JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Trem da alegria
No momento em que tantas categorias ainda esperneiam por lutas antigas e justas na city peixeira, chama a atenção um projeto vindo do próprio prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), querendo criar um trem da alegria em prol dos procuradores. O texto autoriza esses servidores, que têm os mais gordos salários do município, a ganhar ainda mais. Jesus, Maria, José.
Pode ser votado hoje
O governo quer porque quer ver o projeto votado (e possivelmente aprovado já que tem maioria na piramidal) nesta quinta-feira, ou seja, hoje. Ao menos essa foi a pressão feita pelo procurador da prefa peixeira, Gaspar Laus, nos corredores da piramidal casa do povo na última terça-feira. Segundo os perdigueiros da coluna, Gaspar não teve a mínima vergonha de fazer o lobby legislativo em causa própria. Oh, dor! Oh, vida.
Só o que faltava
Os procuradores – cujos salários já atingem o limite constitucional e alguns recebem mais que o próprio prefeito – querem agora receber também os honorários dos processos em que defendem a prefa. Este temente do altíssimo custa a acreditar que num período em que o desemprego corre solto e que os governantes têm sido pressionados a cortar custos, haja quem exija aumentar a boquinha sem nem ficar corado. Tenha piedade.
Romper
Pai Atanásio assopra (esse veio deveria deixar de fumar, cof, cof, cof...) que existe possibilidade do presidente e fã da turma da Mônica, Omar Tomalih (PSB, por enquanto...), romper com a empresa que tava tocando as obras da casa do povo da avenida das Flores. Se tal acontecer, ficaria no ar que tem rolo e que foi por isso que mandou brecar as obras iniciadas na gestão do ex-presidente, Roberto Bem Claro de Souza Júnior (MDB). Oh, dor, meu Pai eterno!
Neto chegando
Todo mundo pensando uma coisa e aconteceu outra com relação a nomeação do diretor de Comunicação da casa do povo. Tá chegando o Waldemar Cezar Neto, o Mazinho, do Página 3. Aparentemente sua passagem não será longa, porque já divulgou em seu jornal online, que deixará de escrever sua coluna por alguns meses.
Abençoou
O prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) sentou, na manhã de ontem, com o sindicato dos barnabés. Ele fez uma contraproposta para os funcionários públicos que estão em estado de greve. Aparentemente, a proposta agradou os servidores que devem discutir e sacramentar em Assembleia na noite de hoje. Com isso, esvai um possível movimento paredista e uma lamentável manifestação no Gideões, hoje, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Renunciou
O médico Eriberto Luchtenberg, em missiva enviada ao presidente estadual do Democratas, João Paulo Kleinubing, pediu sua renúncia do cargo de presidente do partido em Itajaí. Eriberto alega motivos pessoais pra puxar o carro da sigla. O DEM é o maior partido da city peixeira.
Motivos...
Perdigueiros da coluna alegam que a chegada do vereador licenciado e secretário de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé, que deve não só se filiar, como ser o novo presidente.
Briga
Conforme este socadinho escriba já havia escrevinhado neste espaço, colocando meus leitores na frente dos fatos, novamente recebi informações de que a coisa não estaria nada boa, entre o promotor aposentado e dublê de secretário do Idoso, Rosan da Rocha, e minha eterna musa, miss e dublê de secretária da Inclusão Social, Christina Pink Maciel, opa, Barrichelo.
Egos
A “briga” por disputa de espaço já teria batido na porta do prefeito, que num primeiro momento não deixou entrar, digo, espera que os secretários possam lhe trazer soluções e não problemas. Diz um aposentado que a coisa já estaria tão evidente, que algumas pessoas já estão deixando de frequentar os eventos públicos pela disputa que tem sido travada por votos, digo, por público.
Fervura
Acho que o prefeito Fabricio vai precisar intervir neste caldeirão, porque se deixar fervendo vai queimar. Como disse e repito, é muito candidato pra poucas vagas e a teoria de que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, digo, na política e fica da vez mais evidente o racha no governo que tem causado a proximidade do pleito eleitoral.
Jogo
O pop star, que chegou a aglutinar 13 partidos no momento da eleição, já não conta mais com o mesmo alinhamento político. Siglas como o PR, que hoje está ao lado do pop star, pode estar no sentido oposto, dependendo de como Fabricio continuar jogando. É certo que vem perdendo espaço e aliados e que o novo partido também é uma nova experiência nas urnas para reeleição do alcaide, pop star e dublê de violeiro.
Aquilo roxo
Ainda sobre o tema funcionalismo público, interessante citar que grande parte dos recursos públicos são despejados na folha de pagamento que cresce vegetativamente todos os meses nas prefas país afora. Com uma folha pesada e a máquina inchada não vislumbrei até hoje um prefeito que tenha culhão de colocar em prática um programa de Demissão Incentivada. E extinção de cargos quando o sujeito se aposenta, purexemplo. Precisa coragem pra propor. Ou não?
Coringa
A empresa Coringa – Sistemas Inteligentes de Segurança -, com mais de 20 anos no mercado catarinense - já confirmou presença entre os patrocinadores da Gororoba do JC. O evento acontece no mês de agosto. E promete ser o maior dos últimos anos com uma super homenagem. Não fique de fora!
Angioletti se manifesta
Em contato com a coluna, o galego Rubens Angioletti, frisa que tem procurado fazer seu trabalho de fiscalizar e ser propositivo na piramidal casa do povo peixeira Câmara de Vereadores de Itajaí. O galego pontua que elogia, vota favorável e defende quando é certo.
Alta das contas de luz
Nesse trabalho, o vereador garante que investigou e descobriu um grande erro: o cidadão pode estar pagando duas vezes pelo mesmo serviço já que a expansão de rede em ruas públicas deveria ser feita pela concessionária e não pelo município. Em Itajaí, a prefa paga a expansão de rede com o dinheiro da Cosip, valor esse cobrado do cidadão na conta de luz e que deveria ser investido na modernização e manutenção da iluminação de ruas e praças. Ocorre que a Celesc também cobra uma taxa de Distribuição de Energia, justamente para fazer a extensão de rede, defende Angioletti.
ANEEL consultada
O galego, que também é jornalista, resolveu investigar mais a fundo e questionou a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que regulamenta o setor energético. Ela informou a Angioletti, por e-mail e pela Lei de Acesso à Informação que o serviço de extensão deve ser feito pela empresa que distribui a energia. A prefeitura deve fazer apenas o serviço de iluminação pública. Como o dinheiro arrecadado com a Cosip sempre supera a previsão do ano, dá para fazer um trabalho de excelência no centro, nos bairros e no interior. Rubens jura de pés juntinhos que tá atento a isso.
Dindim pra iluminar
Ao descobrir esse erro, Rubens encaminhou ofício ao prefeito barbudinho, relatando o fato e pedindo parecer técnico da procuradoria. Caso confirme, pede que a Celesc devolva o dinheiro que a prefa vem usando para isso. Este valor é para ser investido na modernização e manutenção da iluminação pública.
