JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Festerê emplumado
No fim de semana na leleia, lá na ilha da magia, o PSDB catarinense fez convenção estadual e elegeu nova executiva. O deputado Marcos Vieira foi mantido como presidente de honra e o ex-deputado federal, Março Tebaldi, assume a presidência dos tucanos.
Mulherada
Como vice-presidente a deputada Geovania de Sá na executiva estadual e o destaque ficou com a loirosa Luzia Coppi, ex-prefeita da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, que assume a presidência do PSDB mulher. O vereador peixeiro, Beto Cunha, foi eleito presidente do secretariado de vereadores da sigla no estado.
Troca-troca
Há pouco menos de um ano pra se definir quem pula, ops, muda de sigla na janela que ficará aberta durante o mês de abril do ano que vem, e muitas conversas já começam a rolar. O bonzinho Edson Lapa (PR, por enquanto) e o galego Rubens Angioletti (PSB, por enquanto) são alguns dos assediados por vários partidos, inclusive o PSL do presidente Jair Bolsonaro.
Passa ou repassa
Mas tem também aqueles que ninguém quer. O pingo d’Ouro purexemplo, vereador Otto Quintino Jr, que se ficar no PRB deve rodar por falta de nominata. Ele ainda tá se achando com a votação mais ou menos que fez e que tão apelidando “de vereador 1ª pessoa”, porque tudo soy yo. Arreda, raça de bocudos, seus infelizes.
Caiu
Na semana que passou, segundo as línguas frouxas da secretaria de Educação da Maravilha do Atlântico, o caldo esquentou entre a subsecretária e a secretária, tanto que a primeira foi convidada a se retirar, tudo por conta de uma situação ocorrida durante a visita da ministra Damares Alves. Oh dor!
Tapete
Segundo a profe que entrou em contato com esse socadinho escriba, o clima já não andava bom faz tempo, mas a sub, Marilene Cardoso, já estava há tempo esperando a secretária Rosângela Persegona escorregar no tapete, mas quem acabou escorregando foi a própria. A gota d’água foi uma reunião que houve com a ministra a portas fechadas sem a participação da secretária.
Próximos capítulos
Segundo a linguaruda professora, todas estão curiosas para saber quais serão os próximos capítulos dessa novela que começou há bastante tempo e que parece ainda estar longe do fim. Vou pegar meu balde de pipoca e um guaraná diet para acompanhar...
Alargado
O prefeito pop star, Fabrico Oliveira (PSB, por enquanto), na melhor das boas intenções e tomado pelo otimismo, gravou um vídeo no começo do ano, ao lado do showman, digo, empresário carecão Luciano Hulck, ops, Hang, onde afiançou o seu compromisso em iniciar a obra do alargamento da faixa de areia na Dubai brasileira, em maio de 2019.
Início
O prazo tá correndo e Fabricio ainda não conseguiu tirar o projeto da cartola, digo, do papel, e também não vem a público explicar o motivo do possível atraso, enquanto o vídeo vai circulando de forma exaustiva nos grupos e redes, com a promessa do alcaide violeiro. Oh, dor! Oh, vida!
Infiltrados
Os perdigueiros da coluna disfarçados de pinscher que se espraiam pelo paço da pedra, em Camboriú, assopram que infiltrados dos tucanos em cargos comissionados da prefa, não só passam informações para os emplumados, como fariam coisas erradas pra ferrar a atual administração do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). Querem botar no Kuhnen.
Moral em baixa
A deputada estadual das polêmicas Anna Caroline Campagnolo (PSL), segundo os perdigueiros da coluna, fez cena durante a passagem do presidente Jair Bolsonaro no Gideões, na terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. Ana tentou dar um carteiraço como deputada da sigla pra tirar uma foto com o presidente Mito. Chegou a xingar um e outro, mas não conseguiu nada. Oh, dor!
