Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

12 vereadores


12 vereadores

Repercute a proposta do futebolista Níkolas Reis (PSB) de reduzir de 21 pra 12 o número de vereadores na piramidal câmara peixeira de Itajaí. No final de semana, ao DIARINHO, o presidente da Câmara, Paulinho Amândio (PDT), chamou Níkolas de “demagogo”.

Dando o tom

A fala da presidência dá o tom de que os vereadores devem entrar em clima de mar revolto, pra não dizer de guerra, e não é pra menos... Se já seria difícil com 17, com 12 vereadores a maioria morre na praia da reeleição por matemática pura e simples.

Apoiam

Mas a coleção do futebolista Níkolas Reis não será só de inimigos. Um passarinho contou para esse escriba que ao menos cinco vereadores já disseram sim ao documento, e são eles: o galego Rubens Angioletti (PSB), emplumado Robison Coelho (PSDB), entisicado Fernando Pegorini (PP), bigodudo Laudelino Lamim (PMDB) e o Pingo D’ouro Otto Quintino, cujo partido fez até nota de apoio.

Reconheceu

Justiça seja feita, a pesar da história registrar que o proponente foi exatamente aquele que mais defendeu 21 vereadores lá nos idos de 2012, ele já pediu desculpas e se auto-intitulou “apóstolo” na ocasião. De fato, nunca é tarde para voltar atrás.

Demagogia?

O presidente da piramidal casa do povo, Paulinho Amândio (PDT), disse ao DIARINHO que era demagogia do vereador Nikolas querer diminuir o número de excelências excelentíssimas. Paulinho diz que devolveu 10 milhões de reais pra prefa em 2018 e que se diminuir o duodécimo de 6% pra 4,8% vai ter que demitir servidores. Sério?

Corta

Na verdade todo mundo sabe que é falaciosa esse história de que tá devolvendo recursos que o município. Na verdade é um floreio que usam politicamente, principalmente as câmaras de vereadores.

De brincadeira

Esses valores do duodécimo acabam não pintando o valor total dos 6%. Apesar do legislativo poder exigir. É constitucional. Agora a devolução em si não acontece de fato. Os valores devolvidos (no caso os 10 milhões) não foram estrebuchados na conta da piramidal. A prefa faz de conta que paga e a piramidal que tá devolvendo. Pra inglês ver...

Semasa

Outro assunto que ainda rende e vai render muita dor de cabeça ao prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) são as ações propostas pela oposição contra os repasses de dindim da autarquia de água e esgoto, o Semasa, pra o caixa da prefa peixeira.

Perdeu objeto #SQN

Mesmo que na ação a prefa alegue ter perdido o objeto, porque a dinheirama foi devolvida dias depois, o Ministério Público “ante a gravidade dos fatos” remeteu cópia à promotoria da Moralidade Pública para as “providências necessárias e cabíveis”. O tempo dirá. Ai que dor!

Busca de solução

O deputado coronel Onir Mocellin (PSL) visitou, ontem, a empresa BFP, em Arraial dos Cunha, na city peixeira, ao lado de representantes de moradores afetados pelo mau cheiro exalado pela fábrica, que produz bioproteína extraída de resíduos de peixes.

Problema

Representantes da empresa apresentaram os novos equipamentos que estão sendo instalados com a promessa de solucionar o problema da fedentina. Uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 15 de abril para discutir o assunto.

Deu chabú

Conforme a coluna adiantou em primeira mão, algumas semanas atrás deu chabu à contratação de parentes entre os gabinetes do vereador peixeiro Eduardo Ki-Massa (PRP) e do deputado estadual Ivan Naatz (PV).

<ba parada

Na última semana o ministério Público abriu um inquérito para apurar o possível caso de nepotismo cruzado. O vereador deu emprego para o filho do deputado Naatz, enquanto o deputado empregou a esposa do vereador... Oh, alegria!

Mandou zarpar

Como era de se esperar, o caso ganhou notoriedade na imprensa estadual e no mesmo dia em que o promotor abriu o inquérito para apurar o caso, Naatz demitiu a esposa de Kimassa. A saída teria rolado a pedido da patroa do vereador.

