JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Reapareceu
O projeto megalomaníaco do BC Port, que visa construir um mega porto nas águas da Dubai brasileira, pipocou, novamente. O articulista já se manifestou contrário, afinal, se tal perdurar, daqui a pouco nem vai adiantar alargar a faixa de areia, porque com esse tipo de liberação, vai fazer com que todo mundo queira erguer algo no mar. Imaginem...
E isso...
...sem colocar as questões ambientais de se erguer um empreendimento ao arrepio do bom senso e de questões ambientais. Erguer um baita troço entre o canal do rio Camboriú e o mar, próximo a um morro preservado e ao lado da boca da barra é algo sem precedentes. Um descalabro.
Bomba
O problema, dessa vez, é que o presidente do Instituto de Desenvolvimento Ambiental (Ideia) denunciou que a BC Port apresentou licença ambiental concedida pelo Instituto de Meio Ambienta da Santa & Bela Catarina (IMA) conseguida, supostamente, através de documentação falsa.
Extrema gravidade
A acusação de extrema gravidade fez com que a promotoria de Justiça de Balneário Camboriú instaurasse um inquérito. Convenhamos, se tal se confirmar, existe extrema má fé nessa situação de querer emplacar um empreendimento usando documentação falsa.
Chuva de denúncias
Cristiano Voitina, que é o presidente da Ong Ideia, tem denunciado ao Ministério Público que o bendito empreendimento do BC Port apresentou um documento falso pra obter a autorização do Instituo de Meio Ambiente que é a antiga Fatma.
Caso de polícia!
Voitina denuncia que usaram um documento falso (que seria da Bontur que é a empresa que toca o Bondinho na Barra Sul), pra tentar burlar o IMA e conseguir a licença. Sério?! O documento (declaração) foi emitido para o processo que tramitava na SPU e era específico para a área que foi concedida para a Bontur e por ela hoje ocupada. Nem existia essa história de BC Port.
Complicado
Além disso, teria sido juntada ao processo uma declaração do ex-prefeito psitacídeo, Edson Periquito (MDB) com a data de 2013, quando a empresa que quer construir o porto foi criada em 2015.
Níkolas reage
Em contato com a coluna, o vereador futebolista Níkolas Reis (PSB) da piramidal casa do povo peixeira, afirmou que é melhor “chorar” a criança perdida do que ficar na história como quem a “matou”. Uiii!
Bolsas de estudo
O vereador futebolista se refere a derrubada da sua lei das bolsas de estudo, que segundo ele beneficiou milhares de estudantes e teria beneficiado ainda mais não fosse o que alega como “perseguição política” que sofre do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Nova lei
Níkolas, no fim, reconhece a boa intenção da nova lei que está sendo construída na câmara, mas jura de pé junto que ela é a prova de que ele tinha razão. “Eu grito pelos estudantes que ficaram na mão nesses dois anos”, finaliza. Então tá...
Pau pegando
Nikolas acentua que o governo se perde mesmo na condução política na piramidal. A oposição continua dando de relho na bancada do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e não é pra menos, é uma trapalhada atrás da outra promovida pelos apóstolos.
Bola quicando
Nesse caso medonho das bolsas, por exemplo, se pouca gente sabia que o futebolista Níkolas Reis (PSB) era o autor da lei do benefício que servia pra Univali e pro IFES, agora a city peixeira toda já sabe, de tanto que o governo levanta bola para o cara chutar. Oh, Pai eterno!
Quem tem razão
Por outro lado, se alguém tinha dúvida de quem tinha razão quando o vereador comparava a sua lei com a do Volnei, agora não tem mais, porque a vereadora visceral Dulce Amaral (PR) assinou documento atestando a inviabilidade da lei do chefe. Assim não dá! Assim não phode!
Moção
O nosso DIARINHO de todos os dias foi homenageado na piramidal casa do povo pelos 40 anos de existência, comemorados neste sagrado ano de 2019. A moção de congratulações e reconhecimento foi proposta pelo vereador Fernando Pegorini (PP) e aprovada pelas excelências excelentíssimas. Obrigado!
Saudades do Zé!
A jornalista Maria do Carmo, que nas horas vagas é Uber, em vídeo coloca a problemática de uma obra de drenagem em Cordeiros, onde faltam agentes da Codetran pra ordenar o trânsito. No vídeo “Saudades do Zé da Codetran”, Maria relata os problemas e diz que o atual gestor do órgão de trânsito peca pela ineficiência.
Gosta de aparecer
Infelizmente, é uma realidade que Robison da Costa, que é o chefão da Codetran, gosta que se enrosca de aparecer na mídia (dizem que trabalha pra ser candidato a vereador. Desse jeito?). Mas em ações que visam ordenar, organizar o já conturbado trânsito da city peixeira, deixa muito a desejar. E com isso os motoristas endoidam e a culpa cai no ombro de quem? Do prefeito...
Ferrão
O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero, pegou na corda em áudio que enviou para seus colegas vereadores, logo após a sessão da última quarta-feira. Indagado por alguns vereadores se um dos manifestantes contra o vereador Moacir Schmitt (PSDB), o Elton, seria cargo comissionado de Achutti, respondeu que não era seu funcionário desde novembro de 2018.
Arquitetar
Achutti, cabreiro, disse que não costuma arquitetar pelas costas e que se alguém ainda tem dúvida, “vou agir de acordo com a minha consciência e se me sentir pressionado, eu sei o que fazer”, retrucou o Quero-Quero.