Muitos
Agora, outros políticos de outras siglas, esgarçaram o sorriso todos lampeiros e conseguiram tirar uma foto com o presidente Jair Bolsonaro. Inclusive políticos que se agarraram agora, tentando surfar na onda e conseguiram...
Dão conseguiu
O ex-vereador da Dubai Brasileira, Dão Koedermann (MDB), conseguiu subir no palco e ficou todo posudo. O que deixou ainda mais puteados os vereadores de Camboriú. O presidente da câmara da Dubai, Omar Tomalih (PSB, por enquanto...), sentadinho no palco, deixou os vereadores de Cambu ainda mais loucos. Mas Ana Campagnolo tá com a moral baixa (será que é pelas histórias da cannabis?).
Prestigiado...
O marido-lutador da vereadora pra mais de metro da Dubai, Juliethe Nitz (PR), entrou e sentou na cadeira pras otoridades no evento do Gideões com o Bolsonaro. Campagnolo tá menos prestigiada do que o cara-metade da Juliethe, mesmo ele tendo um catatau de broncas de violência doméstica e contra a mulher. Qui coisa, meu povo!
Live 100 dias
Representante da região na leleia, o deputado coronel Mocellin (PSL), promove, na próxima quarta-feira, dia 8, a partir do meio-dia, uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Estará no Instagram e no Facebook fazendo uma prestação de contas sobre os 100 dias de mandato. Também irá responder perguntas dos seguidores. Bacana!
Adin
O prefeito Paulinho Bagual, ops, Dalago, ingressou na dona justa com uma Adin, ação de inconstitucionalidade, para brecar a lei anti-nepostismo, aprovada recentemente na casa do povo da capital catarinense do mergulho e da TPA, sob a alegação de que tal lei atrapalharia o andamento da prestação dos serviços públicos em Bombinhas.
Assinada
A lei já havia sido assinada pelo presidente do Legislativo, porque Paulinho não quis que a legislação entrasse em vigor. Quando os administradores não se entendem, sobra pra dona justa definir o que seria uma atribuição do administrador público. Isso causa descrédito na política.
Por todo país
O socadinho escriba alertou neste espaço, que a lei do nepotismo é válida em todo o território nacional e nem precisava a casa do povo aprovar este tipo de proposta. Dá a impressão que estão enxugando gelo, executivo e legislativo, em um descompasso rítmico que dá até impressão de politicagem, pois se a lei existe é para ser cumprida. Então denunciem ao MP, todos os casos de nepotismo que tiver em Bombinhas.
Lista telefônica
As bocas de caçapa alardeiam que a prefa de Bombinhas vai esvaziar porque lá na capital do mergulho e da TPA, são tudo meio parentes. Só da família Silva tem um calhamaço – parece a antiga lista telefônica – caceteiam.
Ficou pior
Contudo, se tiver algum parente em primeiro grau, não pode ocupar função pública, conforme determina a própria lei do nepotismo. Não precisava as excelências excelentíssimas da câmara de Bombinhas ter proposto este tema e muito menos o prefeito Bagual, ops, Paulinho, ter negado. Ficou pior a emenda que o soneto.
Pescadores artesanais
O vereador Marcos Marques, Marquinhos (PTB) de Porto Belo, quer que o prefeito Emerson Stein (MDB) dê uma maior atenção aos pescadores artesanais da cidade que estariam, segundo o edil, abandonados pelo poder público. Um dos pedinchos dos pescadores de escamosos é uma rampa pra poder puxar as embarcações.
Vereadores informatizados
A casa do povo de Porto Belo entrou na era da informática. Na semana que se encerrou, as excelências excelentíssimas, pela primeira vez, puderam analisar projetos, através da telinha de um computador. Até o momento tudo era na base do papel. Demorou, mas chegou a tecnologia ao legislativo.
COLUNISTAS opiniao@diarinho.com.br SEGUNDA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2019
DIARINHO
www.diarinho.com.br
