JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Manda-Brasa
Presidentes do MDB da região, representantes de prefeitos e vereadores se reuniram pra forrar a pança na city peixeira, ontem, e discutir os encaminhamentos da sigla relacionados a próxima convenção que decide o novo diretório e o presidente estadual do partido. O prefeito Emerson Stein, de Porto Belo, foi o único alcaide presente.
Duas
A reunião foi em um restaurante da Beira Rio e aconteceu pela preocupação de duas chapas na convenção estadual e a disputa pelo comando de uma das maiores agremiações da Santa & Bela. O MDB saiu de um prefeito pra cinco na região, em 2016.
Consenso
Os emedebistas, entre uma garfada e outra, consideram que o melhor seria uma chapa de consenso. E o que se avizinha é a disputa e, consequente, racha. Uma chapa seria capitaneada pelo senador Dario Berger e outra pelo deputado federal Celso Maldaner.
Mediar conflitos
Os manda-brasa lembram da coragem das intervenções do partido em Itajaí e Camboriú e que é necessário uma executiva forte que tenha força pra mexer e mediar conflitos nos municípios.
Nomes
Da reunião, além da pança cheia, rolou consenso de que serão apresentados nos próximos dias, 10 nomes da região para compor o futuro diretório estadual. “O melhor nome seria do deputado estadual Valdir Cobalchini (hoje vice-presidente da sigla), não apenas para os emedebistas da região, mas para o MDB estadual”, defende liderança da sigla de sete costados.
Coordena...
O MDB ainda tem como coordenador regional o vereador Roberto Bem Claro de Souza Júnior. É de se estranhar, afinal, Robertinho, muitas vezes, não é nem convidado para as reuniões da sigla na Dubai brasileira.
Traíra
E um emedebista da city praiana caceteia que Roberto Bem Claro é considerado traíra, porque nas eleições de 2016 pedia voto pra todo mundo menos pra candidata do seu partido, a galega dos lindos olhos verdes, Jade Martins, que tava na disputa do paço dos altos da Dinamarca. Que coisa, meu povo.
Carcou
Aliás, Jade teria se mudado de mala e cuia para o Podemos e não se sabe se vai continuar no partido, com a possível e eminente chegada do prefeito pop star Fabrício Oliveira, Paulinho Bornhausen, entre outros que estão no partido da pombinha branca, o PSB, por enquanto...
Mares limpos
O prefeito Volnei Morastoni (MDB) bateu um papo no fim de semana com o experiente navegador e empresário catarinense Vilfredo Schurmann, patriarca da Família Schurmann. A conversa girou em torno do meio ambiente, da grande quantidade de lixo depositada hoje nos oceanos e dos trabalhos para voltar a deixar os mares limpos. Foto no Blog do JC – www.diarinho.com.br/blogdojc.
Boas ações
Volnei contou a Vilfredo as diversas ações que a city peixeira vem desenvolvendo neste sentido, como o fato de Itajaí ter sido a primeira cidade da América Latina a assinar a carta compromisso Mares Limpos da ONU pra redução do lixo marinho. Só no início deste ano, foram retiradas nove toneladas de entulhos num grande mutirão às margens do Itajaí-açu e Itajaí-mirim e novos trampos neste sentido devem rolar.
Limpeza de terrenos
O prefeito de Itajaí ainda destacou a grande força-tarefa que o povo da prefa tá fazendo, limpando terrenos baldios e prevenindo doenças como dengue e febre amarela. Já foram recolhidas das ruas peixeiras mais de 1000 toneladas de lixo.
Caminho certo
Vilfredo parabenizou Volnei pelas ações e disse que este trabalho precisa ser continuado e, se possível, na maioria dos municípios catarinenses e brasileiros. O capitão das expedições da Família Schurmann destacou que também tão alinhados com a a defesa dos mares e que deverão fazer uma nova viagem até o final do ano alertando pra questão.
Mentira!
Não procede a informação de que o marido da secretária de Saúde peixeira, Sandra Regina, levou licitação de parte das obras de intervenção viária no centro de Itajaí. É isso o que garante o povo fofoqueiro da prefa. O maridão de Sandra, que é engenheiro, é apenas funcionário de empresa vencedora de uma das licitações e não proprietário. Fica o registro!
