JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Contrato
O vereador Robison Coelho (PSDB) quase teve um troço, na terça-feira à noite, quando foi publicado no diário oficial da prefa peixeira, a contratação da Itajaí participações para fazer gestão de um programa chamado Itajaí investe.
Bufunfa
A grana paga à empresa pública será de mais de uma milha, o que ouriçou o vereador bocudo que vive de zoio em tudo para criticar as ações do governo. Faz parte. Mas não pode se precipitar...
Profissionalizar
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Giovani Testoni, juntamente com o procurador geral, Gaspar Laus, criaram o programa para que a empresa pública fizesse a gestão das oportunidades que têm pipocado para a city peixeira.
Forte
Itajaí tem ganhado a atenção do mercado nacional e internacional com a vinda da construção das corvetas da Marinha, centro de inovações, mais de 1500 empresas novas só este ano, obras de infraestrutura e tudo mais.
Necessário
Com todo esse movimento, alguém tem que ficar em tempo integral acompanhando e convertendo todos os contatos em investimentos. A Itajaí participações é a mais credenciada para promover negócios e consolidar investimentos na terrinha.
Importante
A Itajaí participações é uma inovação de médio e longo prazo. Finalmente a conjuntura local com toda essa pujança, coloca a empresa no seu ambiente natural que é de gerir oportunidades, gerar negócios e empregos.
De olho
Obviamente que o histórico não é dos melhores, até porque sabíamos que tudo demora mesmo para se construir. Oxalá que finalmente a empresa encontre seu lugar ao sol e ajude Itajaí no melhor momento que a cidade passa nos últimos anos.
Cedo
Diante do momento que a cidade vive, que é excepcional, graças ao empenho e trabalho diário do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), é louvável que se queira gerenciar toda essa demanda de maneira eficiente. É importante o voto de confiança. Bora trabalhar, meu povo.
Silêncio sepulcral
O prazo de esclarecimento para a nebulosa situação na secretaria de (In) Segurança teria acabado. O vice-prefeito desaparecido Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), seria um dos responsáveis por trazer à tona as respostas que a sociedade espera e almeja. O problema é que Marcelo acorda tarde...
Erros
Um dos grandes erros é que deveria ter gente afastada da função. Isso promoveria uma real lisura nas ações que deveriam demonstrar se realmente o furto ocorreu e, quem deve responder administrativamente e criminalmente por ele. Afinal, é possível fazer a ilação de que se tem gente que fez coisa errada e continua no cargo, pode muito bem manipular e destruir provas. E num é?
Qual sabor?
Pra quem não se alembra, há algumas semanas, surgiu a suspeita de que equipamentos teriam sido surrupiados em um dos prédios que deveria ser um dos mais seguros da city peixeira. A prefa correu atrás e formalizou uma comissão pra investigar. Mas parece que a pizza já fatiada chegou. Ou não?
Música nas escolas
A coluna já havia dado em primeira mão o concurso bacana promovido pelo futebolista Níkolas Reis (PSB), que consultou a pirralhada do ensino fundamental antes de protocolar um projeto de lei que deve levar música para as escolas, como manda a legislação federal.
Didático
Além da questão da premiação, o concurso é didático, porque ensina os pimpolhos a fazer um projeto de lei e acompanhar os trâmites até a aprovação. É de mais iniciativas assim que a educação precisa.
É isso aí...
A coluna aproveita para parabenizar os alunos Gabriela Bertotti Sabino, Julia Jacinto Oliveira e Willian Daniel Izauro Marin, que são da Combemi, pelo primeiro lugar. E os alunos Bruno Luiz Cordeiro e Darlan Rogério Foss Theiss, que são do Melvin Jones, pela segunda colocação.
Via Portuária
O prefeito Volnei Morastoni tem buscado apoios importantes para que o governo Federal arregace as mangas e assuma na prática as obras da Via Expressa Portuária, que são fundamentais pra economia da city peixeira e que são de responsabilidade da União.
Apoio catarinense
Além de bater na porta de órgãos importantes, como ANTT, Arteris, Ministério da Infraestrutura, entre outros, o prefeito peixeiro também busca apoio coletivo dos parlamentares catarinenses pra esse importante pleito, que beneficia não só Itajaí, mas toda a Santa & Bela.
Chiodini
Na manhã de ontem, Volnei esteve no gabinete do deputado federal Carlos Chiodini, que se comprometeu em mobilizar a bancada catarinense em prol da Via Portuária. Chiodini promete ser um aliado do prefeito nesta questão.
Amin
Quem também recebeu o mandachuva peixeiro, ontem, foi o senador turcão Esperidião Amin (PP). Numa conversa bastante amistosa, Volnei sugeriu a união dos senadores catarinenses pela Via Portuária e convidou Amin pra vir até Itajaí conferir de perto.
Sabatina
Na última terça-feira, depois da sessão na piramidal casa do povo, aconteceu à sabatina do novo diretor geral do Semasa, Osvaldo Gern, que contou com a presença de apenas 11 das excelências excelentíssimas em plenário.
Desprestígio
Isso demonstra o desprestígio dos vereadores com o novo diretor da Autarquia, principalmente o descontentamento da própria base governista que deixou o plenário antes de iniciar a sessão extraordinária de sabatina do novo diretor geral.
Puxaram a sacaria
Apenas Robison Coelho e Fernando Pegorini (PP) foram contundentes na sabatina, buscando debates sobre a privatização e discussões judiciais sobre repasses milionários do Semasa à prefa peixeira.
Sabatina?
As excelências excelentíssimas deveriam revogar a lei que obriga a sabatina, uma vez que se mostra ineficiente, pois metade do parlamento sequer participou. Pensem bem!
Mundo gira
Com a chegada de Osvaldo Gern ao Semasa, percebe-se como o mundo gira. No início do mandado do prefeito Volnei, o vice Marcelo Saldré, ops Sodré, estava com a bola toda, praticamente mandando na prefa e no comando da autarquia, onde todos diziam que ali ele era o rei.
Chupando o dedo
Sodré estendeu a mão ao topetudo Osvaldo Gern, conseguindo o cargo de siretor administrativo-financeiro da piramidal casa do povo. Hoje, Gern tomou conta do Semasa e o vice Sodré está chupando o dedo. Tadinho...
Fazendo o quê?
A deputada se achona Ana Carolina Campagnolo (PSL), em resposta à revelação de suas antigas postagens, onde faz ode a maconha, entre outras coisas estranhas, diz que vivemos em um país de putaria, com dólares na cueca, Lava-Jato, etc. Mas o que ela faz pra melhorar? Foi eleita e é paga pelos impostos de todos só pra fazer polêmica e aparecer? Nova política? Não parece...
