JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
ETA pode romper!
O vereador Rubens Angioletti (PSB, por enquanto...) foi ver de pertinho a situação da Estação de Tratamento de Água do São Roque, na city peixeira. O galego ficou preocupado. Angioletti constatou tudo e mais um pouco do que diz o relatório da defesa Civil Estadual. Ou seja, o reservatório da estação pode romper.
Barragem capenga
Na barragem idealizada há alguns anos pra conter a cunha salina no canal retificado do Itajaí-Mirim a situação também não é nada boa. Os técnicos sabichões constataram rompimento da estrutura das ombreiras e o troço pode desabar. O problema é a chuvarada medonha que vira e mexe acaba afetando a estrutura e a falta de manutenção. Água mole em pedra dura.
Despingolar
Já na ETA do São Roque o problema é muito pior: “saturação do solo, vazamentos de água tratada, inclusive em pontos com esguicho de água, infiltração, falta de manutenção comprometendo o tempo de vida útil e a cerca inclinada comprovando a movimentação do solo”, atestam os sabichões da defesa Civil.
Situação grave
A defesa Civil, com laudo de agosto de 2018 (faz sete meses!), aponta que o reservatório da ETA do São Roque tem “grau de risco muito alto, se forem mantidas as condições existentes; é muito provável a ocorrência de eventos destrutivos durante episódios de chuvas intensas e prolongadas, no período compreendido por uma estação chuvosa”. Pelamordedeus!
Perigo!
Ou seja, a barragem pode arrebentar. Imaginem aquela água salobra nas torneiras novamente? E o pior: a ETA do São Roque pode arrebentar jogando água, entulhos, lama, morro abaixo. Pode causar mortes (vamos se coçar!), prejuízos materiais e deixar parte da city peixeira e de Navega-City sem água. E tudo porque não fizeram manutenção. Um descalabro, uma vergonheira.
Vereador em cima
O vereador Rubens espichou o bago do zoio desconfiado de uma dispensa de licitação do Semasa no valor de mais de 11 milhões de reales pra obras da ETA e da barragem. Não satisfeito, Angioletti foi atrás do laudo da defesa Civil estadual (e constatou ‘in loco’) que foram cedidos pela direção do Semasa e descobriu essa preocupante situação.
Perguntas
Por que não foram adotadas medidas preventivas ao longo dos anos? Por que não fizeram obras anteriores na barragem e na ETA? Qual a quantidade de água tratada desperdiçada pelos vazamentos? Desde quando havia o conhecimento do problema e era mantida a inércia sabendo dos riscos e do desperdício? Parabéns ao vereador Angioletti, atento e consciente da sua função.
Antônio Heil
A Antônio Heil está com a mair parte da rodovia que liga a city peixeira a capital do marreco assado pronta. Contudo, tem locais que não anda e nem desanda. Quem trafega por aquela região tem a impressão que a obra empacou de vez.
Pau pegou
A conversa entre o vereador Pedro Francez (PR) orientando a vereadora pra mais de metro Juliethe Nitz (PR) vazou nos microfones da sessão da casa do povo da Dubai brasileira. Os microfones captaram o início do “arranca rabo”, durante a votação de uma emenda, na qual a vereadora disse que votava com a consciência dela.
Grosso
Após receber a “orientação”, afirmou “se você for grosso comigo, também vou ser grossa com você, voto de acordo com a minha consciência”, disparou a única representante feminina na câmara. No bate-boca, sobrou até ao líder governista e futuro articulador do governo, Gelson Rodrigues (PSB).
Rezar
Ao perceber que estava sendo televisionado ao vivo para o mundo todo, o presidente Omar Tomalih (PSB) tentou rezar, digo, acalmar os ânimos. Teve que intervir pedindo que a vereadora Juliethe fizesse silêncio, “por gentileza”. Na sessão da terça-feira, até o deputado estadual verdolengo Ivan Natz prestigiou uma parte do show de horrores no parlamento da Dubai brasileira.
Será?
“Será que foi arrumar emprego ao filho?” questionou um abelhudo ao ver Naatz, que assistia incrédulo do plenário a sessão mais do que conturbada, pensando seriamente em na próxima reservar um guaraná diet geladinho e um saquinho de pipoca. Qui coisa, meu povo!
Vendido
O terreno do antigo supermercado Vitória, aa Avenida Brasil, na Dubai brasileira, teria sido vendido há alguns dias. Já teria ido a leilão e nada de comprarem. Fontes extra-oficiais da coluna alardeiam que no ano leilão não teve comprador. Contudo, dias depois, foi adquirido por via direta por R$ 35 milhões, valor bem acima do pedido no leilão. Hummmm.
Será que será?
Aquela área é de interesse social, não pode ter edificação de prédios e pra que tal mude, tem que passar pelo legislativo. Se isso acontecer e for o interesse do comprador que é de Balneário Camboriú, o baita terrenão pode ser alçado a mais de cem milhões de reales. Seria esse o interesse de quem pagou acima do leilão e por via direta?
Aviso aos navegantes
Alguém tem que avisar ao presidente Jair Bolsonaro que a eleição acabou e que ele foi eleito presidente do Brasil. Alguém tem que avisar que ele é o presidente de todo o Brasil, dos que votaram nele e dos que não votaram.
Conciliação
Alguém tem que avisar ao presidente Bolsonaro que ele, investido do cargo presidencial, tem que buscar a conciliação nacional, não incentivar o discurso de ódio a minorias e a poderes garantidores da democracia, como a imprensa, por exemplo.
Exemplo
Alguém tem que avisá-lo que é seu dever conter milícias digitais de ultra direita, formadas para promover ataques a pessoas e instituições que tem direitos legítimos de livre expressão. Alguém tem que avisa-lo sobre a responsabilidade e o exemplo que emana do cargo de presidente do Brasil.
Aspirações nacionais
Alguém tem que dizer pra ele que o Brasil não é uma ópera bufa. Que uma eleição ao cargo mais importante do país joga em seus ombros o encargo de dar respostas às aspirações nacionais de desenvolvimento, paz social e oportunidade para todos. É disso que se trata...
Quem escuta
Não sei quem ele escuta, ou se escuta alguém. Mas deveria. Porque, pelo andar da carruagem, pelas polêmicas seguidas, a maioria delas ridículas, e pela falta de posicionamento nas questões que realmente interessam ao país, até aqui, o papel do presidente que twita, foi vexatório.
Urgências
Alguém tem que avisar pra que é para o bem dele, se o argumento que é para o bem do país não funcionar. O Brasil tem urgências. A reforma previdenciária, por exemplo. Que vai ferrar o povo, mas que seria mais palatável se ferrasse, também, só um pouquinho, os poderosos. Só pra variar.
Não vai calar
Alguém tem que avisar a ele que não vai calar a imprensa, o quarto poder, com a sua atuação desastrada e irresponsável nas redes sociais. Culpar a imprensa de noticiar os fatos é culpar a janela pela existência da paisagem. Não se sustenta.
