JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Andando bem
A reforma administrativa tem feito bem para o governo Volnei Morastoni (MDB). Além de cortar cargos e secretarias e ainda garantir economia anual de R$ 12 milhões aos cofres públicos de Itajaí, a mudança fez o trampo fluir melhor lá pelos lados do paço da Vila Operária.
Gabinete
O papo pelos corredores do executivo é de que o gabinete, além de estar muito mais acessível, também está com um fluxo de trabalho bem mais dinâmico. O povo fala que a orientação do chefe de gabinete Giovani Testoni é atender a todos e não deixar nada pendente. É assim mesmo que deve ser!
Governo e Obras
Quem também tá dando andamento nas demandas é o secretário de governo Jean Sestrem. Experiente, tem feito a coisa andar, trabalhando em harmonia com o secretário de Fazenda, Erico Laurentino, e mostrando que seus antecessores tavam devagar, quase parando. Quem também não para é o secretário de Obras Márcio José Gonçalves, o Dedé, que tem trabalhado de manhã, de tarde e à noite, no ritmo do prefeito Volnei.
Bons exemplos
Outros secretários seguem desempenhando bem o papel, como os experientes Normélio Weber, superintendente das Fundações, e Evandro Neiva, chefão da pasta do Turismo. Mais um bom exemplo é Paulo Maes, que voltou à fundação de Esportes e tem arrumado a casa por lá, com um trampo bem mais profissional, dizem os fofoqueiros.
Briga boba
Mas como nem tudo são flores, também tem coisas pra se resolver. Uma delas, segundo os fofoqueiros de plantão, é fazer com que as secretárias Neusa Geraldi, da Assistência Social, e Chris Stuart, da Promoção da Cidadania, parem de brigar por poder e cargos e comecem a focar no trampo ao povão que tanto precisa. Ai, ai, ai, que dor!
(In) Segurança
Outra pasta que merece atenção especial do prefeito é a secretaria de (In) Segurança Pública. A brigaçada por lá é geral e o trampo rola em total desarmonia, com direito a denúncias de tudo quanto é lado. Uma comissão de efetivos tá lá bizolhando e esperamos que medidas sejam tomadas rapidamente.
1º de abril
A turma do porto peixeiro e também do paço da Vila Operária encarou como piada de 1º de abril a declaração do vereador Fernando Pegorini (PP), de que o ex-superintendente do terminal portuário Antônio Ayres foi diversas vezes a Brasília buscar recursos para a reestruturação dos berços.
Não fez nada
Os bocudos até acreditam que Ayres possa ter ido várias vezes à capital federal, mas duvidam dos resultados práticos, a não ser que o trampo tenha sido em favor de Navegantes, lascam as bocas de tramela. O que não tem muito a ver já que a Portonave é privada e tem demonstrado muita força nos últimos anos.
Tava abandonado
Quando o prefeito Volnei e o superintendente Marcelo Salles assumiram, o porto de Itajaí tava com apenas um berço operando. Agora, já são três em atividade e o último deve ser entregue ainda este mês. Só não vê quem não quer, detonam os fofoqueiros palacianos, que sugerem um bom óculos ou óleo de peroba ao vereador Pegorini. Arreda, cambada.
União
O PSDB peixeiro realizou na última sexta-feira sua convenção municipal. Bem prestigiada, a convenção mostrou a unidade dos tucanos, que elegeram uma chapa consensual. A minha ex-musa BBB Anna Carolina foi reconduzida ao cargo de presidente da sigla, ao lado do suplente de vereador, Gilberto Mendes de Jesus, na vice-presidência.
Rodízio
O vice-presidente, Gilberto, já assumiu a cadeira estofada da piramidal casa do povo ano passado, enquanto outros deverão assumir neste ano. Vale destacar que o PSDB é o único partido peixeiro que colocou em prática um rodízio para dar oportunidade a todos os suplentes da sigla.
Se acabar
Mostrando unidade, o partido também alterou a liderança da bancada na piramidal, que agora fica a cargo do também suplente Beto Cunha. Beto vai se acabar no púlpito, ops, tribuna, fazendo aqueles discursos como se estivesse na igreja de Cordeiros. Vontade de ser padre é forte...
Abriu mão
O emplumado vereador Robison Coelho também abriu mão da executiva, oportunizando que caras novas tivessem lugar de voz e voto dentro da sigla. Além dos correligionários do PSDB, chamou a atenção as visitas do ex-vereador Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SD) e do atual vereador galego Rubens Angioletti (PSB) na convenção tucana.
Autismo
O vereador Bonzinho Edson Lapa (PR) segue na luta para ter aprovado o seu projeto de Lei que visa instituir em Itajaí a carteira de identificação do autista. O PL tramita nas comissões da piramidal há mais de seis meses e o parlamentar trabalha para que seja aprovado na sessão de hoje, que é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Merece ser aprovado.
Direita em Guerra
O evento de lançamento da UDN em Itajaí, que guindou o Airlon Jacques, que é lutador, portuário, fã do presidente Jair Bolsonaro e agora mais novo puxa do governo Morastônico à Executiva Estadual do novo partido, foi recheado de indiretas aos ex-companheiros do PSL.
