JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Secretários eleitorais
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), tem acertado a mão em muitas mudanças no primeiro escalão de governo. Porém, a vaidade e a ânsia por aparecer de alguns, pra angariar compromissos e votos numa futura eleição pra vereador, tem dificultado as coisas em duas pastas.
Pé de guerra
Segundo fofoqueiros que rondam o paço da Vila Operária, as secretárias de Assistência Social, Neusa Geraldi, e de Promoção da Cidadania, Christiane Stuart, estariam em pé de guerra, só pensando no próprio umbigo.
Projetos pessoais
O perrengue estaria rolando porque, após a reforma administrativa, alguns serviços das pastas meio que se confundiram e começou um cabo de guerra pra ver quem ficava com o que. Mas essa disputa toda, lascam os bocudos, seria apenas pra angariar aliados e votos pras próximas eleições. Ai, ai, ai, que dor!
Postura ruim
Ao invés de focarem no trabalho, pensando sempre em bem atender o povão, Neusa e Chris estariam incomodando direto o prefeito Volnei com picuinhas. Além disso, também estariam realizando reuniões até em entidades, com discursos mais de pré-candidatas do que de secretárias.
Assim fica difícil
Não quero crer que isso esteja rolando, pois certamente não é o perfil de gestores que o povo peixeiro gostaria e merece ter. Mas se tudo for 100% verídico, e se as duas secretárias continuarem assim, pode ter certeza que não vão durar muito mais tempo.
Volvo em Itajaí
Seguem as negociações entre a prefa de Itajaí e o governo da Santa & Bela pra manter a Volvo Ocean Race na city peixeira. Na manhã de ontem, o prefeito Volnei Morastoni e o secretário de Turism,o Evandro Neiva, receberam a visita do deputado coronel Mocellin.
Indefinido
A conversa foi boa, pois parece existir um consenso de que a regata de volta ao mundo é extremamente positiva pra Santa Catarina. O martelo, porém, ainda não foi batido porque o dindim oferecido pelo governo do estado tá bem abaixo da necessidade de manter a regata em território catarina.
Abre a mão
A verdade é que Itajaí fez três grandes edições da Volvo, levou o nome de Santa Catarina e do Brasil pro mundo todo e merece total apoio por parte do governo da Santa & Bela neste evento. Esperamos que o governador Moisés, com apoio do deputado Mocellin, auxiliem o prefeito Volnei a manter a baita competição em águas peixeiras.
Cassação
O legislativo da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, aprovou na noite de terça-feira, o recebimento da denúncia contra o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) e seu vice, Ramon Jacob (PSB), baseado na CPI que apurou o suposto pagamento indevido de reparos em ruas da cidade no ano de 2017.
Culpa?
Apesar de o próprio prefeito ter pedido o cancelamento do pagamento das notas e ter aberto um processo administrativo para apurar os fatos na época, o julgamento no legislativo é político, onde o prefeito não tem maioria. A própria denúncia foi apresentada por três advogados ligados ao partido derrotado nas últimas eleições, o PSDB, que parece que ainda não engoliu a derrota.
A volta
O discurso do vereador Ângelo Gervásio (MDB) foi o que mais chamou atenção na sessão. Disse em bom tom que é a volta da ex-prefeita Luzia Coppi Mathias e do PSDB ao comando da cidade.
Zeca mandão
O presidente da casa do povo de Camboriú, Zeca Simas, o Zeca Mandão (DEM), agiu com truculência. A toda hora gritava que quem mandava era ela, e mandava cortar o microfone. Daí respondia a questionamentos de vereador, com um “eu mando”. Enfim, lamentável pra alguém que seria uma espécie de magistrado entre seus pares.
Lembranças
Já a vereadora Jane Steffens (REDE) relembrou a operação “Terra Prometida”, deflagrada pelo Gaeco em 2017 e que levou gente da antiga administração pra cadeia e que até hoje não teve resultados, sequer teve denúncia do Ministério Público à Justiça.
Honesto
Fica evidente a politicagem quando os próprios vereadores afirmam que o atual prefeito é honesto. Se eles têm certeza disso, porque querem cassar o seu mandato e sequer falam no secretário de Obras da época, que foi quem assinou as notas para pagamento? E ele é suplente de vereador.
Politicagem
A política tem dessas coisas, inclusive os traidores, que é o caso do vereador Amilton Bianchet (PSDB), o Mito. Apesar de fazer parte da base governista e ter o irmão nomeado como secretário da prefa, votou a favor da denúncia. É aquela velha história, traiu o seu partido, trai o atual. Inocente foi o prefeito em confiar.
Apagou
Já no final da sessão, após a denúncia ser aceita, o atual presidente da Fundação de Esportes, Altair Kadiz, teve uma parada respiratória ainda no plenário, enquanto os vereadores faziam o sorteio dos membros da comissão.
Acudiu
O próprio prefeito Elcio, que estava assistindo a sessão, fez o atendimento e a massagem cardíaca. O atual chefe de gabinete, Ariel Silva, também passou mal e foi encaminhado ao hospital depois da pressão chegar a 16x10.
Audiência importante
Será nesta quinta-feira, no auditório da Amfri, às 18h30, a audiência pública para discutir os interesses da região em relação ao aeroporto de Navegantes, que está no novo pacote de concessões do governo federal. O que se escuta de lideranças políticas e empresariais é que a privatização é necessária, mas deve ser abrangente.
Ou seja
O aeroporto de Navega-City tem que ser pensado para os próximos 30 anos, que é o provável período de concessão. E é com esta visão de futuro e viabilidades que deve ser montado o processo de concessão, que já está delimitado no plano diretor do aeroporto, com previsão de construção de nova pista e novo terminal por quem vencer o certame.
Puxadinho não
Fazer puxadinho para médio prazo e inviabilizar o crescimento do aeroporto no futuro é condenar nossa região ao atraso, na humilde opinião deste escriba. E não só a nossa região, mas também a região do médio e alto Vale que se serve, também, do terminal dengo-dengo. Não é hora de pensar pequeno. Puxadinho não. Nova pista e novo terminal é o nome do jogo.
