JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Univali e prefa de Itajaí
Os ventos deste outono sopram positivamente para a Univali, a universidade da nossa city peixeira, que consagra mais uma importante parceria, agora com a prefa de Itajaí. Trata-se de um convênio assinado entre o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), e o reitor da Univali, Valdir Cechinel, o Sabiá.
Qualificação
O convênio permitirá a qualificação de servidores públicos e seus dependentes para todos os cursos da instituição, desde a gurizada dos anos iniciais do colégio até os alunos de mestrado e doutorado. Como não são poucos os servidores na prefa peixeira (me belisca, meu pai!), trata-se de uma baita oportunidade para milhares de itajaienses estudarem e se qualificarem.
Felicidade
Às vésperas de completar um ano em que a nova equipe liderada pelo reitor Cechinel assumiu a gestão da universidade, é visível a transformação e evolução positiva da nossa Univali, que, agora, está sendo comunitária de verdade, na prática, e não só no papel.
Otimismo
Pássaros têm assoviado aos ouvidos do escriba cantando que o clima em todos os campus da universidade é outro, de muito otimismo, com salas de aula cheias e sorrisos nos rostos de professores, alunos e funcionários.
Plena recuperação
O sentimento geral é que a credibilidade da marca Univali, que ficou sufocada nos últimos anos, foi recuperada em tempo recorde, mas a base de muito trabalho em equipe, com transparência e diálogo, e com a derrubada das muralhas de Jericó erguidas pela gestão anterior, fato que esse socadinho sempre abertamente criticou.
O gigante
É bom ver que o gigante acordou, pois a Univali cumpre um papel de extrema importância para o desenvolvimento econômico, social e cultural não apenas da city peixeira, mas da região e de toda a Santa e Bela. Que os ventos de prosperidade continuem a soprar sobre nossa universidade, patrimônio e orgulho da nossa gente.
Rolo
Entramos na segunda semana das crises na secretaria de (in) segurança. Áudios montados no último fim de semana tentam passar que algo de muito escabroso existe no ambiente que deveria dar o exemplo.
Crédito
Diante de tanto disse me disse, o prefeito barbudinho sentou a caneta e mandou apurar tudo nos mínimos detalhes. Não importa qual a fonte de informações, o prefeito quer saber tudo, doa a quem doer.
Débito
Com os ânimos mais tranquilos muitos começam a refletir sobre tudo que vem acontecendo por lá. Eu mesmo, com tempo maior, pude levantar o histórico de algumas figuras envolvidas porque achamos importante para uma melhor avaliação.
Dedo em riste
Todo esse imbróglio partiu de uma pessoa cuja ficha criminal, mesmo que ainda não transitado em julgado, depõe contra a própria credibilidade. Entre processos e boletins de ocorrência são mais de quarenta. Credo!
Fica difícil
Histórico de violência, agressões, trapalhadas comerciais, financeiras e tudo e quanto. Por outro lado, a prefa com todo o aparato tecnológico que tem hoje, mantém em seus quadros pessoas com tantos problemas, inclusive psicológicos. Cadê o filtro?!?
Segue o jogo
Temos que ter a consciência de que tudo que é possível fazer o prefeito barbudinho fez para resguardar o erário público e também a honra das pessoas até que tudo seja esclarecido. O resto é palanque que sabemos bem como funciona. Aguardemos!
Agora vai
Segundo perdigueiros da coluna, o topetudo Osvaldo Gern bateu o martelo com o prefeito barbudinho na última semana. Gern deve passar por uma pequena cirurgia e na sequência entra em campo do lado do prefeito e do time renovado em partes.
Onde?
Curiosos fazem plantão para descobrir para onde o topetudo vai de fato. A dúvida que paira no ar é se é no Semasa ou na Saúde. A coluna aposta no Semasa. Itajaí ganha e o prefeito barbudinho também com a escolha. Boa sorte!
Pulso firme
A vereadora visceral Dulce Amaral segue firme na liderança do governo mostrando a que veio. Mediando conflitos, mostrando o lado bom das coisas e conduzindo os ânimos focados no objetivo central de 2019 que promete ser um ano pra lá de especial para Itajaí, para o governo e para a base governista.
Reclamação
Os vereadores da base na piramidal não estão contentes com a possível nomeação da Sandra Ávila, enfermeira efetiva que foi apresentada na última reunião do colegiado no paço da Vila Operária como a nova secretária de Saúde.
Selfie
O alerta de segurança eleitoral disparou em pleno final semana, nos altos da Dinamarca, deixando os estrategistas de comunicação com cabelo de pé. O fato foi desencadeado por uma simples foto postada no face do Comandante da PMRs da Santa e Bela, Evaldo Hoffmann.
Visita
Na foto, o comandante Evaldo propagava a imagem da visita do Valdir Walendosvki, ex-presidente da Santur, o qual Evaldo destacou na postagem, como secretário de Turismo da Maravilha.
Perdido a vez?
Walendosvki, que ainda nem assumiu, pode ter perdido a vez, digo, a vaga, por ter se antecipado na visita e passado na frente do alcaide Fabricio Oliveira (PSB?), que não gostou muito do “encontro” informal, mas com pompas de oficial.
Refresco
Só para refrescar a memória dos estimados leitores, Hoffmann é um dos principais nomes que figuram como adversário ao pop star na corrida eleitoral para cadeira mais estofada dos altos da Dinamarca.
Causado
O comandante Evaldo já havia “causado” na semana passada, quando postou foto ao lado do governador Carlos Moises, que todos devem lembrar, não teve o apoio político na city por parte do alcaide Fabricio Oliveira, que optou apoiar Gelson Merisio (PSD).
Melado
O fato é que o encontro do Evaldo com Walendosvki, certamente melou a nomeação do secretário de Turismo, que já estava enrolada e agora já ganha ar de longa metragem. Ainda falta um ano e meio para a eleição de prefeito, mas se o Evaldo conseguir manter o gás de postar uma foto bombada toda semana, certamente vai ganhando espaço entre o eleitorado.
Positivos
Isso aliado ao fato de possuir resultados invejáveis na segurança pública de BC e, agora, das rodovias catarinenses, sem mortes registradas neste Carnaval, período em que Hoffmann já comandava os resultados, digo, a corporação.
Resposta
Ainda neste final de semana, o comandante Hoffmann respondeu na rede social de um servidor público da Dubai, que atribuía o bom desempenho na segurança ao prefeito Fabricio. Evaldo respondeu que ficava feliz em ver que o plano de segurança que deixou pronto para a cidade tivesse sido implantado pela prefa. Eitcha!
Retaliação
O prefeito pop star rebateu o chefão da segurança nas rodovias catarinas afirmando que o plano da prefa era em prol dos moradores e não só dos turistas, cutucando Evaldo na mesma intensidade que foi cobrado, digo, cutucado.
Era isso?
Agora este colunista consegue ver com mais clareza que a “bronca” e afastamento das polícias PM e GM, na Maravilha, não estava nas costas do ex-secretário Gabriel Castanheira, mas entre os postulantes ao paço municipal, Evaldo e Fabricio.
