender que a prefa não poderia ter contratado os totens sem licitação. Foi pedido até o bloqueio de bens da turma.
Negou
A juíza negou a liminar de bloqueio de bens e mandou o pessoal apresentar a defesa preliminar, o que deve ocorrer daqui uns dias. O socadinho escriba foi o primeiro a comentar o assunto ainda no final de 2017.
Uso político
Alguns bocudos de plantão disseram que o dublê de vampiro italiano e vereador Nilson Probst (MDB) foi dar entrevistas a um radialista local, e também já havia comentado com alguns chegados no dia em que a ação foi protocolada pelo promotor. Probst tava todo bobo e fazendo uso político da situação.
Versão da prefa
Ouvi hoje a entrevista do ex-secretário de Compras em duas rádios da Dubai. Marchiori disse que ainda não tinha sido intimado da ação, mas informou que o município seguiu todos os trâmites exigidos pela lei de licitações.
Trato Feito
Marchiori disse que tudo será demonstrado para a juíza Adriana Lisboa já nas informações preliminares. O homem forte do governo de Fabricio disse, também, que esse é o ônus do serviço público. Vamos aguardar os próximos capítulos. Só espero que não demore como a Trato Feito, que já dura cinco anos e nada de sentença.
Fogo amigo
Crescem os boatos de que a base do governo na piramidal casa do povo tem registrado cada vez mais sinais de fogo-amigo. Dizem os perdigueiros da coluna que enquanto tem gente que pena pra defender o barbudinho, outros fazem chantagem na cara dura, sem nem vergonha dos coleguinhas. Fogo amigo é o que mais dói.
Na onda
Enquanto isso, os vereadores da oposição apenas aproveitam a onda e assistem de camarote os governistas fecharem o pau diariamente. Os principais motivos da briga seriam os cargos. Dizem os fofoqueiros que quanto mais o tempo passa, mais aumenta a infidelidade de alguns. A política ama a traição, mas não perdoa os traidores.
Pegando fogo
Anteontem o caldeirão ferveu no grupo de zapzap intitulado “eleições 2020” onde o Tenente Coronel Marafioti foi esculachado pela servidora do gabinete do vice-prefeito Marcelo Saldré, ops Sodré (PDT), a ex-candidata a vereadora Rosana Schmitt (PDT).
Sangria
A intriga já teria iniciado desde quando Rosana descobriu supostas irregularidades na secretaria da Insegurança. Os bagrões teriam dado voz de prisão a Rosana. Até o filho do deputado Naatz (então trabalhando com o vereador Ki-Massa), teria sido trancado em uma sala.
Prazo esgotado
No mesmo sentido a coisa se mostra medonha porque o prefeito encaminhou expediente para a piramidal casa do povo pedindo 30 dias para fazer processo administrativo e já foram prorrogados o prazo em pelo menos três oportunidades. E pensar que o sujeito que ficou de desatar esse nó é o vice-prefeito Marcelo.
Pluc, plact, zummm...
Há quem diga que a qualquer momento deve estourar o barril de pólvora da Insegurança. São mais de 20 pessoas ouvidas na comissão do processo administrativo. Como diz o sábio Pai Atanásio: do pescoço pra baixo é tudo canela... Meu Pai eterno!
