JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Itajaí em alta
A semana fechou com Itajaí se destacando na Santa & Bela e no Brasil, bombando em fatos positivos. O município foi apontado como um dos maiores geradores de empregos do país e também será sede da construção de quatro baitas naviozões de guerra da Marinha.
Muitos trampos
Em tempos de crise, a city peixeira vem mostrando crescimento econômico e aparece, segundo dados do Ministério do Trabalho, como a 14ª do Brasil em geração de empregos com carteira assinada eeste ano. Itajaí também é o única entre os 20 maiores empregadores do país que não teve saldo negativo entre contratação e demissão em nenhum setor produtivo. Baita resultado!
Crescendo
Os números comprovam o crescimento da city peixeira. Somente nos meses de janeiro e fevereiro, o trampo formal se tornou realidade pra 2134 pessoas em Itajaí. O número é seis vezes melhor do que em 2017 e quase três vezes melhor do que no ano passado, comprovando a ascensão peixeira.
Vem mais 8 mil
Por falar em geração de empregos, tão previstos mais oito mil, sendo dois mil diretos e seis mil indiretos, pra construção de quatro corvetas no estaleiro Oceana, em Itajaí. O anúncio foi feito oficialmente pela Marinha do Brasil. A empresa instalada na city é uma das participantes do consórcio Águas Azuis, vencedor da licitação pra construir os quatro navios de guerra.
Investimento gigante
A grana prevista pra construção dos barcões na city peixeira é de R$ 6,4 bilhões, o que certamente vai alavancar ainda mais a economia de Itajaí, que pode voltar a ser o maior PIB de Santa & Bela.
Crescimento
Todos sabem que ainda há muito o que ser feito na city, mas não se pode negar a atenção especial que o prefeito Volnei Morastoni (MDB) tem dado pra recuperação econômica. Porto bombando, pessoas empregadas, tudo isso é fundamental para o município seguir melhorando e pra auto estima das pessoas.
Esquece o passado
O povo do paço da Vila Operária diz que o vereador Fernando Pegorini (PP) adora malhar a atual administração e tem como estratégia de discurso não reconhecer nada de bom feito pelo governo Volnei Morastoni. O problema é que, ao que parece, tem apontado o dedo sem verificar o que ocorreu num passado recente, quando seu partido comandava Itajaí.
CPI das diárias
Um exemplo disso deverá rolar na famosa CPI das diárias, que vai verificar se o dindim gasto pelos barnabés da prefaé justificável. Pegorini mandou recentemente uma série de questionamentos ao superintendente do porto, Marcelo Salles, que é um dos que mais utilizou diárias nesses primeiros dois anos de governo.
Pra aparecer
O problema, detonam os faladores (oh, raça), é que o vereador, na ânsia por aparecer, sisqueceu de conferir quanto gastou o antecessor Antonio Ayres, que fazia parte do governo defendido pelo edil progressista.
Semelhantes
Pra azar de Pegorini, os gastos com diárias de Antonio Ayres, quando o porto tava praticamente falido e abandonado, são semelhantes aos de Marcelo Salles, que é um baita técnico, entende tudo de porto e fez o terminal peixeiro voltar a bombar na administração do prefeito Volnei.
E agora?
Fico aqui coçando o cocuruto e tentando imaginar o superintendente Marcelo Salles sendo chamado pra dar esclarecimentos na CPI das Diárias, sendo que gastou parecido com o antecessor e hoje o porto tem dado muito mais resultado do que no passado. Não tem lógica. Ai, ai, ai, que dor!
Será?
Será que Pegorini, que está com essas informações em mãos, usará a tribuna pra justificar que antes, no governo do ex-homem dos galináceos Jandir Bellini (PP), que o vereador defendia, se gastava praticamente o mesmo de diárias no porto e se fazia muito menos? Acho difícil, especialmente se o vereador alembrar do terminal vazio, da falta de contêineres e de navios.
Transparência
Na Mariscolândia a palavra que mais se fala no momento é Transparência, tudo porque o vereador, Silas Antonietti (PSD), mais uma vez, aprontou uma daquelas. Ele apresentou na casa do povo um projeto inconstitucional e seus pares acabaram aprovando. Oh dor! Oh vida!
Dá zero pra ele...
O projeto obriga a prefa a transmitir as licitações ao vivo. Só que o nobre edil sisqueceu ou não sabe, que não pode legislar sobre isso, indo até contra a orientação da doutora da Casa de Leis, apresentando uma lei ilegal. Que fase, vereador…
Vetou
Chegou aos ouvidos do socadinho escriba que o prefeito da capital do marisco, Aquiles da Costa (MDB), já mandou pra casa do povo o veto ao projeto do vereador Silas, mostrando a ilegalidade por parte do parlamentar.
Lição de casa
O burgomestre mandou junto com o veto o projeto de lei da prefa que obriga a instalação de câmeras e transmissão das licitações da city. Ele lembra que no seu governo criou a sala de licitações, um local aberto ao povão, para que os moradores possam bizolhar de perto tudo que acontece. Hummmm…