Câmara de trapalhões?
A casa do povo da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, anda meio atrapalhada. Talvez pela ansiedade do presidente Zeca Mandão, ops, Simas sonhar com a cadeira do prefeito Élcio Bisturi Kuhnen (MDB).
Acertando pra errar?
A assessoria de imprensa do legislativo da terra da bala mudou a informação sobre o recebimento da denúncia contra o prefeito. Na notícia original no site da câmara, constava que a denúncia teria recebido nove votos favoráveis, no entanto, a chamada foi alterado para “Maioria Qualificada”.
A correção foi errada
Segundo matemáticos e filósofos que acompanham a coluna, a maioria qualificada é quando 2/3 dos membros votam a favor ou contra alguma proposta. Na verdade, segundo faladores, o que o Zeca Mandão, ops, Simas que já tá se achando prefeito, quis fazer, é induzir a crer que o prefeito Élcio já estaria cassado, pois teria 2/3 dos votos.
Tem que corrigir
O problema maior de se buscar o poder a qualquer preço é que tudo pode dar errado. Poderia até ser maioria absoluta, mas falar maioria qualificada pode gerar prejú ao processo de cassação.
Zeca Mandão
Apesar de já estar distribuindo cargos pra todos, inclusive para ex-prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB) que seria a possível secretária de Administração, o presidente da casa do povo da terra da bala tem que agir dentro da lei, pois pode colocar tudo a perder.
Cassação é política
Não se engana o povo. A decisão como a coluna já escrevinhou em verso e prosa é política e o presidente da câmara de Camboriú está com sangue no zoio. Doidinho pra sentar os glúteos na principal cadeira estofadinha do paço.
Segurança insegura
Corre nos corredores da secretaria de (In)segurança peixeira um grupo de zapzap que demonstra uma brigaçada medonha. Ninguém se entende mais, a falta de gestão é tamanha que ninguém sabe quem manda lá. Vários grupos com líderes se esbarram para definir quem manda mais e a segurança da city peixeira fica em frangalhos.
Assédio moral
Dizem ainda as bocas de tramela que deve parar na dona justa as queixas de assédio moral na (In) segurança, contra estagiários que foram tratados a gritos na secretaria e servidores que foram proibidos de entrar no local, além de comentários homofóbicos e muito mais. Sério?!
Salvador
A coisa tá tão ruim que mesmo trocando todo mundo é capaz de não consertar mais os estragos. Caso o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) faça o inevitável e troque os nomes, o próximo coitado que assumir vai ter que rebolar pra colocar ordem na casa e corre o risco de falhar na difícil tarefa de salvar a segurança de Itajaí.
Boatos?
O Rui Garcia, ex-delegado regional de Itajaí, teria sido convidado para a árdua tarefa de comandar a (IN) segurança peixeira. Dr. Rui tem 30 anos de atuação em Itajaí e com certeza conhece as necessidades locais. As bocas malditas dizem que o atual secretário é da Dubai brasileira e nem sabe os nomes dos bairros da city peixeira.
Tenta
Já o Coronel Marafioti, lasca a raça bocuda que comanda a Guarda que não guarda nada, até trabalhou em Itajaí uns anos, mas é de Floripa. E o Robson do Codetran até tenta, mas morre na praia quando tem boas ideias. Deve ser porque se desequilibra nas gravações para o feicebuque. Oh, raça de infelizes!
Piruka X Gelson
Projetos iguais podem gerar conflito entre dois vereadores (talvez três) na casa do povo da Dubai brasileira. A grande ideia é a inclusão do dia do trabalhador no calendário de Balneário Camboriú. Não falei que a ideia era grandiosa?
Piruka mais rápido
Apesar do Gelson, galã a moda antiga, estar nessa com a assinatura do vereador Achutti, o famoso Quero-Quero, Piruka protocolou a grande ideia um dia antes. O problema é que o festerê já vem ocorrendo no bairro Nova Esperança, reduto eleitoral do vereador Gelson. Esperto esse Piruka, né não?
