JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pegorini se manifesta
Os ataques em relação as diárias de membros do primeiro escalão da prefeitura de Itajaí, diz o vereador entisicado Fernando Pegorini (PP), esquecem que foi instalada uma CPE - Comissão Parlamentar Especial - para estudar o que está errado e poder sugerir o que melhorar, e não uma CPI para caça às bruxas como informam.
Números justificam
Pegorini lembra que os números são incontestáveis e que o alerta foi dado nos últimos dois anos do governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). E que os gastos com diárias e passagens aéreas representam praticamente o mesmo número que os últimos quatro anos do governo passado.
Porto
Pegorini contesta as alegações do governo de que solicitou um monte de informações para o superintendente do porto. Na verdade, diz, solicitou através da LAI - Lei de acesso à informação - para o Governo de forma geral.
Gastando a rodo?
O líder dos progressistas debulha que parece que os governistas tão com medo de que esteja chegando perto das informações do decreto de contingenciamento e que fique demonstrado que tá conflitante a situação (sério?!). Invés de economizar tão gastando além da conta. Ai, ai, ai que dor!
Reconhece
Pegorini assegura, ainda, que respeita e reconhece o trabalho do superintendente do porto de Itajaí, Marcelo Salles e que, também reconhece os esforços do padre, ops, ex-superintendente Antônio Ayres, que vira e mexe foi por diversas vezes a Brasília.
Começou lá atrás
Ayres ia à capital federal na busca de recursos para reestruturação dos berços; destravar recursos das obras da bacia de evolução; diversas tratativas com fórum parlamentar; contatos com ANTAC, e na tentativa de solucionar os problemas criados na importante prorrogação do contrato com APM Terminals, etc.
Fundamental
“Não se pode desmerecer que neste período Antônio Ayres foi fundamental para reestruturação do porto, e Marcelo Sales pegou praticamente no final desta obra, reconhecendo seu esforço pela continuidade e fazer o porto se levantar”, afirma Pegorini.
Tristeza
A coluna manifesta seu pesar pelo triste falecimento do advogado Roberto de Souza, em um lamentável acidente em sua residência. Roberto é pai do também advogado, vereador Roberto de Souza Júnior (MDB), de Balneário Camboriú. Força e fé!
Não mexe
Aparecido da vida, depois de andar posando pra foto comendo marmita e com enxada na mão, o prefeito médico da capital da pedrada, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), foi dar entrevista numa rádio da região. Falou o que quis, ouviu o que não queria.
Cadê o Ramon?
Perguntado sobre a relação melindrosa entre ele e seu vice Ramon Instagram Jacob, o prefeito cutucou a onça com a vara curta. Depois de dar a entender que Ramon seria um ingrato por ter abandonado o trabalho na prefa desde as eleições de 2018 mesmo sendo “candidato do governo” a deputado federal, a coisa fedeu.
Boca no trombone
O vice que dizem que foi escanteado pelo prefeito, mas se mantinha como um lorde, quieto no seu canto, engrossou a voz, botou a boca no trombone e espalhou nove minutos de revelações para tudo quanto é canto.
Faltou com a verdade
De saco cheio de engolir sapo, tascou que o prefeito mentiu ao dizer que apoiou sua campanha a deputado federal. Élcio Bisturi Kuhnen fez reuniões com os barnabés da prefa para indicar seus candidatos: Periquito para estadual e Peninha para federal.
Expulso
Contou até que Élcio mandou trocar as chaves do gabinete de Ramon e que o vice só pode usar a sala no horário que os funcionários do gabinete trabalham. Eh, lasqueira! Para arrematar, Jacob jogou no ventilador os compromissos “pessoais e familiares” que o prefeito teria com o deputado Peninha. Oh, dó!
Carguinho
A esposa do prefeito da capital da pedrada precisava defender o cargo que tinha no gabinete de Peninha. Correram os funcionários de toda a prefa em busca de votos para seu chefe com o aceite de Elcio. Com a baixíssima votação de Peninha em Camboriú, Clediane Kuhnen perdeu o emprego depois das eleições. Dizem que o deputado não quer ver o casal nem pintado de ouro. Sério?
Reforço na segurança
O prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PSB), por enquanto...) anunciou na sexta-feira numa reunião com presidentes de associações de moradores e comandos das forças de segurança integradas de Balneário Camboriú, o chamamento de 41 concursados que estão na fila do concurso.
Se melhorar estraga
Com essa convocação, findo o curso preparatório para os novos guardas, a guarda Municipal de BC passará dos atuais 138 componentes para 179. Fabrício fez o anúncio aos presidentes de associações porque quer a participação deles nas reuniões mensais das forças de segurança que buscam integração.
Integração
A integração das polícias e demais setores da segurança é por si só um feito grandioso, que se der certo servirá de exemplo para o país, uma vez que representa um grande avanço na luta contra a criminalidade.
A melhor solução
A atuação conjunta das forças de segurança na Dubai (e, em qualquer outro lugar) é desejável porque racionaliza e melhora as operações, uma vez que passa a haver troca de dados entre todos, o que torna as operações mais eficazes.
Exemplo a ser seguido
Na semana passada já houve uma primeira grande operação integrada em BC que reuniu 54 homens da polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, guarda Municipal, agentes de trânsito, e demais órgãos de segurança da cidade. Show de bola que deve ser seguido.
Trabalho em conjunto!
O vereador galego Rubens Angioletti (PSB), por enquanto...) e o deputado estadual Cel. Onir Mocellin (PSL) bateram pernas juntos. Os dois conferiram de perto a obra do Presídio Feminino de Itajaí, que faz parte do Complexo de Segurança do bairro Canhanduba. Também foram fiscalizar os serviços no Presídio Feminino do Nossa Senhora das Graças.
Falta de funcionários
Os parlamentares ficaram abismados com a notícia de que o presídio feminino da Canhanduba não está funcionado porque o governo anterior não contratou cerca de 60 funcionários, número necessário para abrir a unidade prisional. Mocellin vai solicitar prioridade para que o atual Governo providencie a contratação de pessoal.
Escola militar
Angioletti propôs que o Governo do governador Carlos Moisés (PSL), após a transferência das detentas para Canhanduba, transforme o presídio no Nossa Senhora das Graças em escola com administração compartilhada com a polícia Militar. “Transformar um presídio ultrapassado em escola militar será uma evolução social para nossa amada Itajaí”, comenta o galego.
Contra pedágio
O empresário Luciano Hang, da rede de lojas Havan, afirmou que é contra o pedágio da famigerada TPA – Taxa de Paciência e Amargura que se paga pra adentrar em Bombinhas. Informado de que São Francisco do Sul, também tá revirando o zoinho nesse sentido, revelou que tá fazendo uma loja lá e que vai falar com o prefeito.
Pontuou
O presidente do Clube Diretores Lojistas (CDL) de Bombinhas, Mario Pera, também tem pontuado sobre a TPA de Bombinhas. Diz que a empresa que faz a gestão fica com 40% do total arrecadado. Pera, também, coloca que se o valor é pra fazer caixa e não melhorias, perde o objetivo.
Levantar e discutir
O presidente dos lojistas coloca que é preciso levantar e discutir a taxa. Vai mais além, ao dizer que os municípios que tem ‘apertos de caixa e dificuldades de acesso’ vão criar taxas de acesso, onerando ainda mais o combalido contribuinte.