Enrolado

Além de não apresentar propostas, no terceiro ano no legislativo Kimassa não aprovou um projeto sequer. Ele mal fala e vive se metendo em confusão. Já quase perdeu o mandato porque foi acusado de compra de votos na eleição e agora corre o risco de responder por improbidade.

Brecha moral

O deputado Naatz deveria parar de querer sustentar que esse empreguismo de parentes “é bom pra Itajaí”. É bom para o seu filho. Para o deputado que ergue o dedo se declarando novidade na política é feioso, imoral, vergonhoso. Faria um bem pedindo pra exonerarem o filho e, além disso, pedindo desculpas. Quem sabe assim fecha essa brecha moral.

Novo

Prefeito pop star, Fabricio Oliveira, já anunciou a sua saída do PSB, mas ainda não confirmou o seu pouso, digo, escolha, mas já tem militante fugindo da pombinha branca. O suplente de vereador, Chaves Jr., abriu mão do PSB e ingressou no partido Novo. Pedem os linguarudos de plantão que o último a sair do PSB que apague a luz e feche as portas.

Empurrando...

O vereador Bola Pereira (PSDB) chamou de mentiroso um vídeo postado em um canal do youtube, onde um morador da Dubai brasileira afirma que a comissão de ética da casa do povo estava empurrando com a barriga o processo em que um cidadão pede a cassação do vereador Moacir Schmidt (PSDB), que é do mesmo partido do Bola.

Intervenção

Acho que o fato já merece a intervenção do presidente da casa, Omar Tomalih, que quer impor a leitura da Bíblia nas escolas, mas parece não enxergar que existe um vereador na casa acusado pelo MP de supostamente estar metido em um assassinato.

Preocupação

Leitores da coluna se mostram preocupados com a travessa André Barros (entre a rua Brusque e avenida José Eugênio Muller) que tá fechada com blocos de cimento, mas permite que bicicletas e motos trafeguem pelo local. Quase rolou atropelamentos. Além disso, aquela área teve as casas demolidas pra um futuro binário e motoristas tem trafegado em cima da calçada. Alô, prefa! Al, Codetran!

Feio

Que situação lamentável a estampada no DIARINHO do secretário de Assistência Social da prefa dengo-dengo que se negou a dar assistência pra uma mulher grávida e a filha de apenas cinco anos. A mulher teria sido agredida pelo companheiro e teve que dormir na delegacia. Esperava que o munícipio lhe ajudasse a retornar pra sua cidade de origem. E ficou na pior. E dizer que Juliano sonhou em ser prefeito da cidade...

Cara de paisagem

Os vereadores dengo-dengo Samuel Paganelli (PSDB) e Cirino Adolfo Cabral, o Cirininho (MDB), pararam de debulhar o cacete no prefeito meio-careca, Emílio Vieira (PSDB). Os linguarudos de plantão falam que Paganelli, por conta das denúncias de ter comprado remédios sem licitação, quando era abobrão da Saúde, achou melhor baixar a bola.

Esfarelando

Já Cirino, dizem os linguarudos, fez pacto para colocar o Valmir Cesar Francisco, o Chero (PSDB) na presidência. Há quem tenha saudade da oposição que Cirininho fazia, afinal, ele sempre foi bem articulado, mas fontes afirmam que ele quer o governo do lado para tentar chegar ao paço. Só não se sabe o quanto o Emilio agrega, visto que o PSDB está se esfarelando... Oh, dor!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Como condomínios podem evitar problemas tributários

De Olho no Fisco

Como condomínios podem evitar problemas tributários

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Coluna Acontece SC

Pesquisa Neokemp: A disputa à presidência em SC e o risco da divisão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Direito na mão

Quando a coluna trava, a aposentadoria pode destravar caminhos que você ainda não viu

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Shows da virada

Charge do Dia

Shows da virada




Blogs

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

Espaço Saúde

✨ Bem-vindo a 2026: um novo começo para sua saúde ✨

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

VersoLuz

 Falha Poética — quando a escrita aceita tropeçar

Regenera em 2026

Blog da Ale Françoise

Regenera em 2026

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo

Blog do JC

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo



Podcasts

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Publicado 30/12/2025 19:36





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.