JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Treta do ITBI
A bandeira que uniu nossas amadas excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo foi pra acabar com os abusos na cobrança do ITBI, que é a carcada que o governo dá no lombo do cidadão quando ele compra um imóvel pra chamar de seu.
Lei e tudo
Os desafetos, futebolista Níkolas Reis (PSB, por enquanto), e barbudinho Jr. Thiago Morastoni (MDB), chegaram a fazer várias agendas juntos. Cada um aprovou um projeto de lei diferente que vinha pra ajudar o povão já tão sofrido de pagar imposto e mais imposto.
Cachimbo da paz
A rasgação de seda foi tanta na época, que governo e oposição se abraçaram como se fossem um só, e entidades como a OAB aplaudiram a iniciativa dos edis, que foi sancionada sem grilos pelo prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Migué
Passados dois anos a fiscalização do município parece que deu uma banana pros nobres vereadores e para o prefeito que parece pisar em ovos e não toma posição. Os fiscais fazem cada um do seu jeito, e o prefeito finge que não vê.
Reclamação
A principal bronca do povão é que pra um vale o contrato, pra outro vale a tabela do IPTU. E tem o caso ainda de o fiscal aceitar a declaração e depois notificar e carcar multa no contribuinte, que fica perdido sem saber o que fazer.
E aí?
Quem mais sofre com isso é o povão trabalhador mais sofrido, que geralmente financia o imóvel e tem que pagar à vista o que a prefeitura exige. Tá mais do que na hora de resolver essa bronca, que já tá no judiciário e dando dor de cabeça pra juizada local.
PSL peixeiro
O PSL peixeiro fez reunião preliminar no último finde sobre candidaturas a vereador na city peixeira. Vários nomes novos e alguns antigos. Entre os antigos o atual vereador o galego Rubens Angioletti (PSB, por enquanto...) e o ex-vereador, engomadinho Clayton Batschauer (PSD), por enquanto...
Novos
Entre os ‘novos’ que desejam disputar a cadeira estofadinha da piramidal pelo PSL apareceram os nomes de Diego Amâncio do Limoeiro, Danny Alves, Augusto Pacheco, Platão Figueiredo etc...
Mandando ver
O subsecretário da Agricultura e Expansão Urbana de Itajaí, Lu do Pedroni, tá fazendo a diferença na zona rural. Depois que Lu foi pra lá, a pasta começou a mostrar serviço. O secretário é apático e nada acontecia. Além disso, parece que Lu do Pedroni parou de bater boca em grupos, ciente da providência divina nos ter feito com dois ouvidos e apenas uma boca...
Prazo
O vereador Bola Pereira (PSDB) entrou em contato com este colunista, na condição de Presidente da Comissão de Ética da casa do povo da Dubai brasileira, para informar que nenhuma denúncia está sendo deixada de lado.
Segredo de Justiça
Bola diz quem em 40 dias foram levantadas todas as informações e que na quarta-feira vai ser aberto o prazo de defesa do vereador Moacir Schmidt (PSDB), que terá 15 dias para apresentar a sua versão dos fatos à referida comissão. Bola lembra que, infelizmente, o caso está em segredo de justiça.
Notificação
Ainda de acordo com o presidente do conselho de Ética, inclusive a investigação da operação 30 graus está em andamento no conselho. Será dado o prazo de 15 dias para defesa, também no dia 17, quando serão notificados os quatro vereadores citados pelo MP por suposta participação em esquema de corrupção.
Na espinha
Bola afirma, categoricamente, que quem deixou tudo parado no Conselho foram os membros anteriores e que os atuais só tomaram pé da situação, a partir do dia 20 de fevereiro de 2019, quando assumiram o cConselho.
Ágil
Este colunista estranha o fato de a comissão ter feito em praticamente um final de semana, o que não fez em 40 dias. Os dois fatos juntos vão tramitar com mais lentidão na Comissão, tendo em vista que agora são mais quatro vereadores que tão denunciados na comissão de ética, além de Moacir Schmidt, acusado de participação na morte do engenheiro Sérgio Renato.
Revelação
Este colunista abelhudo foi atrás dos nomes que também estão no paredão, digo, no Conselho, já que o vereador Bola não quis revelar. Os vereadores Asinil Medeiros (PR), Roberto Souza Júnior (PMDB), Elizeu Pereira (PMDB) e Nilson Probst (PMDB) são acusados pelo MP de participação na operação 30 graus, onde o plano diretor foi alterado, de forma a beneficiar pessoalmente os acusados. Se já estava difícil o Conselho informar sobre o caso de um vereador, imaginem de cinco.
Do Bem
O presidente da casa do povo da Dubai, Omar Tomailth (PSB), assina no início da sessão de hoje, dois convênios bacanas com a Apae e Amor pra Down. O convênio vai oportunizar às entidades contratar dois colaboradores pra tocar os importantes projetos. Bacana!
