JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pai da criança
É incrível que, sempre que surge uma iniciativa bacana, aparece um espertinho querendo se anunciar como pai da criança. Seja no executivo ou no legislativo, acontece todo dia. Nenhum aplauso ou crítica é de graça.
Se tá bom...
Na piramidal casa povo peixeira, por exemplo, se o prefeito Volnei Morastoni fizer qualquer ação positiva, uma pá tenta rapidinho se grudar no tema. É aquela velha história, se tá ruim a culpa é do prefeito, mas se tá bom é por “culpa” nossa.
Consolidação
Pelos corredores do legislativo dizem que é exatamente isso que o vereador Fernando Pegorini (PP) tem feito. Dia desses, falava pelos quatro cantos da tal consolidação das leis municipais, dando a entender que era iniciativa sua, que ia fazer e acontecer, que estava estudando a fundo o tema, mas a coisa não é bem assim.
Conferindo
Diante do oba-oba de Pegorini, este socadinho escriba foi dar um bizu na tal da lei e aí a surpresa: a comissão que vai tocar o trampo será formada apenas por servidores da câmara e aos vereadores cabe apenas acompanhar os trabalhos.
Nada a ver
Pra piorar, na justificativa do projeto, explicam que a lei teve início no debate da procuradoria-geral com a presidência do legislativo, em janeiro de 2017, ou seja, nada tem a ver com Pegorini. Que coisa!
Só na boa
Como diz um conhecido meu: engordar o boi ninguém quer, mas na hora de comer o bicho, o povo fica doido atrás da picanha. E o modus operandi não é só de Pegorini. Tem mais vereador pegando o bonde andando e querendo sentar na janelinha.
Professor esperto
Bocudos lascam que o teacher e vereador Acácio da Rocha (PSDB) também é outro espertinho. Recentemente, teria ficado sabendo de dois projetos que já estavam caminhando no executivo e mais do que rápido protocolou as ideias como suas.
Que feio!
Uma delas seria a instalação de bocas de lobo ecológicas, o que já vinha sendo implantado em caráter experimental pelo secretário de Obras, Márcio Dedé. Outra é a instalação do primeiro colégio cívico-militar de Itajaí.
Vergonha alheia
Nesse último caso, lascam os fofoqueiros, ficou até constrangedor apresentar projeto depois que a equipe da Educação já tinha iniciado as tratativas e as visitas a escolas militares da Santa & Bela, junto com o prefeito Volnei.
Caldeirão vai ferver
Na noite de hoje, acontece reunião do diretório do partido Progressista peixeiro. Bocas de caçapa dizem que o caldeirão promete ferver, já que muitos se posicionaram contrários à prorrogação do mandato do comando da sigla. E questionam que o partido sempre foi democrático em suas decisões.
Não foi ouvido
Esse povo alega que nem o líder maior do Progressistas na city peixeira, o ex-prefeito e ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini, não teria sido consultado da decisão. Diz que o diretório e executiva também não.
Querem reverter
Esse povo do Progressistas afirma que o diretório pode reverter essa situação e salvar a sigla de um racha total, muito pior do que está. Essas mesmas bocas malditas lascam que a reunião de hoje é para o Diretório e Executiva e pedem juízo nas decisões. Oh, dor!
Fazendo escola
No início do mês, a coluna trouxe o caso do vereador Milrilio, ops Murilo Pereira (PP) que, tentando dar uma faturada numa ação já programada pelo governo municipal, priguntou, via requerimento, quando que o prefeito iria implantar o agendamento eletrônico de consultas nos postinhos de saúde, se fazendo de defensor dos fracos e oprimidos.
À disposição
O problema é que o Milrilio, ops, Murilo, o homem dos mil cargos, acabou se promovendo às custas do trabalho dos outros, já que a tecnologia tá à disposição pelo próprio SUS (credo!).
Lorota
A ex-prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB) anda espalhando aos quatro ventos que ela não quer que cassem o prefeito Élcio Bisturi Kuhnen (MDB). Dizem que a lorota da loirosa é que quer ganhar no voto...
Não tá colando
Perdigueiros que se espraiam pela terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador afirmam que tal fala não tá colando não. Todo mundo ficou sabendo da conversa do zapzap com a advogada Jucélia que acompanhou a sessão que recebeu a denúncia.
Trama bicuda
A raça da boca larga lasca que a Luzia e Jucélia são unha e carne. Além disso, o povo da terra da pedrada sabe que o maior acusador do prefeito bisturi é o relator, o vereador emplumado, Adriano Gervásio, que já declarou o voto.
Mito, o traíra
Além do relator Gervásio, tem ainda os outros vereadores, três tucanos, inclusive o vereador Mito que tá sendo chamado de traíra, até lá nos cantos e recantos do Monte Alegre. Ai, ai, ai que dor!
Ameaças
Consta que Gervásio teria dito ao prefeito que iria cassá-lo e que se não fosse por essa, tinha um monte de CPIs pra abrir. Ameaça clara de revanchismo e perseguição com intuito político eleitoral. Ou não?
Observatório de estrelas...
A coluna já comentou há algum tempo que deveriam dar uma olhada no telhado da câmara de vereadores da Dubai brasileira, pois quando desaba aguaceiro, chove mais dentro do que fora. Com o pé d’água na noite de sábado, então, andou molhando tudo por lá. Mas o presidente Omar Tomalih (PSB, por enquanto), talvez goste de ver as estrelas...
Jogo do empurra-empurra
Parece que é barda de ex-presidente. O dublê de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB), quando tava com os glúteos na cadeira de mandachuva (ops, não manda-chuva, não!), contratou empresa, porque chovia, mas não arrumou. O Robertinho Bem Claro (MDB) também contratou. Continuou chovendo... Omar, também, ainda não se coçou. Que coisa!
Pra fiscalizar
A obra da alagada casa do povo da Dubai continua empacada (cabeça de burro, enterrada no local?), mas já teria engenheiro pra fiscalizar... Tem quem questione quem é esse profissional. Seria da galega Blumenau, contratado por dispensa de licitação (ui!) ao custo de quase 100 mil reales?
Esburacado
Contudo, por enquanto, nada dos sacrossantos se coçarem pra arrumar o telhado esburacado, que como escrevinhei, alagou e molhou um monte de equipamentos, segundo os perdigueiros da coluna. Oh, dor! Oh, vida!
Juventude Democrata
Matheus Provesi Tolentino é o novo presidente da Juventude Democrata da Santa & Bela catarina (JDEM/SC). A cerimônia de posse aconteceu na semana que passou, em Brasília, com a presença do presidente DEM/SC, João Paulo Kleinübing, e do ex-presidente Paulo Gouvêa.
Da city peixeira
O jovem Democrata, que é natural de Itajaí, tem 24 anos e é empresário. Matheus Provesi, liberal convicto, tem se destacado na região por sua atuação em grupos e associações pró-voluntariado, nas áreas da saúde e bem-estar infantil.
Pegou na corda
O ex-secretário de Segurança da Dubai Brasileria, Gabriel Castanheira, não gostou das críticas do tenente-coronel Evaldo Hoffmann. Ele disse que grande parte dos problemas de segurança na cidade foram por conta de uma intransigência de Castanheira.
Mitômano
Castanheira lascou pesadamente na espinha de Evaldo e disse que o coronel falta com a verdade, mais uma vez, e que isso faz parte do seu comportamento mitômano. Castanheira afirma que sempre esteve aberto aos projetos e acusa Evaldo de promover discussões pra promover a discórdia, em prol de seus interesses e ego.
